PDA

View Full Version : Dor no joelho

fogueteiro
11-08-2010, 11:49
Tenho andado incomodado com uma dor, em parte aguda, na parte interna do joelho direito, que muito me incomoda quando pedalo.

Ou seja quando a perna vai abaixo e fica mais esticada, parece que estica um tendão na parte interior do joelho a chamada "cova do joelho", embora ela comece na virilha. Isso agudiza-se quando o terreno inclina ou faço mais esforço. Não tinha problemas mas há dias quando fui à srª da Graça, Alto do Velão, etc, etc, surgiu esta dor que chega a tornar-se muito, muito incomoda.

Já tiveram um problema assim? Se sim, o que fizeram? Estou a ver que tenho mesmo que ir a um médico... só não queria era deixar a minha "menina" apeada;);)

pedrofeijo
11-08-2010, 16:35
O mais certo é teres apanhado uma tendinite ,mas é melhor é que se após uns dias de descanço isso não passar,ires ao médico.Muitas vezes não damos ao corpo o tempo de recuperação que necessita,ou fazemos um esforço para o qual não estamos preparados , e este queixa-se.Lamento, mas não deves em caso algum, continuar a agravares uma situação já de si problemática e transformares-a em permanente.Deixa lá a menina a descançar e pensa um pouco na tua saúde.

Burning Dogma
11-08-2010, 22:34
Começa por descansar uns dias, pode ser excesso de esforço e o corpo a dar sinal de aviso. Se não resultar, então a ida ao médico parece-me o mais indicado, pois pode ser o início de alguma lesão chata e nada como a opinião de um médico para diagnosticar o problema e intervir.

cokenim
11-08-2010, 22:40
Para estes casos recomendo o médico, mas com conhecimentos de medicina desportiva.Porque se tiverem azar com o profissional enchem-se de drogas e ficam na mesma ou pior.

fogueteiro
12-08-2010, 08:55
Obrigado meus amigos,

é isso que vou fazer. Vou tentar descansar o mais possível, e não hesitarei em contactar um médico.

Vai ser é um problema... o vício suplanta a dor, mas na realidade terei que ponderar

pedrofeijo
12-08-2010, 10:56
Pensa no meu caso,estou sem pegar na fininha há dois meses.Igualmente por ter um problema no joelho,custa na 1ª semana não andar depois conformas-te.E olha que eu andava 5 a 6 dias por semana em rolo ou estrada.
Vais ver que quando estiveres melhor ,a satisfação de andares será ainda maior.
As melhoras.

Delamadera
21-08-2010, 09:55
Caro fogueteiro como eu te compreendo,
também tenho um problema idêntico no joelho direito que só se manifesta em andamentos pesados e em subidas ingremes.
Fui ao Caramulo de bina ver a 2ª etapa da Volta e com a pressa não aqueci como devia antes de subir a serra (inclinação chega aos 17%) e foi nesse dia que dei cabo do joelho, 3 dias depois fiz uma volta (70 kms) rolante com algumas subidas e o joelho voltou a doer, no dia seguinte fiz a "etapa da volta" Fafe-Sra. da Graça e o joelho voltou a sofrer, 3 dias mais tarde fui ver a chegada à Torre e aproveitei para fazer a subida Manteigas-Torre e mais uma vez o desgraçado do joelho queixou-se.
Passados 3 dias fiz uma volta de 85 kms (durinhos) e na 4ª feira (3 dias depois) fiz 50 kms rolantes sem subidas duras

Moral da historia: o vicio de andar de bicla permite suportar as dores (não sei até quando...) mas vou tentar fazer voltas mais suaves para tentar curar o joelho

Boas pedaladas

fogueteiro
22-08-2010, 12:45
Pois... é com algum embaraço que digo que ainda não consegui vencer o vício. Ele tem saído vitorioso, mas também um pouco porque a dor está menos incomoda. Vamos lá ver no futuro... o Inverno daqui a nada está aí e depois já darei o descanso que o joelho precisa, isto é a manter-se este cenário de ligeiro abrandamento na dor.

