View Full Version : Porque é que andam em estrada?
nelson_r
04-04-2009, 17:12
Ora aqui está uma boa pergunta até para mim.
A minha modalidade de eleição é o BTT, a estrada é mais um complemento.
Gosto de estrada pois permite-me fazer um treino mais puxado.
A compra de uma bicicleta de estrada não foi mais do que o resultado de uma moda que por aí anda. :D
E vocês, porque é que andam em estrada?
Burning Dogma
04-04-2009, 18:14
Paixão, basicamente é isso:D
Antes de ter a bike de estrada, tinha um chasso de hipermercado com alguns 20kgs e dupla suspensão e meti-lhe uns 1600kms em poucos meses, onde no máximo fiz 50 no mato, eu queria era asfalto:D
O btt é que é um fenómeno recente...há quase trinta anos eu já fazia parte de um grupo que fazia ciclismo domingueiro puro e duro... e já nessa altura éramos mais de dez a alinhar, bicicletas de estrada, pois claro, que não havia outras na vertente desportiva...
felizardo
04-04-2009, 20:01
Speeeeeeeeeeed ;)
Abel Cardia
04-04-2009, 22:25
Numa bicicleta de estrada:
1) podem usufruir da velocidade
2) podem conhecer outras terras até uma distância razoável de casa
3) chegam ao fim de 80/100 kms e a bicicleta estar praticamente como estava antes, sem grande intrevenção, quer mecânica, quer de limpeza.
4) Grande parte das pessoas que adquirem bicicletas anda em marginais ou promenades em horários de grande afluência com o sobe e desce passeios e nem usa os pneus adequados para o fim que mais pretendem, provocando um maior cansaço.
5) As bicicletas de montanha estão sujeitas a um maior desgaste dos componentes quando usados em "off-road".
No meu caso pessoal:
Tenho também uma velha bicicleta de montanha com pneus de estrada para passeios de menores distâncias e em grupo (mesmo à noite) e onde o paralelo é tão frequente como o asfalto.
Nos tempos em que para mim desporto era ir uma vez por semana dar uns chutos na bola, muitas vezes sem aquecimento prévio, saia sempre estourado. Tive também uma lesão no joelho (ruptura parcialmente completa do ligamento cruzado anterior, com contusão na vertente posterior do prato tibial externo) e quando pensava que o mais certo era "ir à faca", o médico desaconselhou-me a intervenção cirúrgica e "receitou-me" andar de bicicleta pois o movimento regular do joelho ia promover a regeneração do joelho.
Neste contexto, o ciclismo de estrada evidenciou-se como sendo totalmente benéfico para esta recuperação do joelho. Tenho o joelho totalmente recuperado!
Também acrescento que quando era mais novo gostava de bicicletas de montanha (e ainda gosto e ando) mas não me via a andar "deitado" numa bicicleta.
Actualmente o prazer de andar em estrada é enorme e só tenho a recomendar!
Mas serei sempre apologista de ter os dois tipos de bicicleta: de estrada e de montanha.
:)
Abel Cardia
Ora, para variar, também iniciei a minha vida velocipédica com uma BTT, mas ao fim de 3000 kms, e depois de feitas as contas deparei que não tinha feito mais do que 700kms no mato!
a juntar a isso, comecei a andar com malta que frequentava os encontros de cicloturismo, com as suas belas e leves finhinhas, e eu com a minha arrastadeira de 20kgs.
Daí ter surgido a "necessidade" de trocar de Bike, porque na de BTT não conseguia ter a performance que os outros tinham nas estradistas, e o cansaço sentido no final das voltas nem se compara!
Durante uns tempos mantive as duas bikes, a de estrada e a de BTT, mas como a de BTT quase não saía, decidi trocar as 2 bikes por um asfaltica em carbono, e agora sim, agora é que isto rola!:D:D
Paulo Murça
06-04-2009, 11:09
PORQUE É UM ESPETÁCULO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D
PS - e além disso para quem tem um grupo com quem pedala desfruta-se da companhia dos amigos muito mais do que os "enlameados e poeirentos";)
Figueiredo
06-04-2009, 13:07
Para quem gosta de passeios organizados, como é o meu caso faça as contas consegue-se fazer uma época inteira com cerca de 40 passeios por ano gastando uns modestos 30 ou 40€ em inscrições, agoram comparem com o negócio que se tornou o BTT ...
Acrescento ainda outro factor (pelo menos no meu caso):
- treinar frequentemente só em BTT é mais desgastante a nível físico, devido às variações bruscas de ritmo, condições de terreno difíceis, entre outros factores. Este "desgaste", para além das pernas, como é óbvio, verifica-se principalmente ao nível do tronco, dos membros superiores, pescoço e ao nível das articulações;
- o treino com bike de estrada permite(-me) gerir melhor o esforço e aumentar a resistência com mais "conforto" e menos empeno ... :D
Abraços
Interceptor
25-04-2009, 17:20
Gosto de andar de bicicleta e PRONTO!!!!!
Seja de BMX, BTT ou ESTRADA.
