PDA

View Full Version : porque será que quando desco a uma certa velocidade a minha bike fica instável?

manuel fernandes
21-07-2010, 21:04
boas, porque será que quando desco a uma certa velocidade e só a descer a minha bike fica instável, a ponto de eu ter medo de descer.
será das rodas?
agradecia as vossas opiniões.

joao49
21-07-2010, 21:16
que rodas tens?e qual o quadro?

Burning Dogma
21-07-2010, 21:18
Pode ser de muitas coisas. Uma dica: quando desceres, "aperta" o tubo horizontal do quadro com os joelhos, ajuda a minimizar a trepidação. De resto, verifica se há alguma folga na caixa de direcção, empenos nas rodas, etc.

joao49
21-07-2010, 21:23
burning um bom quadro nao precisa desse ´´apertar`` o quadro com os joelhos porque tera resistencia suficiente para nao ter trepidaçao..por isso pergunto qual a marca do quadro..mas nao e de excluir um empeno numa roda ou a caixa direçao solta realmente...
abraço

Burning Dogma
21-07-2010, 21:24
Não necessariamente, tanto que se vê muitos profissionais a utilizar essa técnica nas descidas a alta velocidade. Além disso, nem todos os quadros tem a estabilidade e "ride quality" de um Colnago, por exemplo;)

joao49
21-07-2010, 21:35
ta bem nisso tens razao..mas vou dar um exemplo ainda domingo ia eu a descer para a barragem de crestuma a 82kms/h e na minha pobre BH que tao mal se fala e ela sempre colada a estrada sem se mexer nem um pouco e ja um amigo meu com uma outra bike ate ficou para tras e a frente apanhou nos e disse que tinha parado porque a bicicleta aos 60 e pouco começou a tremer parecia que ia desmanchar se lol e era de uma outra marca a bicicleta e ele verificou rodas caixa de direçao tudo bem e o mal tem que vir de algum lado ...:-S
abraço

MJRocha
22-07-2010, 13:47
Também existe um fenómeno que agora é muito comum ( principalmente em quadros mais leves ) e que por cá ainda se houve falar pouco ou nada, que é a ressonância do quadro e que pode causar esses efeitos. Tanto que já existem marcas a desenvolver quadros para limitar esse fenómeno.

paradawt
22-07-2010, 15:07
A descer é necessária mais técnica que aquilo que parece.

Eu confio inteiramente na qualidade do meu quadro assim como das minhas rodas e tenho por vício de apertar o mesmo com os joelhos por uma questão de segurança e aerodinamismo.

No entanto MJRocha, depende muito do piso, das condições atmosféricas (vento) e também depende da situação do teu material actual.

joao49 o teu quadro não pode ser nenhum charuto, caso contrário tinha um preço bem mais baixo ;)

Cumprimentos.

ivan
22-07-2010, 18:18
pela pouca experiencia que tenho pode ser folga na cx de direcção rolamentos gripados nas rodas ou na cx se tens rodas mavic da gama cosmic ou ksiryum verifica se tens o cubo bem ajustado (não apertado senão ficas com as rodas presas) as rodas normalmente trazem uma chave que serve para ajustar o cubo quando este ganha folga e por ultimo verifica estado dos pneus. Tb ja passei por algo parecido tanto na minha BH, Wheller e tb na KTM de carbono

pedrofeijo
22-07-2010, 18:39
Penso que o teu problema estará nas rodas,e ou,pneus.Terás as rodas empenadas,não necessitará o aro de ser trocado?Não terás os pneus deformados.Tudo isto contribui para uma grande instabilidade a alta velocidade.

joao49
22-07-2010, 18:59
joao49 o teu quadro não pode ser nenhum charuto, caso contrário tinha um preço bem mais baixo ;)

Cumprimentos.
obrigado pelo feliz comentario lol
eu so digo isto porque sei que por aqui ninguem gosta muito de BH so nao sei o porque mas ta tudo...:-) desculpem o off topic.
Abraço

manuel fernandes
22-07-2010, 19:53
que rodas tens?e qual o quadro?

