PDA

View Full Version : CR1 vs Speedster

Coppola
27-04-2009, 19:06
Boa tarde a todos,
Gostaria de vos pedir uma opinião, acerca da diferença entre os dois quadros do fabricante Scott - o Speedster de alumínio e o CR1 de carbono. Alguém já tomou conhecimento da real diferença entre ambos? Será que a unica diferença está no peso ou existe uma significativa diferença sentida no rolar, que se materialize em 1000 Eur de diferença entre montagens identicas?
Actualmente tenho uma Speedster S20 e até acho uma boa máquina apesar de não ter sido fácil encontrar a posição correcta. Não consigo estar mais que três horas em cima da bike. No entanto estou a pensar passar para outro tipo de andamento, com tiradas bem mais longas. Será que com a CR1 este problema se resolve ou devo ir para outro fabricante mais virado para o conforto?:confused:
Obrigado companheiros pela ajuda
Marçal

super.byke
27-04-2009, 19:29
hummm.... das duas ... ou não tens as medidas da byke bem (o normal é a bike ser maior que o utilizador) ou então treinas muito pouco, pois independentemente do quadro, tens que conseguir andar 4 a 5 horas sem problemas, ou então tens algum porblema de saúde.

Pocura por aí, existem sítios onde podes confirmar a medida da byke para ti.

Agora falando mais das bykes em causa.
Eu ando à mais de 20 anos. (nada de especial, apenas 1 vez por semana e entre 50 e 100 km)
Inicialmente tinha uma bike de ferro (ainda tenho esta relíquia), com a qual andei praí 15 anos.
Depois passei para uma Orbea (10v) com quadro de alumínio e forqueta em carbono. A mudança foi significativa. Vi logo as minhas prestações subirem de nível, pois era uma byke mais à minha medida e mais leve praí 2 kg.

Agora tenho uma toda em carbono (+- 8kg)
Bem a diferença é significativa novamente, pois desta vez tirei as medidas antes de comprar (é quase um fato feito à medida).

Essencialmente o mais importante é a medida da bicicleta para te sentires bem. Depois a carteira é que manda...
Tem em atenção que por vezes exintem quadros em alumínio que são mais leves que alguns em carbono.

Coppola
27-04-2009, 21:58
Obrigado pela atenção Super.Byke. Então o problema não será do material do quadro, mas mais das dimensões e da forma física. Realmente eu tenho 95 Kg e talvez isso influencie. A forma estou agora a construí-la, com uma média de 50-100 Km por semana, até com alguma serra à mistura. Mas estou longe de uma boa forma. Vou esperar uns meses, melhorar a forma e ver se há alterações. Depois logo tomarei uma decisão.
Obrigado pela tua atenção.

Burning Dogma
27-04-2009, 22:19
A geometria do quadro e a pressão dos pneus fazem mais pelo conforto que o material do quadro. No entanto o carbono tem fama de absorver melhor as vibrações do asfalto, enquanto o alumínio as transmite mais ao corpo. Entre esses quadros em particular não sei porque nunca experimentei nenhum.

Coppola
28-04-2009, 18:47
Tks Burning Dogma,
Além de procurar uma explicação para não conseguir estar mais de três horas em cima da bike, que até já percebi porquê, estou também a tentar perceber onde está a fronteira entre o marketing e o que efectivamente os materiais valem, não só do ponto de vista dos custos como também da real diferença que pode existir entre estes dois quadros no conforto e no rolar. O quadro das speedster - alumínio - é um excelênte quadro. Sera que o CR1 vale a diferença só por ser carbono? Quanto desta diferença é efectivamente marketing?
Abraço

Burning Dogma
28-04-2009, 22:14
A Cervélo, por exemplo, tem o S1 de alumínio que custa 1000€ e o S2 de carbono que custa 2500€. A diferença além dos materiais são umas 300g e possivelmente uma maior rigidez no S2, mantendo um conforto aceitável. Se vale mais 1500€? É claro que não. O mesmo com as Scott. Claro que os de carbono são melhores, mas a maioria das vezes são um bocadinho de nada melhores e custam muuuuuito mais.

Como disse a geometria faz mais pelo conforto que o material. Podes ter um quadro de alumínio super confortável e podes ter um de carbono com uma geometria super agressiva que te parte o corpo todo em menos de nada.

Quanto ao não conseguires estar mais de 3h na bike, o mais provável é isso ser algum problema de ajuste da bicicleta. É alguma dor em particular, tipo nas costas?