Mas só na de Estrada é que tenho o enorme prazer de pedalar numa ligeira descida em recta a 50kmh com o pessoal colado á minha roda, descer a mais de 70kmh a fazer despique com um parceiro mesmo ali ao lado, sair de casa já a pedalar sem ter necessidade de recorrer ao carro para me deslocar até ao ponto de partida, não ter que estar constantemente a parar para reagrupar em cada single-track e etc... etc... etc...
E...mais importante que tudo:
Sair de casa ás 8horas e chegar ao Meio-Dia com 100kms feitos dá um gozo do caraças e a família agradece.
nunotrepa
08-05-2009, 16:16
Comecei em junho do ano passado, nunca tinha pegado numa roda fina.
Faço btt á 9 anos e por brincadeira foi exprimentar logo 90 kms gostei tanto que falei com a minha senhora que deu avalo positivo na segunda tinha uma roda fina minha.
Barata 800 euros.
Hoje tenho já outra mas de 2000.
Por este andar para o ano tenho uma de 4000.
Só tenho pena da minha malta do BTT, não gostar tanto.
Excelente choise, nunotrepa ! Em relação à tua malta do btt, sê condescendente, já que andar com 53 ou 52 e 25 ou 28 atrás (o meu caso), não é para qualquer um. Se calhar alguns nunca experimentaram estrada a sério e certamente a opinião iria ser diferente, tal como eu que ficaram agarrados !! Já agora em vez de 4000 porque não uma de 5000 ou superior ? Dica : LITESPEED ( Qualquer modelo com qualquer grupo desde que seja em TITÂNIO of course)
um abraço
el gato
Cuidado que o alcatrao faz mal !!!
Eu tambem prefiro o BTT, mas é no alcatrao que posso treinar e aumentar o rendimento.
Depois é so curtir no mato !
Ora... Porque é que comemos?
Porque é que dormimos?
Porque é que ....
Porque....
Porque andamos em estrada???? Porque... SIM!!!!!
EXPERIMENTEM e vão ver que chegam á mesma conclusão que eu!!!!
Não vou dizer que gosto mais de uma ou de outra, é diferente e não podemos comparar estrada a Btt, adoro pedalar, adoro mato, adoro estrada, adoro alcatrão, adoro empenos, adoro o Giro, o Tour... He pá.... Adoro a minha bike amigos, os pedais, o pedaleiro.... O selim confesso que por vezes me apetece manda-lo fora... LLLOOOLLL
super.byke
20-05-2009, 21:29
Olá Frinxas, este ano não foste à Póvoa Sra. da Graça ?
koalaboy
28-05-2009, 19:08
Boas!
Comparar estrada e mato não deve ser feito, pelo menos na minha óptica.
No BTT é mais emoção, técnica, desafio, e, claro, o contacto com a natureza. Conhecemos um outro mundo praticamente desconhecido da maior parte das pessoas.
Na estrada, é um prazer completamente diferente. Como é bom sair de casa logo de manhã, no mais completo silêncio e descanso, e ouvir apenas a brisa nos ouvidos, a bicicleta a deslizar velozmente no asfalto enquanto percorremos kms e kms. Rolar calmamente a 25/30kmh, enquanto apreciamos não só o lençol imaculado de alcatrão que se estende à nossa frente e que permite um rolar tão suave, mas também as paisagens que vamos passando, a uma velocidade suficientemente elevada para conhecer muita coisa, mas bem mais devagar do que de carro onde não se aprecia nada. Penso que na estrada, que uso muito para treinar para a o BTT, o espírito de cicloturista se apodera de mim, embora ande a maior parte das vezes sozinho. Como é bom para mim vir de Lisboa até Leiria sempre junto ao mar, virando para o interior já bem perto do destino. Ou então vir pelo outro lado, interior, e disfrutar das duras subidas da zona de Mafra e Torres Vedras. Ou rolar pelo Alentejo sempre junto ao mar. Ou subir arduamente Estrela acima. E depois descer!
Enfim, ainda bem que o Verão está a chegar... tantos projectos!!!
nelson_r
28-05-2009, 20:15
bem koalaboy, já estou a babar... :D
Simples: o vento a batermos na nossa cara, a velocidade gerada pelo nosso corpo,as distÂncias percorridas, os locais e as paisagens, a pausa para o café na esplanada com vista para o mar, a descontração mental onde te podes evadir do teu stress diário, a banhoca e almoço no final, não aturas a mulher durante umas horitas, os furos, as avarias, os empenos fisicos.......
iniciado
31-05-2009, 18:45
Aí vai a minha opinião de iniciado...
Comecei pelo BTT e foi maravilhoso...o contacto com a natureza e o excelente ambiente que aí existe em união com o esforço e desafio de pedalar. O problema é que é demasiado duro e técnico. Foram várias as situações em que me vi a pé ladeira acima e amedrontado ladeira abaixo.
Na estrada vais ao teu ritmo e os sustos são menores (ás vezes também grandes com o pouco respeito que os automobilistas têm por nós) mas fundamentalmente, como alguns Colegas escreveram, a sensação de sairmos de manhã e "gozarmos a vida" está muito presente.
e a sensação de velocidade??? Voamos...
No inverno voltarei ao BTT, no Verão já gosto mais de pedalar, pedalar, pedalar na estrada...