bem, eu tenho uma scott cr1 com rodas mavic k10

manuel fernandes
22-07-2010, 20:11
penso que o meu problema estará mais no pouco peso (57)kg e quando há vento é uma tremideira que mete medo, ao ponto de quase parar a descer,em relação ao material é penso eu de topo e tudo relativamente novo

manuel fernandes
22-07-2010, 20:15
é isso, não consigo atingir muita velocidade a descer poque tenho medo de cair

20fps
22-07-2010, 21:46
Para descer bem, é preciso treino e to-los grandes, bem grandes. Sabes como é que faço... abrando. Não me meto em grandes loucuras. 80kms/h?! Nã...

Burning Dogma
22-07-2010, 22:34
Se não tens confiança a descer rápido, abranda. Não vale a pena andar a correr riscos à maluca. Eu também não abuso muito nas descidas porque tenho pouca técnica. A não ser que leve alguém à frente que desça bem e aí esforço-me por acompanhar e tenho a noção que abuso um bocado:) Quanto a velocidades, dos 70 para cima já deito as mãos aos travões. Só cheguei uma vez perto dos 90 para experimentar mas não devo voltar a repetir tão cedo.

Cancellara
22-07-2010, 22:48
Há vários factores, para além dos que já foram falados, que influenciam a estabilidade da bicicleta, nomeadamente o peso (+ pesada = + estável), o centro de gravidade (+ baixo = + estável) , a distância entre eixos (maior = + estável), o ângulo da direcção (menor = + estável), etc. Actualmente a maioria dos fabricantes também aposta nas caixas de direcção "oversized" na tentativa de dar mais estabilidade.

Mas isto são factores que têm que ver com a geometria da bicicleta. O teu caso parece mais ser uma anomalia qualquer.
Se sentes a direcção a tremer provavelmente é algum desequilíbrio nas rodas/pneus.

A postura do corpo sobre a bicicleta também tem muita importância, sendo que, quanto mais tenso fores, pior desces.

caetano
23-07-2010, 14:05
ha tempo sentia algo estranho na bike,fui ver e era um pneu que estava mal montado,naquele sitio o pneu tinha tipo uma mama,claro com a velocidade mais alta notava-se mais.
em relaçao ao descer,adoro descer e abuso um pouco,tambem depende dos pneus que tenha e das condiçoes climatericas,mas por norma é sempre no aço...

tarmacevora
23-07-2010, 22:36
Agora querem ver que temos de meter a Engenharia de Bikes a fabricar bikes para descer .... comprem um motor e metam nas bikes ... ou comprem uma mota ...

Se a subir trepidar então temos caso ... descer ... todos os Santos ajudam ... até rebentar um pneu um dia .

ivan
24-07-2010, 11:28
nada disso o colega que tem a bike com fortes vibrações pode ter algo de errado na bike, pois eu ja passei por isso. pneus com defeito vibrava rolamentos gripados vibrava e fazia um barulho horrível, cx de direcção gripada ou com folga pior vibração na roda da frente e guiador assustadora, tudo aqui escrito foi ocorreu comigo nas mais variadas bikes que já andei até hoje não sou pro mas já são 10 anos a andar.

Burning Dogma
24-07-2010, 13:59
Uma roda mal equilibrada dinamicamente causa muita trepidação a alta velocidade. Por exemplo, o íman do conta-km é o bastante para desequilibrar a roda.

manuel fernandes
24-07-2010, 17:47
bem, vou tentar melhorar a tecnica a descer, poque afinal penso que seja esse o meu problema, que aliás é um sério sarilho e não sou capaz de acompanhar os meus colegas.

pgmnv
26-07-2010, 09:17
o ângulo da direcção (menor = + estável)

Nesta não concordo, quanto maior= mais estável, aumenta o "camber" e a distância entre eixos, logo a estabilidade é aumentada! ;)

Um abraço

patrick pires
26-07-2010, 12:21
boas, porque será que quando desco a uma certa velocidade e só a descer a minha bike fica instável, a ponto de eu ter medo de descer.
será das rodas?
agradecia as vossas opiniões.