Coppola
29-04-2009, 19:52
Inicialmente foi dermencia nos punhos, inverti o avanço. Depois foi dermencia no pé esquerdo, dava uma dor terrível na bola do pé, parecia que estava a ser espetado com um prego próximo das três horas de treino. Ajustei os cleats e o avanço do selim. O que sinto agora é mesmo o cabedal todo moído, que eu inicialmente pensei ser do próprio aluminio do quadro, mas ao que parece é peso a mais e kilómetros a menos :o. Talvez com o carbono atenuasse esses efeitos, daí também a minha curiosidade. Mas não tem sido fácil ajustar a bicicleta. Agora já sinto a pedalada mais solta e com maior rendimento. Mas há sempre aquele estigma das três horas, faça 70 ou 30 Km. È que até tenho um bom quadro, um speedster com ultegra, tamanho 52 que é o correcto para mim. Recentemente fui a um concessionário de outra marca, e o vendedor em conversa disse-me que tinha lá um sofá com rodas. Um roubaix em carbono. Fiquei na dúvida. Muito marketing.
Agora vou meter mais kms, e ver o que acontece. Mas ao que parece e pelo que me têm dito, talvez não seja do material. Um abraço e obrigado pela tua atenção.

Burning Dogma
29-04-2009, 22:08
A Roubaix pode ser um sofá mas não é só por ser de carbono. É principalmente pela frente alta e pelos elastómeros na forqueta e nas escoras.

koalaboy
06-05-2009, 21:37
Boas,

como já aqui foi dito, e pelos vistos também pela sua experiencia, o mais importante é tamanho da bike e adequar a mesma ao nosso corpo. Cada vez é maior a importância da biomecânica.

Eu comecei por uma em aluminio com a qual fiz milhares de kms, depois fiz umas mudanças na posição e perdi muito conforto, até o corpo ganhar a elasticidade suficiente para andar na nova posição, que obviamente era mais agressiva. Depois mudei para uma de carbono onde consegui adoptar uma posição um pouco mais agressiva, e aqui já não se ficou a dever à minha elasticidade - a geometria teve muita importância, e o material também ajudou. Pela minha experiência posso dizer que ganhei muito conforto na máquina de carbono, o material realmente absorve e muito a vibração da estrada, e em zonas de mau piso a diferença é ainda maior: consigo pedalar sentado a puxar em empedrado com a carbono, e, no mesmo local com a de alumínio tinha de ser de pé e nem sempre a pedalar. Em termos de prestações puras, o carbono dispara para a frente, sente-se mais como um bloco, a de aluminio torcia um pouco, perdia-se um pouco a potência que se procurava passar à máquina.

De facto as roubaix têm fama de ser bastante confortaveis, o que vem muito do facto de ter a testa mais alta, e, salvo erro, o quadro ser mais curto no tubo superior e um pouco mais comprido de escoras. Existem outras marcas com quadros mais confortaveis dentro das suas gamas do que as "puro sangue" de competição. Curiosamente a Trek disponibiliza a sua gama Madone (carbono) com duas alturas de testa diferentes: as Pro são mais baixas, adequadas a quem faz competição e tem mais elasticidade, e as Performance que são mais altas cerca de 3cm, salvo erro. Porque a marca deve ter consciência que nem todos somos Contador(es) ou Armstrong(s).

Espero ter ajudado ;)

Coppola
08-05-2009, 18:34
Agradeço imenso Koala Boy. Um abraço.

nogueira.nuno
01-06-2009, 11:13
Boas, eu também já tive e penso que toda gente já teve essas dores, mas ao fim de muitas afinações tens que se encontrar o ideial e como disse o Koalaboy depois o corpo tem que se habituar á posição na Bike.
Nos preços também tive muita indecisão a quando da compra e sem duvida pela teoria do marketing todas são as melhores e bla bla mas somos nós que as pagamos e isso também conta, quanto á diferença de preços penso que não é só a moda do carbono que faz com que os quadros sejam mais caros, porque o processo de fabricação do carbono é mais caro, demorado e sensivel que o apenas usado no aluminio!!
Qualidades do Carbono?? Há muitas e por isso ou alguma razão que é usado na produção das melhores bikes do mundo, acho que isso diz alguma coisa para a tua pergunta, mas atenção, não por ter a mania do Carbono, porque o Speedster além de ser um quadro acessivel continua a ser um Bom quadro e leve até porque no final é preciso é pernas mas entendo a tua duvida porque toda gente gosta de ter o melhor e fazer o melhor investimento também para uma melhor utilização pessoal.

Nas CR1 ouvi muitas opiniões sobre as fibras usadas, em comparação com as Addict por exemplo, sobre o espigão integrado, etc, porque claro se há uma evolução nos materiais é por alguma razão e não só também pelo marketing, nas CR1 ouvi até dizer que devem acabar com esse modelo e concordei, porque se vir-mos bem nos modelos de carbono Scott não há qualquer interesse de ter 2 modelos (Addict e CR1) em que a principal diferença são as fibras tendo em conta os componentes usados, porque na geometria estamos a falar de 5 milimetros em comprimento do tubo horizontal e 0.7 graus de angulo do angulo do espigão, os preços são mais altos nas Addict sim, mas por exemplo na R4 em vez de meterem o Sram Rival utilizavam era o Shimano 105 e ficava bem melhor e de certo mais barata!!