Boas pedaladas em estrada ou montanha...
Burning Dogma
31-05-2009, 19:50
Boas!
Comparar estrada e mato não deve ser feito, pelo menos na minha óptica.
No BTT é mais emoção, técnica, desafio, e, claro, o contacto com a natureza. Conhecemos um outro mundo praticamente desconhecido da maior parte das pessoas.
Na estrada, é um prazer completamente diferente. Como é bom sair de casa logo de manhã, no mais completo silêncio e descanso, e ouvir apenas a brisa nos ouvidos, a bicicleta a deslizar velozmente no asfalto enquanto percorremos kms e kms. Rolar calmamente a 25/30kmh, enquanto apreciamos não só o lençol imaculado de alcatrão que se estende à nossa frente e que permite um rolar tão suave, mas também as paisagens que vamos passando, a uma velocidade suficientemente elevada para conhecer muita coisa, mas bem mais devagar do que de carro onde não se aprecia nada. Penso que na estrada, que uso muito para treinar para a o BTT, o espírito de cicloturista se apodera de mim, embora ande a maior parte das vezes sozinho. Como é bom para mim vir de Lisboa até Leiria sempre junto ao mar, virando para o interior já bem perto do destino. Ou então vir pelo outro lado, interior, e disfrutar das duras subidas da zona de Mafra e Torres Vedras. Ou rolar pelo Alentejo sempre junto ao mar. Ou subir arduamente Estrela acima. E depois descer!
Enfim, ainda bem que o Verão está a chegar... tantos projectos!!!
Rolar suave com tanto buracos nas estradas?:D
koalaboy
31-05-2009, 22:47
bem koalaboy, já estou a babar... :D
Boas,
eram apenas os meus pensamentos/sentimentos, mas ainda bem que te fazem sentir assim! :)
BTT e estrada: prazeres diferentes, mas ambos grandes PRAZERES!
cipollini
13-07-2009, 20:20
O btt é que é um fenómeno recente...há quase trinta anos eu já fazia parte de um grupo que fazia ciclismo domingueiro puro e duro... e já nessa altura éramos mais de dez a alinhar, bicicletas de estrada, pois claro, que não havia outras na vertente desportiva...
O BTT foi uma "evolução" do ciclocross. Evolução entre aspas pois o ciclocross ainda existe, embora mt pouco falado.
super.byke
13-07-2009, 20:41
bem acho que já tinha respondido a esta questão, mas os meu motivos são:
- Não gosto de lama, nem de molhar os pés a passar riachos
- detesto estragar material pois não são "bom cliente de oficina"
- adoro a velocidade
- Adoro o Tour, Giro, Vuelta, Volta a portugal,
- Adoro andar na roda de alguém que tem a mania que é bom e andar a enervar o caramelo durante uns kms :D
Pergunta complicada!
Comprei a 1ª BTT em 1998 e já nessa altura estava dividido, optando pela BTT por poder andar em todo o lado (mato, asfalto, saltar pelos passeios, etc), enquanto com a outra tinha 3 ou 4 estradas com asfalto para lhe dar uso (vivo no meio da serra algarvia).
O BTT é encantador, podermos contactar com a natureza, subir a um serro por um corta-fogo, passar ribeiras, barrancos, single track's, etc, etc, saltar um buraco, descer por cima de calhaus e terreno acidentado, podermos fazer grandes travessias pelo mato, acampar, etc, etc...
Na estrada a velocidade é outra, o ritmo é outro, as quilometragens são outras, os riscos de acidente são maiores, mas o prazer do rendimento da pedalada também é maior, a proximidade com os colegas é maior, os jogos de equipa são fascinantes.
É impressionante como podem estas duas vertentes das 2 rodas causarem sensações tão diferentes e tão próximas. Actualmente dedico mais tempo à fininha no verão e ao BTT no inverno, com uma tendência maior para o BTT . Contudo não percebo como se pode ser fanático por uma destas vertentes e dizer que não se gosta da outra.
cipollini
22-07-2009, 11:14
Ha quem axe o a bicicleta tem k ser de BTT e que a estrada é so uma moda. Eu vejo as coisas precisamente ao contrario. Estrada é uma paixão... So faz horas de estrada quem gosta mesmo. BTT é moda... morangos com açucar etc.. dar saltos, fazer grandes descidas etc...
Parece por exemplo o Surf. Eu desde que começei a correr, de inverno começei a fazer surf. Quando começou a era dos morangos com açucar, começou a ser uma coisa parva o numero de pessoas que tava dentro de agua com uma prancha.
varelapt
22-07-2009, 12:10
Ha quem axe o a bicicleta tem k ser de BTT e que a estrada é so uma moda. Eu vejo as coisas precisamente ao contrario. Estrada é uma paixão... So faz horas de estrada quem gosta mesmo. BTT é moda... morangos com açucar etc.. dar saltos, fazer grandes descidas etc...
Parece por exemplo o Surf. Eu desde que começei a correr, de inverno começei a fazer surf. Quando começou a era dos morangos com açucar, começou a ser uma coisa parva o numero de pessoas que tava dentro de agua com uma prancha.
Correcto.... Concordo não a 100, mas a 200%.
