View Full Version : Colocação de Pedais problemas com rosca
Boas pessoal
Hoje tentei trocar os pedais que acabo de comprar (usados), mas tou com alguns problemas. Os pedais são uns Ritchey Pro, e ao tentar enroscar na pedaleira que é uma Truvativ, parece que as roscas estão trocadas.
Por mais que tente é impossível enroscar os pedais. Ainda pensei que poderia ter as roscas da pedaleira muida, mas voltei a meter os que tinha e ambos enroscam sem problemas. Curioso é que se colocar do lado de dentro do pedaleira enroscam logo.
Estive a ver a rosca do pedal e parece nova e nem sequer tem marcas de desgaste.
Será que Ritchey não é compativel com certas pedaleiras e têm as roscas ao contrário???? ...acho bastante descabido haver marcas que fazem roscas diferentes....Alguém sabe o que se passa?
Não estarás a montar o pedal direito do lado esquerdo e vice versa? :rolleyes:
Nos Padais de estrada isso é dificíl de acontecer. Só se andarmos com os pés ao contrário. :confused:
Agora que é estranho é :rolleyes: Alguém percebe isto?
Pois, desculpa a pergunta.
Mas por vezes enganamo-nos no óbvio. Se com outros pedais é dificil, com os Ritchey Pro podia acontecer a alguém menos experimentado...
por outro lado, se os pedais enroscam por dentro é porque as roscas "casam" e, por isso, enroscam também por fora. De uma de duas maneiras: ou trocando os pedais (já disseste que está fora de questão) ou enroscando ao contrário.
nogueira.nuno
10-04-2009, 18:52
Se os compraste usados foi alguem que lhe esteve a fazer manutenção e então na altura da montagem trocou os Eixos entre os pedais e por isso agora tu é como que só montando os pedais por dentro, percebes??
Tens que os abrir e trocar os eixos e resolves a situação!! Abraço.;)
... pois não há 2, mas 3 possibilidades. O Nuno acabou de dar a 3ª ...:p
Tenho de emendar o que disse atrás :confused: : se os pedais enroscam do lado de dentro, então também enroscam do lado de fora. Exatamente no mesmo sentido.
Tive a experimentar montar os pedais ao contrário e realmente encaixam que nem uma luva :rolleyes:
Agora o que me está a preocupar é que se tenho de desmontar os pedais para trocar os eixos não estou a ver como se faz.
É que estes pedais não parecem ter manutenção ou pelo menos não tem abertura nenhuma a vista, parecem totalmente selados.
Alguém sabe como abrir este Ritchey Pro?
Desculpa a insistência:
- consegues enroscar o pedal pelo lado de dentro da manivela, enroscando para a direita, certo?
- então deverás conseguir enroscar do lado de fora da manivela, enroscando também para a direita.
experimenta primeiro com os pedais antigos
Pedal direito:
http://img145.imageshack.us/img145/2517/ritcheypro.jpg
nogueira.nuno
10-04-2009, 22:32
Não Antonio, quando rodas num sentido num lado no outro tens que rodar ao contrario e por isso falei e tenho a certeza, no que tu estás a mostrar que é o pedal o sentido é sempre o mesmo mas tens que pensar no sitio mas é em que o queres instalar, um pouco dificil explicar mas experimenta por exemplo numa porta, num lado fechas a porta rodando para a direita e no outro lado da porta vais rodar para fechar rodando para o lado esquerdo!!
Percebes, por isso eu digo e se realmente o Fario diz o que diz que acontece só trocando mesmo os eixos dos pedais!!
nogueira.nuno
10-04-2009, 22:43
Ora bem, se tens os Ritchey Pro e pelo que vejo na figura, não é assim tão dificil, acredita Fário.
Primeiro tens que retirar a tampa preta no extremo do pedal, aonde tem o encaixe da chave sextavada, vou-te dar uma dica para esta desmontagem inicial, se não tiveres um torno para segurar o pedar sem danificar a rosca do pedal podes instalar o pedal na bicicleta, apertar um pouco e deixar a chave lá para apoiar enquanto desapertas a tal tampa do outro lado.
Quando retirares a tampa vais ver que tem lá dentro uma porca que deve ter uma anilha por detras ou então aperta directamente num rolamento, eu digo rolamento porque agora e felizmente já quase tudo os usa e então não tens problemas de te cairem as esferas mas se as vires, espero que tenhas algum conhecimento porque ao fim de tirares aquela porca o eixo do pedal estará livre.
Podes retirar o pedal ao fim de desapertares a porca e talvez com ela lá no sitio e quase no final da rosca e com um martelo de borracha bate na porca e o eixo deve se soltar do eixo dos rolamentos.
Fazes o mesmo ao outro pedal e é só trocares os eixos.
A quando do aperto da porca no rolamento e sendo um rolamento de certo que a porca vai ficar apertada contra o mesmo mas verifica ao fim do aperto se o pedal rola livremente e como dantes e se sim, optimo, o mais dificil está feito porque agora só te falta reinstalar a tal tampa exterior preta e já está!!
Depois diz algo e se tiveres alguma duvida diz algo que amanha de manha venho aqui ver o que fizeste.
Abraço
Nuno Nogueira
Lembrei-me disto porque sempre que eu transportava a bicicleta de avião, virava os pedais ao contrário porque a tranportava numa caixa estreita. Ou seja: se o pedal enrosca de um lado, também enrosca do outro.
e facto, a rosca no eixo do pedal tem semre o mesmo sentido, seja qual for o lado de que se aparafuse. Nós é que estamos de lados contrários...
Pode acontecer que eu não esteja a perceber bem o problema já que "enroscar do lado contrário" tem 2 interpretações: na manivela do lado contrário, ou do lado contrário da mesma manivela?
Mas agora espero ansiosamente pela solução do enigma.
Abraços.
nogueira.nuno
11-04-2009, 13:40
Pois falar é facil e só mesmo eu vendo qual o problema ou o que realmente se passa naqueles pedais!!
A unica coisa que estou a ver é só essa mas vamos ver o que o Fario nos diz!!
Problema resolvido pessoal, obrigado pelas dicas!
Estava tudo bem :D ...acontece a todos.
vBulletin v4.1.11, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.