pantani
22-08-2010, 14:30
Já sei o que tens.;););)
Eu também tenho... é velhice:o:o:o dá descanço ao joelho esquerdo e a dor passa para o joelho direito, dás descanço aos joelhos e a dor passa para as costas;);););) e por aí fora.;);););)

As melhoras e marca uma volta a tempo e horas que eu alinho.
Abraços
Pereira

fogueteiro
22-08-2010, 16:00
Eheheheh, Pantani, eu nem me tinha lembrado dessa "doença".... ninguem foge dela.

Se calhar é mesmo isso que está a acontecer e eu nem me tinha dado conta.:D:D:D;);)

PedroH
08-07-2011, 10:28
Por acaso ando com um dor no joelho direito, que só doi quando dobro a perna, tipo descer escadas, e ao sentar ou levantar de uma cadeira, e a pedalar tambem sinto.

Curiosamente a dor apareceu-me á 2 dias e sem fazer nada ou seja ja á uma semana que não pedalava, apareceu-me depois de estar muito tempo sentado ao pc.

Ontem fui pedalar cerca de 1hora (não quis exagerar) e a dor suportavel se mantem, nunca tive problemas de joelhos e não sei o que será isto e como resolver.

plx
08-07-2011, 13:09
Mudadas-te de bicicleta recentemente? Ja tens muitos km nessa bike?
Ha varias causas para a dor de joelho:
baixa cadencia, puxar mudanças muito pesadas
selim não esta bem ajustado, pode estar muito baixo ou alto ou para a frente ou para tras, se tiveres dor na parte de trás do joelho é pq esta muito baixo ou muito avançado se tiveres dor na parte da frente do joelho pode estar muito alto ou muito para tras
posição dos cleats tb pode causar dor no joelho

O ideal era ires a uma loja onde tenham bike fit, eles metem-te isso na perfeição

biza
08-07-2011, 23:33
Na zona de Lisboa onde há uma loja que faz isso do Bikefit...

Abraços

trepadores da Figueira
09-07-2011, 00:32
Olá amigo Fogueteiro eu no ano passado também andei com uma dor de joelho aguda e foi a um fisioterapeuta, 12 dias parado e 9 tratamento fiquei fino.

Ilação do sucedido excesso carga de treino poi isto foi após ter feito TRÓIA <> SAGRES e em vez de reduzir a carga de treinos mantive, por isso aparecer essa dor isto foi o meu caso.

:):) As melhores dessa dor.

PedroH
09-07-2011, 13:45
Já tive a ler e já auto diagnostiquei o meu problema:D, tenho Condromalácia patelar em estado ligeiro, na realidade nem é nada nos ossos mas sim uma ligeira inflamação no tendão patelar. 5ª de manha começaram a ligeira dor e ainda fui andar e ontem descansei mas já estava melhor e hoje ja quase não tenho, e se calhar ainda vou andar sem forçar...vou ter é de ter cuidado com a regulação da bicicleta e eventualmente ter uns crank mais curtos, pois os longos são maus para o meu problema.

Samuel.R
09-07-2011, 13:48
Boas!
Também já passei por uma situação semelhante no inicio do ano. Há vários tipos de causas que podem provocar dores nos joelhos.
No meu caso, comecei a sentir dores ligeiras no joelho direito enquanto pedalava, quando chegava a casa, as dores aumentavam ligeiramente e custava subir ou descer escadas. No principio não era nada de muito forte, mas ao fim de uma semana ou duas as dores já incomodavam bastante.
Conclusão, o problema era algo que tem muita tendência para acontecer a ciclistas ou quem pratique atletismo.
Desgaste da cartilagem da rótula (Condromalácia patelar).