Embora seja da geração Morangos com açucar não me identifico nem um milimetro com aquilo, houve alguém que disse "nascemos originais e morremos cópias" e é verdade...
Cada pessoa tem de se guiar por si e pelos seus ideias e o que vejo é muita gente da minha idade que em vez de seguir as suas ideias vai por ideias de outros que... enfim... valem aquilo que valem.
Surf, BTT, motocross, grafitis, skate, patins... Aquilo que muita gente faz graças a certas séries telivisivas, mas só o fazem para o estilo, não o fazem nem por bem estar, nem por ser um desporto, nem pela adrenalina... fazem-no porque viram fazer... pfff
Se pelo menos o soubessem fazer, na zona onde vivo, Aveiro, vejo pessoal a ir ao mar que só sabe estar sentado na prancha, metem grande estilo, vao lá molhar o fato (se é que chegam a entrar na água) e voltam para casa todos contentes a pensar: "pareci o tó zeca dos morangos, sou o maior..."
Viva a minha geração...
Arpeggio
20-08-2009, 10:56
Prefiro BTT. Há uns tempos andava revoltado, fazia 50 Km de BTT e chegava com a bicicleta quase destruída. Cheguei à conclusão que afinal o problema era meu e não da modalidade. Entretanto enjoei a estrada porque não tenho companhia ao meu gosto (que cumpra o código da à risca e saiba conviver), e acabei por deixar o asfalto.
Estou com um dilema....
Pratico BTT á sensivelmente 2 anos com muita garra mas o bicho da estrada mantém-se desde então... Fui praticamente incentivado a fazer BTT devido á sua versatilidade de poder conjugar estrada e campo mas... Este mês a loja onde costumo ir emprestou-me um asfaltica e fiquei maravilhado... como sou rolador nato (chego a fazer 180 klm com a de BTT com pneu gordo) fiquei encantado com a bike... Aproveitei os 3 dias que estive com ela a 80% já que só fiz 40klm num dia, 30 noutro e 74 noutro sem empenos sem dores e com a sensação de poder andar todos os dias sem dores de joelhos ou cansaço muscular...
Agora o dilema é... Vendo a minha (que é o mais certo) e compro de estrada como deve de ser ?? Fico com esta (Rush) e compro uma baratinha de estrada??
E no inverno como pratico??? Existem pneus bons para o inverno???
P.S. Com a de estrada consigo andar sozinho sem stressar e fiz nesses 3 dias treinos bacanos e muito concentrado, quando com a de BTT não consigo treinar sozinho desconcentro-me frequentemente e acabo mais a passear que outra coisa. Se alguém já passou pelo mesmo que dite a sua sentença pois a minha maior preocupação é mesmo o inverno.
nelson_r
26-08-2009, 08:23
Olha Ruy entendo-te perfeitamente. Por vezes é esse também o meu dilema. mas quando se tem à disposição trilhos e caminhos óptimos para o BTT à porta, é muito difícil pensar unicamente em estrada.
Comprei a estradista a um amigo, investimento mais baixo do que se fosse nova e não me arrependi. Neste momento faço quase 70% de estrada e o restante de BTT.
Quanto ao inverno, julgo haverem pneus de estrada adequados, mas o que gosto realmente é de lama, por isso no inverno só BTT (se não chover e não estiver muito frio, quem me acompanhará será a estradista).
Cumprimentos ciclísticos
O mais certo será vender a minha, compro uma estradista em segunda mão (que por 500 ou 600€ já se encontra muita coisa boa) e compro uma rija nova de btt. e assim mato dois coelhos...
P.S. A maria com uma em casa já me chateava ... com duas então :D
Eu quando pensei em comprar uma asfáltica também estabeleci como valor máximo, entre 500 a 600 euros.
Depois comecei a ver e quando dei por mim já andava entre os 1500 e 2000 euros.
Acabei por comprar uma por 1500 euros, em que o preço de tabela é de 2000 euros.
Boa compra.
Martins228
30-09-2009, 15:56
Simplesmente porque estrada é estrada... Nada mais.
Nolimits
29-10-2009, 13:26
PORQUE É UM ESPETÁCULO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D
PS - e além disso para quem tem um grupo com quem pedala desfruta-se da companhia dos amigos muito mais do que os "enlameados e poeirentos";)
Tem calma Paulo Murça,ainda nao vista ninguem aqui a chamar limpinhos ou enfemeninados ao people da estrada.......................gosto das 2 vertentes,respeito todos os que andam de bicicleta...............cumps
Em estrada o material tem menos desgaste que as do monte. Depois para quem mora num apartamento e chegar a casa com a maquina cheia de lama, nao da la muito jeito! principalmente para quem nao tem mulher a dias!:D
Tenho uma bike de btt, mas a estrada chama-me muito mais a atenção.
Abraço
Martins228
29-10-2009, 14:45
Tem calma Paulo Murça,ainda nao vista ninguem aqui a chamar limpinhos ou enfemeninados ao people da estrada.......................gosto das 2 vertentes,respeito todos os que andam de bicicleta...............cumps
Nolimits, sabes porque não podes chamar limpinhos ou enfemeninados ao peolpe da estrada? Porque eles suam mais e sofrem mais que o people do monte.