O teu problema ao descer podera ter a ver com o "Efeito Shimming"..
Deixo te aqui a explicação em Espanhol retirdo de outro forum..

"El shimming suele ser provocado por un desequilibrio dinàmico que entra en resonancia con el conjunto cuadro-ruedas-ciclista. En pràctica se producen pequenas vibraciones por desajuste de componentes (holguras ...), desequilibrio de masas (consumo no uniforme de las ruedas, el mismo peso de la vàlvula...) o aerodinamica (el viento lateral, un radio plano ligeramente desviado..) que a determinadas velocidades alcanzan la frecuencia de resonancia exacta de la bici y por esto se amplifican hasta producir autènticas sacudidas.
Ya que es muy dificil encontrar y eliminar todas las vibraciones de una bici lanzada a 80km/h el factor màs importante para contrarrestar el fenòmeno es cortar la frecuencia de resonancia de la bici. Para hacer esto la medida màs inmediata es apretar el tubo superior con las rodillas, de manera que se interrumpan las vibraciones en ese punto y desaparezcan las sacudidas en el acto. "

Relativamente a resolução do teu problema so tens 2 soluçoes, ou tens mais cuidado a descer, ou compras um quadro novo... isto porque esse problema não vais conseguir resolver..

jmv
26-07-2010, 23:17
Cá vai uma opinião minha...Talvez falta de rigidez na zona da coluna de direcção que causa as vibrações e instabilidade. Podes comprovar se é ou não fazendo o seguinte teste: Conduzindo em terreno ligeiramente a descer retira as mãos do guiador e das-lhe um toque na parte de fora com a palma da mão. A direcção vai dançar, se voltar por ela própria à posição de condução normal e consegues conduzir sem por logo as mãos no guiador não é esse o problema, se a direcção continuar a dançar e tens que por logo as mãos no guiador para não cair poderá ser isso. Outro indício do que falei, quando escolhes uma trajectória e a bicicleta quer ir por outra ou tens a sensação que nem sempre passa por onde queres..... é só uma opinião, como complemento das que aqui foram dadas se as mesmas não resultarem.

jmv
29-07-2010, 14:22
Malta, nunca mais ninguém disse nadam aqui, não me digam que andam todos ocupados a fazer o teste de rigidez?

manuel fernandes
29-07-2010, 21:47
Malta, nunca mais ninguém disse nadam aqui, não me digam que andam todos ocupados a fazer o teste de rigidez?

acho mesmo que vou comprar uma bicicleta nova para ver se á alguma diferença

jmv
30-07-2010, 14:01
Penso que deverás tentar não numa bicicleta nova, mas num outro quadro, montando exactamente todos os componentes que tens nessa incluindo o garfo.

manuel fernandes
31-07-2010, 19:55
pois é, mas o meu quadro é um scoot sr1 pro e a esse nivel penso que estou bem servido, tal como todos os componetes que já não são de origem mas sim de grande qualidade (e muito caros),tenho é que ter paçiencia a descer

jmv
31-07-2010, 22:36
Nada comprova o que disse em cima. Verás que com o tempo descobres as causas e vai ser algo bem simples.

ivan
01-08-2010, 05:22
eu continuo a pensar que seja algum pequeno problema mecânico algo mal apertado pois já me aconteceu algo assim

manuel fernandes
01-08-2010, 13:05
bem, a volta hoje foi dura, com muita subida e tambem com muita descida e a verdade é que não fazendo vento as descidas são mais rápidas e bem mais agraváveis,por isso é o medo senhores é o medo!!!! já cheguei a essa conclusão, é nitidamente falta de confiança porque cada vez andamos mais e mais rápido.