PDA

View Full Version : Desviadores invertidos

Reboot
07-06-2010, 13:18
Gostaria de saber se existem também para as bicicletas de estrada os chamados desviadores invertidos ou "rapid rise"?

cumps
Nuno

Scorpio
07-06-2010, 13:39
Que eu saiba não, mas também para que queres isso?

Foi das piores coisas que surgiram no BTT!

Boas pedaladas

Reboot
07-06-2010, 14:08
Curiosidade :)

Fevereiro
07-06-2010, 15:36
Realmente nunca percebi porque há pessoal a usar invertidos em btt.

Reboot
07-06-2010, 16:11
No meu caso a minha BTT vinha assim e acabei por me habituar.

rjcm78
07-06-2010, 21:49
Só quem não utiliza fala assim.

Exprimentem numa daquelas subidas duras que surge do nada, em que estão a pedalar em esforço, tirar mudanças rápidamente:

No normal vão ouvir e sentir RRRR e RRRr e vão ter dificuldade em meter mudanças

No invertido o sistema não faz qualquer esforço e entram suavemente.

Eu em BTT utilizo XT invertido e não quero outra coisa. E quem utilizar manipulos Sram Attack com XT invertido sabe do que falo.

Reboot
07-06-2010, 22:03
Na BTT sempre usei XT/LX rapid rise com os manipulos dual shift e realmente dá jeito especialmente nas subidas mais agrestes mas como nunca usei os normais agora na de estrada estranho e às vezes engano-me :D

nogueira.nuno
07-06-2010, 23:52
Experimentem numa daquelas subidas duras que surge do nada, em que estão a pedalar em esforço, tirar mudanças rápidamente:
No normal vão ouvir e sentir RRRR e RRRr e vão ter dificuldade em meter mudanças
No invertido o sistema não faz qualquer esforço e entram suavemente.

Eu dou razão embora neste momento só use os normais mas quando tive o meu antigo XTR Dual aquilo era mesmo 5 estrelas.

Scorpio
08-06-2010, 01:33
Exprimentem numa daquelas subidas duras que surge do nada, em que estão a pedalar em esforço, tirar mudanças rápidamente:

Experimentem uma saída com lama num invertido!

A mola pura e simplesmente perde a sua capacidade e força de acção, deixando assim de funcionar por completo!

Foi, na minha opinião, das piores invenções da Shimano.

Ainda são produzidas invertidas????

Reboot
08-06-2010, 14:37
Experimentem uma saída com lama num invertido!

A mola pura e simplesmente perde a sua capacidade e força de acção, deixando assim de funcionar por completo!

Foi, na minha opinião, das piores invenções da Shimano.

Ainda são produzidas invertidas????

Se o problema dos desviadores invertidos é mesmo a lama, em estrada teóricamente funcionariam bem, ou não?

Scorpio
08-06-2010, 14:39
Boas Reboot,

A explicação é simples, mas devido a tamanha simplicidade torna-se difícil de explicar... LOL

Vou coclocar-te uma questão e a tua resposta à minha questão será também a resposta à tua pergunta! Ok?

Ora cá vai:

Num desviador convencional de que força depende o movimento ascendente do paralelogramo do mecanismo?

Reboot
08-06-2010, 23:34
No normal a mola faz força a descer e no invertido a subir, isso já eu tinha percebido :)

Scorpio
09-06-2010, 08:20
Eu sei que já tinha percebido isso Reboot, mas responde-me à questão que te coloquei para eu te poder tirar a duvida!

Boas pedaladas

Reboot
09-06-2010, 09:54
Se para um lado é a mola, para o outro é o nosso dedo, penso eu de que...

Scorpio
09-06-2010, 11:16
Era precisamente aí que eu queria chegar!

Agora vamos lá colocar a questão, quem tem mais força? A mola ou o dedo?

Se a cablagem não estiver em condições garanto-te que uma mudança invertida nunca funciona a 100%!

Boas pedaladas

andaapé
10-06-2010, 00:10
Se a cablagem não estiver em condições garanto-te que uma mudança invertida nunca funciona a 100%!

Boas noites. Então posso concluir que se a cablagem não estiver em condições, também o sistema de mudança normal não funciona a 100%. Pois este sistema também tem uma mola, que não deve ser muito diferente da outra. Eu estou satisfeito com o invertido. É uma questão de hábito.
Mas no meu caso é diferente. Se prevejo muita lama o mais certo é ficar em casa envolto nos lencóis.

Scorpio
10-06-2010, 12:55
Boas andaapé,

Também tem logica o que disseste e de facto a cablagem também interfere com a precisão das mudanças. No entanto a existem duas forças a vencer em qualquer dos conceitos que é a força de atrito da cablagem e a força da gravidade!

Já o velho ditado popular diz que: " A descer todos os santos ajudam!"

Fiz-me entender?

Boas pedaladas

andaapé
10-06-2010, 15:43
Sim, não é preciso fazer um desenho. Nisto e como tudo na vida cada qual com a sua. Cláudia Shiffer só há uma e o restante mundo desenrrasca-se à mesma.

Fevereiro
10-06-2010, 18:40
Sim até porque a shiffer é fraca. ao pé do resto do pelotão hehe
Nas minhas invertidos não entram.