Estive um mês e pouco parado e nos primeiros dias andei a tomar anti-inflamatórios próprios para a situação acompanhados de um gel anti-inflamatório.
Durante um mês fiz todos os dias entre 1 hora a 1:30 de fisioterapia em casa. No mês seguinte, de 3 em 3 dias. A ideia é fazer vários tipos de exercícios para reforçar os músculos à volta da rótula, para evitar que a mesma se mova de forma irregular durante a pedalada e assim evitar o desgaste da cartilagem (que provoca inflamação e dor).

Para quem tenha o mesmo problema deixo dois sites com exemplos de exercicios:
link 1 (http://www.passion4profession.net/br/exercicios-quadriceps/)
link 2 (http://www.bikeradar.com/fitness/article/training-exercises-you-can-do-off-the-bike-28320)

Aconselho exercícios isométricos para quadríceps, a ideia destes exercicios é fazer determinadas posições que exijam força dos músculos das pernas, principalmente do quadríceps. Mantendo as várias posições desses exercicios até que os músculos comecem ligeiramente a doer e fazer o mesmo com a outra perna, tudo isto feito com calma, sem forçar demais.

Aconselho 3: Exercicios à base de saltos, aconselho o uso de uma almofada média por baixo dos pés para aliviar alguma da pressão típica do salto e não sobrecarregar os joelhos. Sentado com elevação de uma perna, manter a posição ao máximo e depois trocar de perna. De pé, uma perna à frente da outra, baixar o tronco ligeiramente, joelhos semi-flectidos e manter a posição ao máximo.

Como disse para quem tenha o mesmo problema, há vários exercicios que se podem fazer para reforçar os músculos na zona do joelho. Convém dar uma vista de olhos pela net para tirar ideias, depois com tempo vamos percebendo quais os melhores.

No meu caso, posso dizer que já tinha os musculos das pernas relativamente trabalhados, mas tinha alguma dificuldade em desenvolver os músculos frontais, do joelho para cima, ao fim de mês e meio notou-se uma grande diferença, neste momento estão todos ao mesmo nível e problemas com os joelhos, felizmente até agora não voltei a ter.

Espero ter ajudado alguem que tenha passado pelo mesmo
Cumprimentos e boas pedaladas.

fogueteiro
11-07-2011, 10:10
Já que este tópico foi desenterrado, em primeiro quero agrdecer as vossas respostas, e dizer-vos o que fiz. Conscientemente não fiz rigorosamente nada.

O certo é que a dor passou e já não a tenho, mas não fiz nada. Nem esfreguei uma pomada qualquer... nada. Mas isto que não seja exemplo para ninguém.:D:D

Pedro_carvalho
31-12-2013, 15:50
Boas!

Samuel R penso que esse é teu problema foi semelhante ao que tenho agora. Depois de uma simples corrida fiquei com algumas dores no joelho direito. Nada demais. Depois disso fui pedalar 2 ou 3 vezes e a dor foi sempre aumentando até ter chegado ao ponto de ser insuportavel.

Fui ao médico e o que me foi diagnosticado foi Sindrome Femuro Patelar (não querendo contrariar-te penso que terá sido tambem o que tiveste pois a condromalácia é um pouco mais grave dado que já pressupõe um desgaste de cartilagem que dificilmente vai lá só com a fisioterapia, dependendo dos niveis, que são 4).

Durante o tempo que fizeste fisioterapia pedalavas?

No meu caso, no dia a dia não tenho qualquer dor, consigo andar, subir e descer escadas sem dor (com excepção do dia e dia seguinte a pedalar). No entanto sempre que vou pedalar (o que so aconteceu 3 vezes este mes), passado 20km fico com dores insuportaveis e tenho de regressar sempre.

Quanto tempo demoraste até comecares a conseguir pedalar sem dor e sem limitações?

Abraço!

Esta semana irei começar a fazer fisioterapia que irá consistir em massagens, ultrasons, medicação por iontoferese entre outras coisas complicadas.