Claro que as duas são curiosas e importantes e temos que respeitar gostos, mas que caramba...Isto é um forum de Ciclismo enão BTT, daí que o pessoal goste muito de estrada. Só isso
Concordo com o amigo martins!
Abraço
felizardo
29-10-2009, 16:42
Nolimits;
conhecendo eu o Paulo estou certo que ele não quis dar o sentido pejorativo que tu pareces estar a associar. Ele próprio fez BTT.
Cada macaco no seu galho. Acho mt bem.
Eu também pratico as duas variantes. Aqui falo de ciclismo puro asfaltista, no forum btt, falo de calhaus, lama e pó.
Se todos pensarmos assim, todo o mundo se entende.
:cool:
alem de tudo o que foi dito, esqueceram-se de um pormenor:
a malta de estrada consegue ver as pernas das meninas em mini saia quando estas estão paradas nos seus popós nas filas de trânsito ou estacionadas, eh,eh. (à custa disto quase que me enfiava por um café adentro tão distraído que estava)
el gato " as mulheres não lhe resistem..."
Bem, boa pergunta...a minha resposta tem uma história por trás e que passo a contar:
Primeiro que tudo queria perder peso (o meu curso rebentou, irremediavelmente, com a minha antiga boa forma) e não me apetecia ir para um ginásio.
Segundo, tenho dois amigos que fazem BTT e que me aliciaram um pouco. Bem, andei alguns meses a estudar a coisa e, comprei uma Scott Scale 70. Espectáculo de bike!! Sempre gostei de estrada, mas como queria uma bike versátil que me permitisse andar quer na estrada, quer no mato com os amigos, escolhi uma de BTT.
Entretanto, acontece a minha primeira volta a sério com eles: subir a Serra D'aire!! Lá fomos um dia de manhã, subir a dita cuja.
Bem, a subida foi desastrosa, sempre a partir pedra e com pó à mistura e um EMPENO DESCOMUNAL! A descer, na minha cabeça a decisão foi tomada: só ouvia era pedras a baterem no quadro e o diabo a sete!! "EH PAH, ANDEI EU A TRABALHAR QUE NEM UM MOURO PARA COMPRAR ISTO E AGORA, NUMA VOLTA, ESCAVACO JÁ ISTO TUDO???"...naaaaa...
Depois disto, meti-lhe umas rodas mais leves, com pneus de estrada e comecei a andar só pelo asfalto. Escusado será dizer que as rodas nunca mais de lá saíram!
Entretanto, uma coisa leva à outra, o rendimento que uma bike de BTT dá em estrada não se aproxima do que dá uma fininha e pronto, lá fui eu vender a bike para compar a minha magrelas!
E pronto...já está! lol
Para além disto (mariquices com o material como eu gosto de lhe chamar), gosto da estrada porque a velocidade é maior, as distâncias percorridas são maiores...e porque eu sou mais uma pessoa de resistência e cadência certa, ao invés de andar "aos arranques"...
Um abraço a todos e boas voltas!
Over&Out
Bem, boa pergunta...a minha resposta tem uma história por trás e que passo a contar:
Primeiro que tudo queria perder peso (o meu curso rebentou, irremediavelmente, com a minha antiga boa forma) e não me apetecia ir para um ginásio.
Segundo, tenho dois amigos que fazem BTT e que me aliciaram um pouco. Bem, andei alguns meses a estudar a coisa e, comprei uma Scott Scale 70. Espectáculo de bike!! Sempre gostei de estrada, mas como queria uma bike versátil que me permitisse andar quer na estrada, quer no mato com os amigos, escolhi uma de BTT.
Entretanto, acontece a minha primeira volta a sério com eles: subir a Serra D'aire!! Lá fomos um dia de manhã, subir a dita cuja.
Bem, a subida foi desastrosa, sempre a partir pedra e com pó à mistura e um EMPENO DESCOMUNAL! A descer, na minha cabeça a decisão foi tomada: só ouvia era pedras a baterem no quadro e o diabo a sete!! "EH PAH, ANDEI EU A TRABALHAR QUE NEM UM MOURO PARA COMPRAR ISTO E AGORA, NUMA VOLTA, ESCAVACO JÁ ISTO TUDO???"...naaaaa...
Depois disto, meti-lhe umas rodas mais leves, com pneus de estrada e comecei a andar só pelo asfalto. Escusado será dizer que as rodas nunca mais de lá saíram!
Entretanto, uma coisa leva à outra, o rendimento que uma bike de BTT dá em estrada não se aproxima do que dá uma fininha e pronto, lá fui eu vender a bike para compar a minha magrelas!
E pronto...já está! lol
Para além disto (mariquices com o material como eu gosto de lhe chamar), gosto da estrada porque a velocidade é maior, as distâncias percorridas são maiores...e porque eu sou mais uma pessoa de resistência e cadência certa, ao invés de andar "aos arranques"...
Um abraço a todos e boas voltas!
Over&Out
Paulo Murça
03-11-2009, 00:02
NoLimits,
longe de mim querer com o que disse estar a "ferir susceptibilidades", foi apenas uma "brincadeira", mas também não posso concordar com o "enfemeninados", o que isto tem a ver com algo daqui?!?!?!?!