Sei que é dificil na altura de escolher e que te possa ter confundido ou não ter dito nada importante mas analisa bem o teu budget e faz as contas a pesos, material e qualidade do mesmo tendo em conta o preço qualidade e faz o melhor negocio na troca da tua se for essa a tua escolha.

Josant
01-06-2009, 13:30
Nogueira, primeiro desconfio muito que acabem com a gama "CR1", e depois e como mencionas, a questão de teres 2 preços bem diferentes conta e muito para aqueles que não podem comprar uma Addict. E falas em colocar componentes de gama inferior...o que é sempre discutível!

Compara o preço de uma CR1 PRO para uma "básica" Addict R4.

Só se a Addict baixar o preço, o que desconfio.

Têm que existir todas as opções para todas as carteiras ;)

nogueira.nuno
01-06-2009, 20:33
Podes ter razão mas foi na altura o peixe que me venderam na Scott quando estava a pensar também ir para as CR1 que vi e comparei os preços entre ums CR1 e as Addict e posso estar enganado claro mas pelos preços com desconto que me deram não havia muitaaaaa diferenças, mas como disse e agora nao consigo confirmar novamente mas posso estar enganado, claro.
Falei em trocar os Sram Rival porque quando vi os pormenores do grupo na Addict fiquei super, super desiludido com a qualidade visual do mesmo e por isso disse que a R4 ficava melhor com um Shimano 105.
Acabas por ter razão no final em haver as tais opções para as varias carteiras!!

Coppola
02-06-2009, 21:46
Olá pessoal, obrigado pelas dicas.
Também já tinha pensado que as CR1 podessem ter os dias contados, até porque dentro das Addict existem dois tipos de carbono - um nas R4 e R3 e outro nas restantes o que faz três tipos de carbono. Em Agosto já vai ser possível ver o catálogo de 2010, ou pelo menos ter uma ideia do que irá saír. Entretanto consegui bater o "record" das três horas....:D, foi num passeio com um pessoal de Samora Correia, e até foi a uma média razoável, praí 27 o que já não foi mau. Fiz 3H15. Abraço

nogueira.nuno
06-07-2009, 23:29
Olá pessoal, obrigado pelas dicas.
Abraço

Olha la esta que montei!!

http://img269.imageshack.us/img269/2708/dsc04090wcy.jpg (http://img269.imageshack.us/i/dsc04090wcy.jpg/)

Linda não??

Coppola
11-07-2009, 13:30
Parabéns Nuno, está fantástica! E pelo que parece poupaste uma pipa de massa relativamente ás configurações de fábrica além de ficares com componentes de qualidade bastante superior. Saúde e goza-a bem. Já agora podes dizer-me quais as diferenças que encontraste com as rodas que colocaste - parecem as Ksirium Elite. Tenho que trocar as minhas mas estou na dúvida entre estas e as Easton EA 70. Obrigado.
Abraço

Coppola
11-07-2009, 13:54
Josant e Nuno, dêam uma cuscadela neste link[URL="http://www.cyclingnews.com/features/scott-2010-range-preview"]
Parece que vamos mesmo ter CR1 para 2010, com alterações na geometria mas com a mesma filosofia.

Coppola
11-07-2009, 13:55
Josant e Nuno, dêam uma cuscadela neste linkhttp://www.cyclingnews.com/features/scott-2010-range-preview

Parece que vamos mesmo ter CR1 para 2010, com alterações na geometria mas com a mesma filosofia.

nogueira.nuno
11-07-2009, 14:59
Por acaso são as Race, aproveitei uma promoção e por isso confirmo sim que foi uma bike super barata no total, abaixo dos 4 numeros!! :eek:
Tenho o avanço e guiador da Scott mas estes são mais leves, instalei o WCS Evolution que tinha na minha Addict R2 e um avanço WCS que tinha, o Espigão é o WCS CArbon e o Selim o SLR XP Carbon, as rodas como disse são as Mavic RAce, o grupo Ultegra SL, e o quadro é o LTD Speedster, os pedais uns Time e pneus continental e ficou no final com 8,4Kg!! :rolleyes:

Coppola
11-07-2009, 21:48
Estás contente com as Race?

nogueira.nuno
12-07-2009, 16:44
Ao preço que elas foram, €119 são 5 estrelas!! :D:D
A unica volta que dei com a bike(esta!!) foi dentro da garagem, montei a bike por doidice e foi uma maneira de tentar vender(desculpa ou não) ou de a tentar impigir ao meu Pai a ver se começa também a fazer estrada!!
Tenho as Kyrisum SL Premium e acho boas, não reparo que tenha muita torção e rolam muito bem fazendo a bike ainda mais rapida em acelerações(Scott Addict R2).