PDA

View Full Version : Revisóes á máquina

meunickmp
26-05-2010, 19:02
Penso que este tópico seja bem importante para esclarecer quais revisões que devemos fazer ás nossas meninas, e quando determinado componente deve ser trocado.
Eu próprio também gostava de saber quando se deve mudar a cablagem e a corrente de modo a evitar surpresas desagradáveis a meio de uma volta.

moina
26-05-2010, 20:54
Olá meunickmp

Vou aqui deixar a minha opinião
Eu tenho a minha fininha montada com Sram Red e até agora só mudei duas corrente que já tinha 5000km cada.
Normalmente eu costumo fazer assim: corrente de 5000km/5000km, afinação das mudanças e lubrificação todos os meses, revisão geral (abrir o pedaleiro e por massa, verificar os cubos e lubrificar, reapertar tudo, ect) 12 em 12 meses.
Mas isto depende muito da utilização de cada um, se andares sempre em padaleira grande tens um maior e mais rápido desgaste da corrente porque os elos andam sempre mais esticados. Quando vou ao mecanico afinar, peço sempre que meta o medidor na corrente para ver se já está no limite. Quanto à cablagem nunca mudei pois já tive outra fininha em que fiz 20000km e nunca foi necessário substituir.:o:o

caetano
27-05-2010, 06:46
o que querem dizer com cabelagem?
a minha nao tem centralina,senao chipava-a;);) ainda é de carburador:D:D

nelson_r
27-05-2010, 07:31
A minha com 1 ano na minha mão, ou melhor, nas minhas pernas :) e alguns milhares já feitos ainda não levou nenhuma revisão especializada. Mantenho-a devidamente oleada e vou ouvindo todos os sons estranhos que ela vai fazendo e procuro acabar com eles.

As bicicletas de estrada não precisam de grandes preocupações, digou eu.

fogueteiro
27-05-2010, 09:39
Nem por acaso. Ontem fui substituír a corrente. Perguntei ao Sr. Alberto Silva que tipo de cuidados deverei ter.

Resposta dele: Tudo depende de muitos factores. A forma de pedalar, as estradas por onde circulamos, a qualidade do material, o nosso cuidado, etc, etc, etc.

Quanto à corrente a resposta dele vai no sentido que o ideal seria mudar de 3000 a 3500 kms e o que for acima será um bónus para quem tem ciudados(limpeza e lubrificação).

Quanto ao resto uma revisão anual resolve o problema.

rjcm78
27-05-2010, 12:22
Eu quanto á afinação de mudanças, travões, etc faço quando necessário. Quanto á pedaleiro e cubos das rodas por enquanto levo anualmente a alguém de confiança.
Correntes - comprei um medidor que custou cerca de 3-4 € e verifico eu mesmo. Quando necessário troco. Cassetes também mudo eu.
Tenho é o cuidado de manter sempre a máquina limpa

caetano
27-05-2010, 12:31
onde posso encontrar um medidor para a corrente?
como veiem o desgaste da corrente?
acho que nunca vi um aparelho desses,ou é tipo como na mecanica um "palpa folgas"?

duchene
27-05-2010, 13:02
http://www.parktool.com/images/products/productimages/spr%5FCC-3%5F2005727%5F64525.jpg

O mais básico, mas nem por isso menos eficaz é este da parktool e outros similares.

A parte curva encaixa no pino da corrente e quando a ponta oposta pousa na corrente, se cair dentro do elo, a corrente está folgada demais. Se ficar acima, a corrente ainda está boa.

http://www.parktool.com/images/products/productimages/spr%5FCC-3-60%5F2006628%5F79503.jpg

Nesta imagem, a ponta de medida encaixou na corrente, por isso estaria na hora de trocar.

Tem duas faces para que se possa medir 0.75% e 1% de folga, sendo que eu pessoalmente mudo sempre as minhas antes dos 0,75%.

Burning Dogma
27-05-2010, 21:00
Esses medidores não funcionam em correntes Campagnolo porque a corrente alonga muito pouco mas o desgaste nos roletes está lá. Isto faz com que a corrente já possa ter muitos kms e já estar com bastante desgaste mas a ferramenta diz-nos que ainda está quase como nova porque alongou muito pouco. Eu infelizmente comprei uma ferramenta dessas antes de saber isso, agora tenho-a a apanhar pó. Mudo as correntes pelos kms: 3500 a 1ª, mais 3500 a 2ª e depois a 3ª faz alguns 6000/7000 até acabar de gastar a cassete. Depois muda-se tudo.

Mas para correntes Shimano e Sram que alongam mais rapidamente é uma excelente maneira de medir o desgaste.

pedrofeijo
27-05-2010, 21:20
Eu cá vou tendo mais atenção nas revisões à transmissão:corrente,cassete e pratos.Procuro mantê-los limpos o mais possível ,bem como lubrificá-los, pois acabarão sempre por durar mais tempo.Tenho igualmente o cuidado de lubrificar ,o quanto baste os cabos,de forma a prevenir o desgaste.Quanto ao restante ,mais ou menos uma vez por mês procuro lubrificar com massa ou óleo outros componentes:espigão do guiador e selim,carris do selim,etc.Porém por experiência não mexo aonde não percebo.E caso apareça um daqueles barulhos estranhos,na pedaleira ou caixa de direcção ,levo a fininha à oficina.

rjcm78
27-05-2010, 22:45
lubrificar com massa ou óleo outros componentes:espigão do guiador e selim,carris do selim,etc.

Não percebi? lubrificar o espigão? os carris do selim? Ajudem-me porque eu não faço isso e gostaria de saber por que se faz...

meunickmp
30-05-2010, 22:08
Costumo usar wet lub da motorex para lubrificar a corrente, mas passado pouco tempo a transmissão fica com um aspecto besuntado.
Existe algum lub que mantenha a transmissão com um aspecto clean?

pedrofeijo
31-05-2010, 13:42
Como faço muito rolo , o suor acaba por infiltrar-se em alguns componentes.Pelo de tempos em tempos limpo e lubrifico alguns componentes.Tais como os carris do selim ,espigão do selim,guiador ,etc.De forma a evitar futuros problemas com a oxidação de alguns componentes de alumínio,ou outro metal .

meunickmp
14-06-2010, 20:49
Como a bike fez um ano, levei-a para fazer uma revisão mais séria.
Mudaram a caixa de direcção, lubrificaram eixo pedaleiro e cubos, e mudaram corrente.
A bike ficou afinadinha que nem um relógio.

pedrofeijo
14-06-2010, 21:58
Há um tipo de óleo, apelidado de "seco" ou "dry lube"que é à base de Teflon ,basta por umas gotitas .Assim já não ficas com a corrente besuntada,eu uso o da Motorex.