Martins228 gostei da resposta
abraço a todos e boas pedaladas
Não gosto de desportos colectivos (ex. futebol), então como preciso de praticar desporto adquiri uma boa bike de BTT, é onde me sinto melhor, pelos trilhos pela técnica, pelos locais que se conhecem, contacto com a natureza , camaradagem etc…
Recentemente adquiri em 2 ª mão uma roda fina (lapierre s-lite 300 com ultegra) neste momento é com essa que passo mais tempo a praticar o meu desporto favorito (ciclismo) como os dias agora têm menos horas de sol, durante a semana raramente tenho companhia para pedalar então dá mais jeito andar de fina, mas sempre que ando na estrada a sensação que me dá é que me estão sempre a querer matar (não me sinto seguro a rolar com carros a fazer tangentes, não se desviam um milímetro para fazer a ultrapassagem) por isso a minha modalidade é e será o BTT.
Burning Dogma
03-11-2009, 17:01
Também é preciso sabermos-nos defender, dentro do possível. Por exemplo, há muitos automobilistas que ultrapassam mesmo dentro de curvas. O que devemos fazer é irmos para o meio da faixa para não deixar que eles passem. Quando virmos que não vem ninguém e que eles podem passar sem problema, basta fazer sinal. Faço isso muitas vezes e a maioria até dá duas buzinadelas ou levanta o braço a agradecer. Não podemos andar sempre remetidos para a berma das faixas, se não então é que eles fazem tangentes a toda a hora.
atençao nos temos 1 metro da guia para dentro da estrada.
por isso nos tambem temos direitos,quando a estrada tem uma boa berma,vou para a berma,mas quando nao tem berma,ou esta impossivel de la andar,claro que nao vou.
muitos automobilistas pensam desconhecem certas regras.
é como numa rotunda temos exactamente a mesma prioridade que um automovel.
Nolimits
17-11-2009, 16:14
Boas pra todos,Paulo Murça e Martins 228,o nosso gosto é plas 2 rodas,e apesar deste ser um forum de ciclismo ainda nao vi nenhum moderador a proibir alguem de falar de btt,o que muito plo contrario e de salutar é largamente comentado por muitos que ainda o praticam ou que passou por ai a sua evoluçao nestas coisas das bicicletas.......agora a dos enfemeninados.....basta pensar um pouco....todos nós sabemos que pra quem pratica qualquer desporto de uma forma assidua a depilaçao e o uso de vestuário de licra,traz muitos beneficios,mas pra quem desconhece essa parte,nao será um pouco esquesito,ja pra nao falar de situaçoes mais que caricatas....pesssoal que ainda agora começou a dar as primeiras pedaladas e ja se raparam todos.....e pra quê???? pra bike tar a ganhar teias de aranha na garagem.........abraços
Gualdinof
20-11-2009, 09:06
Boas
Sinceramente ando mais na fininha por falta de companhia para o Mato, mas o custo de manutenção tambem é de extrema importancia.
na minha fininha em 14.000km apenas gastei pneus e mais nada, algo impensável de fazer no BTT.
Cumpts. GAF
Burning Dogma
20-11-2009, 12:38
E calços de travão? Se calhar sou eu que travo muito:D
Oscargoka
09-12-2009, 22:22
Boas
Faço BTT a 5 anos e é sem duvida a adrenalina total, tenho tambem uma asfaltica que me dá muito prazer principalmente no Verão quando digo vou a Povoa de Varzim a esplanada beber um fino e já venho , só são 80 kms :D
Um abraço para todos e boas pedaladas.
Engraçado ter encontrado este tópico, sendo que me revejo em algumas histórias por aqui contadas. Sempre tive a paixão das bicicletas e há uns anitos quando ganhei minha independência financeira lá fui comprar uma bicicleta em condições, pelo menos melhor do que a bicicleta de supermercado que tinha até então :) Optei por comprar BTT com o mesmo pretexto de muitos de vós, dá para tudo, se me apetecer desviar para um trilho, subir um passeio ou apanhar uma estrada em mau estado não há crise. No entanto, o uso da BTT só veio clarificar realmente aquilo que mais me atrai no ciclismo, a estrada! Comecei a fazer contas aos kms percorridos e talvez 70% ou mais tenham sido em estrada! Para além disso comecei a ficar saturado de uma série de aspectos relacionados com a BTT:
- Manutenção caríssima e frequente.
- O facto de cada vez que saio para o mato chegar a casa com a bicicleta a meter nojo e passar mais tempo a limpá-la do que em cima dela
- O preço de novos componentes, na minha opinião bastante inflacionados.
- A massificação absurda em torno do BTT. A coisa pegou moda, tornou-se num enorme negócio para lojas e organizadores de maratonas, passeios e afins que, na maioria dos casos, acabam por se transformar num pretexto para o pessoal beber minis e comer bifanas!
- O absurdo que é assistir a discussões sobre eventos de BTT em que a qualidade do petisco ou das lembranças é mais importante do que tudo o resto.
- A quantidade exagerada de participantes em maratonas/passeios tornando complicado circular no mato, quando devia ser o contrário.
