View Full Version : Tubeless: é possível?
nelson_r
02-04-2009, 21:36
Ora aqui está algo que perturba a minha mente. É possível tubeless em bicicletas de estrada?
:confused: :confused: :confused:
Mangelovsky
02-04-2009, 23:37
Montei uns pneus 1.25 na btt a semana passada e senti-me tentado a experimentar... Mas como era para uma prova e não havia garantias, acabei por desistir da ideia.
Também gostava de saber se existe alguma coisa
Burning Dogma
03-04-2009, 18:14
Não só é possível como já é uma realidade. Tanto a Campagnolo como a Shimano já tem rodas que permitem montar um clincher normal, como um pneu tubeless. A nível de pneus penso que ainda só existe um modelo, o Hutchinson Tubeless não sei das quantas. Segundo as marcas ganha-se na resistência ao rolamento e nos furos, que supostamente serão menos. Mais ano, menos ano, o tubeless vai ser o standart. Basta a Mavic lançar uma roda compatível e aparecerem no mercado mais opções a nível de pneus e é tudo a mudar para o tubeless. Foi +/- assim que aconteceu no BTT.
Tambem penso que ja existe pneu sem camera a muitos anos. BAIUR !
Agora tubless sei que ixiste mas ainda nao vi !
koalaboy
06-05-2009, 21:07
Boas,
a Hutchinson equipa a Francaise (equipa Protour) com pneus Tubeless. Não sei se já estão disponiveis para o público em geral, nada como ver no site da marca
Cumps
Carlos Pires
19-06-2009, 01:13
Hutchinson fusion 2 tubeless, brevemente no mercado o Atom e o Intensive anbos da Hutchinson. Existem já rodas Campagnolo, Fulcrum, Shimano e Corima versão tubeless, só falta a Mavic...
Só um aparte, so quem nunca remendou um boyou é que pode dizer que não tem camara...
Burning Dogma
19-06-2009, 10:20
Hutchinson fusion 2 tubeless, brevemente no mercado o Atom e o Intensive anbos da Hutchinson. Existem já rodas Campagnolo, Fulcrum, Shimano e Corima versão tubeless, só falta a Mavic...
Só um aparte, so quem nunca remendou um boyou é que pode dizer que não tem camara...
Tem e não tem. Quando se diz que não tem é no sentido de não dar para mudar a câmara a meio de uma volta, como se faz num pneu normal.
meunickmp
19-06-2009, 17:19
Sempre usei pneu com câmara de ar, e se durante a volta a coisa corre mal, sempre dá para trocar. Com o tubeless, como é? tem que trocar o pneu? se for, ficará bem mais caro que trocar uma simples câmara de ar.
meunickmp, podes sempre colocar uma câmara de ar.
O problema é que se o pneu tubeless der barraca, será provavelmente por um rasgo ou algo do género e dependendo da dimensão do rasgo poderá ou não aguentar-se com a câmara.
Jose Julio
19-06-2009, 21:42
E os Tufo,têm????????:rolleyes:
Carlos Pires
22-06-2009, 00:19
Boyou tem camara.
O tubeless em estrada está em evolução, poucas marcas ainda apostam, mas será sem duvida o futuro...
As rodas tubeless tem uma dinamica diferente, tem vantagem nos furos rapidos (snake bite), onde apanha a camara de dois lados, as perdas de ar são mais lentas. Em muitos casos dá mesmo para chegar a casa.
para quem usa boyou, pode-se dizer que tem quase todas as vantagens dele e do pneu, so experimentando...
Já alguém tentou converter um pneu normal em tubeless? No Btt usa-se e com bons resultados, penso que pode resultar usando os mesmos procedimentos, nos aros mavic Ksyrium por exemplo, sem os furos dos raios, bastaria apenas adaptar a válvula e usar o liquido selante, penso eu. Mas só mesmo experimentando.
JMV, estás disposto a arriscar que um pneu adaptado a tubeless descole do aro numa curva a alta velocidade, com trânsito a circular em sentido contrário?
Só que no BTT as pressões usadas são metade ou 1/3 das usadas em estrada e os pneus usam talões muito mais grossos. Por isso é que neste momento só existem poucos e mui caros pneus tubeless para estrada. O próprio mentor do sistema "tubeless adaptado" (Stan da NoTubes) avisa que os riscos de se adaptar são os referidos pelo duchene: rebentamento.
Tal como no BTT o pneu Tubeless está reforçado. No caso da estrada o pneu tem talões em carbono para aguentar a pressão.
Jepas
vBulletin v4.1.11, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.