Por estes motivos e mais alguns tomei uma decisão. Em vez de gastar dinheiro com upgrades para a BTT porque não comprar uma de estrada? E é exactamente esse o meu objectivo a curto/médio prazo. Pensei em desfazer-me da BTT mas sei que terei vontade de ir para o mato de vez em quando, até porque sou da opinião que BTT e Estrada complementam-se perfeitamente. Embora sou sincero, a estrada fascina-me mais!
pauloeste
30-12-2009, 16:04
Realmente Lê-se aqui de tudo... Até que há mais camaradagem na estrada que no BTT... isto nem me merece comentários;
Outros que na estrada é que é emocionante e o BTT tem mais que ver com os "Morangos...";
Outros ainda que o Btt é que é uma moda como o Surf:eek:...
Enfim são opiniões....
Também eu tenho a minha:
Comecei a andar de bicicleta com cerca de 6-7 anos e com 15 o meu pai ofereceu-me a primeira bike a sério: uma CORSA de estrada roda 28" com tripla pedaleira, manipulos das mudanças no tubo diagonal, em tons branco e laranja metalizados.
Foi uma bicicleta que me acompanhou até aos 20 anos. Fiz milhares de quilómetros com ela. Mas a verdade é uma: Por aquela altura começou a ouvir-se falar em (Portugal) em bicicletas de todo o terreno´, facto que me despertou a atenção (Inicio dos 90).
Experimentei e até hoje é das que gosto mais.
Tanto que só voltei a ter estrada há cerca de um ano a esta parte.
Na minha húmilde opinião, emoção é num single treck com umas pedras e raizes, bem inclinado. Isso sim é emoção.
Se me disserem: "tenho medo de descer porque isso mete medo"; "não gosto de andar enlameado", "o material tem grande desgaste", até compreendo...
Agora que a estrada tem mais emoção... só se for pelas razias feitas pelos enlatados:D
Tenho 39 anos de idade, 3 bikes de BTT (sendo que uma tem 15 anos) e só voltei a comprar estrada para ganhar endurance, fazendo muitos quilómetroas em menos tempo e por influência de amigos do pedal, que também fazem estrada.
Estrada é engraçado mas é mais para treinar porque emoção é BTT.
Não levem a mal, é apenas a minha opinião.
Eu gosto de andar em estrada porque me faz aprender a conduzir melhor!
Fora a piada, gosto de pedalar em estrada pois consigo tirar muito mais rendimento a nível de esforço.
Boas pessoal,
Era praticante de BTT mas como fui proibido pelo "veterenário" devido ás artroses nos joelhos e pé disse-lhe que não iria de deixar de andar de bike, ele disse-me que eu podia andar só que... no alcatrão, então no mesmo dia lá estava eu a trocar a minha Orbea por uma Giant TCR, nunca na vida tinha andado numa "fininha" mas se soubesse o que sei hoje podem querer que não tinha ido para o BTT....são gostos....:D
Cumprimentos.
Alessandro
09-01-2010, 21:19
Ainda nao comprei minha fininha, mas pedalo com minha BTT na estrada e para isso utilizo pneu na medida 26 x 1.0.
O pedal na estrada flui muito melhor e podemos ir bem mais longe
pre_historico
09-04-2010, 22:22
eu sou mais um que vem do BTT (desde 1999 até 2006 com uma BH com gripshift SRAM que ainda funciona, agora é uma Spec) em que a primeira bike foi em 1994 comprada no continente.
para começar comprei uma BH volan.
não me parece que 100km em estrada sejam mais bucólicos do que 100km pelo mato (o verdadeiro silêncio é no mato)
faço regularmente 80km em asfalto e em mato. gosto de ambos. a única diferença é que no asfalto ainda dá para fazer mais 80...mas mato é mato
Ao ler por aqui estes tópicos revi-me em alguns deles. Fiz competição de atletismo durante aproximadamente uma década e no verão era quando tinha menos provas e aproveitava logo para terminar a temporada, então resolvi compra uma bike e com tendência para uma fininha (pois desde sempre fui fã de ciclismo, da volta a Portugal, tour, vuelta, etc, desde os tempos de Indurin), contudo as BTT estavam na moda e como vivo no campo pensei ser mais apropriada pois permitia-me ir a qualquer serro enquanto que em estrada só tinha 3 ou 4 opções. Assim comprei a minha BTT, uma scott, para andar apenas nas paragens do atletismo até que em final de 2006 abandonei o atletismo e me passei a dedicar ao BTT, treinando regularmente e participando em passeio e maratonas (nada de competições, para isso chegou-me o atletismo). Apesar de tudo o bichinho da estrada morava cá e então quando via o Tour ou a volta a Portugal fermentava, até que em 2008 resolvi comprar a minha primeira fininha para experimentar, de gama baixa. Actualmente já a troquei por outra de gama alta pois o vício anda em alta.
No entanto continuo a gostar muito de fazer BTT e participar em eventos. É tudo andar de bicicleta mas vícios diferentes, por um lado a velocidade a força por outro a potência, explosão, técnica, perícia, gozo de saltar e ultrapassar obstáculos. Na estrada é a cadência certinha, o conseguir fazer esta e aquela média, as maiores distâncias percorridas, a adrenalina de fazer descidas a alta velocidade, subir, subir e subir a bom ritmo, os jogos de equipa, as estratégias, os ataques na altura certa, etc... Enfim uma paixão! E eu ñunca entrei em competição em estrada mas ainda tenho vontade de experimentar e também o duatlo.
Opção de vida...
Há quem viva Futebol, respire Futebol...blá blá blá futebol...
Eu, ando de bicicleta.
Porque o monte suja muito a bike! :)
Boas pedaladas
Porque o monte suja muito a bike! :)
Boas pedaladas
Mesmo na Mouche!
Na estrada pouca é a limpeza que se dá na bike, já que raramente se suja!
E acrescento... anda-se mais depressa, com um passo muito mais certo...
O único problema, é o trânsito!
zé Marco
16-06-2010, 23:02
Comecei a andar em estrada para ter mais pedalada para o btt... neste momento sou viciado no ciclismo de estrada e raramente sujo a bike de btt:D
Realmente Lê-se aqui de tudo... Até que há mais camaradagem na estrada que no BTT... isto nem me merece comentários;
Outros que na estrada é que é emocionante e o BTT tem mais que ver com os "Morangos...";
Outros ainda que o Btt é que é uma moda como o Surf:eek:...
Enfim são opiniões....
Também eu tenho a minha:
Comecei a andar de bicicleta com cerca de 6-7 anos e com 15 o meu pai ofereceu-me a primeira bike a sério: uma CORSA de estrada roda 28" com tripla pedaleira, manipulos das mudanças no tubo diagonal, em tons branco e laranja metalizados.
Foi uma bicicleta que me acompanhou até aos 20 anos. Fiz milhares de quilómetros com ela. Mas a verdade é uma: Por aquela altura começou a ouvir-se falar em (Portugal) em bicicletas de todo o terreno´, facto que me despertou a atenção (Inicio dos 90).
Experimentei e até hoje é das que gosto mais.
Tanto que só voltei a ter estrada há cerca de um ano a esta parte.
Na minha húmilde opinião, emoção é num single treck com umas pedras e raizes, bem inclinado. Isso sim é emoção.
Se me disserem: "tenho medo de descer porque isso mete medo"; "não gosto de andar enlameado", "o material tem grande desgaste", até compreendo...
Agora que a estrada tem mais emoção... só se for pelas razias feitas pelos enlatados:D
Tenho 39 anos de idade, 3 bikes de BTT (sendo que uma tem 15 anos) e só voltei a comprar estrada para ganhar endurance, fazendo muitos quilómetroas em menos tempo e por influência de amigos do pedal, que também fazem estrada.
Estrada é engraçado mas é mais para treinar porque emoção é BTT.
Não levem a mal, é apenas a minha opinião.
boas.
eu estou de acordo e digo o mesmo que o pauloeste,ja faço btt a mais tempo do que andar de fininha,e gosto muito de adrenalina,de andar no mato,adoro saltos,descidas,no entanto nao pratico mais derivado a maioria do pessoal que conheço faz tudo estrada,e gosto de fazer estrada e é uma boa preparaçao para o btt,e depois adoro velocidade,e na minha opiniao em estrada ha mais companheirismo.
abraço
paradawt
16-06-2010, 23:16
Estrada porque gosto mais da vertente velocidade e tiradas longas.
Por outro lado, também não tenho grandes aptidões para o monte.
Gosto mais das bicicletas em si e das competições de estrada.
Cumprimentos.
mais uma razao para tambem gostar de btt,é que é fais facil entrar em competiçoes,ja que no ciclismo nao é assim tao facil,ou nao ha muitas hipoteses.
pedrofeijo
17-06-2010, 18:20
Primeiramente começei bem novo a andar de bicicleta de estrada,álias aprendi a andar numa Peugeot azul celeste de estrada.Porém após uma queda deixei as bicicletas.Só há 4 anos voltei a andar, e numa de Btt,mas em breve o bicho da estrada lá voltou ,e não resisti .De longe prefiro andar de bicicleta de estrada,dá-me mais pica .Quer seja pela a velocidade,ou pelo andar em grupo a centimetros de outra roda,ou pelo simples facto de gostar da rigidez de uma bicicleta ,com os pneus a 8 bar's em contacto com o asfalto.
companheiro do feijo andar a grandes velocidades na roda isso são coisas dos rodinhas é mas é andar com o peito ao vento.
Mas ele há lá comparação. Detesto andar no mato. Aquelas rodas, os gomos do pneus, a lama, o pó é tudo um horror. Andar ali aos saltos no meio das pedras, pum catrapum, não é para mim. Suspensão?! Molas por todo o lado. Isso é coisa de carro não de bicicleta.
Ciclismo é rendimento. É pedalar é andar é eficácia é percorrer kms e kms, subir, descer, velocidade, cadencia, curva contra curva. Quando vejo a malta do btt cheia de lama... Nã, fiquem lá com os tractores que vou ali já venho.
pedrofeijo
17-06-2010, 21:02
Também ,mas de vez em quando tem de se dar descanço ao pernil...
vBulletin v4.1.11, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.