PDA

View Full Version : E uma subida de...28kms???

Nozes
01-04-2009, 00:28
Boas malta do pedal!

Espero que não se tenham assustado e fugido...:D
Alguém por aqui já ouviu falar na serra da Lousã?Claro que sim!O paraíso do btt mais virado para o downhill e all-mountain também esconde um desafio que nenhum ciclista de estrada que diga que gosta de subidas deve deixar passar...
A subida até ao alto do Trevim,topo da Serra da Lousã,a 1200m de altitude,tem,desde a linha de caminho de ferro frente ao pavilhão de exposições até ao topo,27.7kms,dos quais apenas cerca de 500m são deitos a descer:eek:
A subida tem uma inclinação constante e relativamente suave durante practicamente toda a sua extensão,sendo que os últimos 3kms são os mais inclinados.
Eu já fiz este grande desafio por 3 vezes (uma vez por ano),o meu melhor tempo foi 1h33m...um amigo meu fez o ano passado 1h13m.

Alguém conhece esta subida?
Alguém está interessado em conhecê-la??
Que tal daqui a uns tempos juntarmos uma malta e...mandarmo-nos por ali acima??

Boas pedaladas

cesarazul
01-04-2009, 07:38
Eu não conheço, mas é um desafio a não perder.

Por acaso já ando para ir à Lousã, mas para praticar BTT, desde que comecei nisto à séria, desde 2003.
Se calhar sou capaz de lá ir ainda primeiro com a fininha!!! :D

Cump's
César Azul

felizardo
01-04-2009, 11:44
Parece ser o meu tipo de subida: pouco inclinada mas longa.

Mais uma para adicionar à lista. Falta convencer os meus companheiros de equipa, que fazer estas coisas sozinho não tem tanta piada.

Obg Nozes.

pmmf_GUARDA
01-04-2009, 12:08
Eu a maior súbida que fiz foi Manteigas-Torre, por estrada, numa bicicleta btt com roda 26'x2.00 :eek:

Interceptor
26-04-2009, 21:48
Tambem quero!!!!

silvioferraz
26-04-2009, 22:43
Eu gostava muito... se tiver pernas para vos acompanhar.

É propor uma data e ataquemos o alto de Trevim.

Abraço

super.byke
27-04-2009, 19:17
Eu já fiz uma semelhante. De Monção para Castro Laboreiro são quase 30 Km sempre a subir...

Pelintra
10-05-2009, 23:03
Eu quando monto na bicicleta no minimo é para andar em cima dela:rolleyes:ou ao lado dela:eek: sempre umas 3 horas tanto faz ser a descer ,....como a descer:D.

Por isso alinho, .......a fechar o pelotão

Nozes
13-05-2009, 23:46
Boas malta!
Já temos data para a subida ao Trevim! 27 de Junho,sábado,é a data escolhida,horas ainda não estão combinadas,mas será por volta das 9h30/10h.
Mesmo que faça calor,não há que preocupar,a subida é feita mais de metade á sombra,e no topo sopra uma brisa fresquinha...:)

Passem a palavra,para juntarmos uma malta porreira...acreditem que vale a pena!

ps:Se fizer calor,tragam calções de banho!A praia fluvial do castelo da Lousã é um espectáculo!;)

silvioferraz
14-05-2009, 12:21
Aos sábados não posso, talvez numa próxima.

Abraço e forte subida

FRINXAS
20-05-2009, 18:31
Rico amigo.... Convida-nos para coisas baos ao menos!!!!!!!! ;)

nogueira.nuno
22-05-2009, 21:44
Quantos vão á volta?? Talvez o pior para muito será o Sabado!!

Nozes
23-05-2009, 23:01
Boas!
Em princípio já estamos combinados uns 7 ou 8...penso que até lá mais malta se juntará.
Não há que ter medo,como já disse,a subida é acessível,embora muito longa,e acreditem que vale a pena o esforço,a serra da Lousã é um dos sítios mais bonitos de Portugal!

O facto de irmos ao sábado tem a ver com o meu horário de trabalho,e porque muita gente tem outras coisas combinadas para os domingos...

Vá lá,pessoal,juntem uma malta e venham passar uma manhã diferente num sítio diferente...afinal,a seguir à subida de 28km,vem uma descida de...28km!!! ;)

Burning Dogma
28-05-2009, 20:58
http://www.climbbybike.com/climb.asp?Col=Serra-da-Lousa&qryMountainID=7245

Para os corajosos planearem a subida:D Não sei se os dados estão certos, mas devem estar.

Nozes
28-05-2009, 23:37
Burning Dogma,esse track é da subida feita do lado de Castanheira de Pêra,nós vamos subir do lado da Lousã...de qualquer modo obrigado pelo interesse!

Vamos lá pessoal,e não se esqueçam de trazer os calções de banho,se estiver calor,vamos dar um mergulho às espectaculares piscinas naturais,junto ao castelo! ;)

Afonso_Albufeira
03-06-2009, 10:57
Experimentem a fazer a subida de Seia até à Torre (+-29km) e depois digam-me qualquer coisa.

Nozes
03-06-2009, 15:43
Afonso,já fizeste a subida do Trevim?
Todos sabemos que Seia-Torre é duro,mas não se trata aqui de fazer "a mais dura",mas sim uma das mais bonitas,e principalmente dar a conhecer a quem nunca sequer ouviu falar!
Serra da Estrela já todos ouvimos falar e,no meu entender,não é nada de especial em termos de paisagem e envolvência...

Vamos lá pessoal,dia 27 todos à Lousã!!;)

silvioferraz
03-06-2009, 19:01
Amigos, parece que daqui para a frente (infelizmente), vou começar a têr os sábados livres e como tal, se calhar vão contar com uma ancora (eu), até lá cima, :D.

Abraço

Afonso_Albufeira
05-06-2009, 10:24
Amigo Nozes, concordo perfeitamente, a subida de Seia à Torre além de ser bem durinha é feia todos os dias !!!

A subida de Manteigas à Torre é que é um espectáculo em termos de paisagem.

A de Manteigas às Penhas Douradas tb é bastante bonita.

Nozes
20-06-2009, 12:26
Boas malta!
Então falta uma semana para a subida ao Trevim...vamos lá a saber,quem é que vai?
Aqui de Santarém vamos uns 5 ou 6,em princípio 2 dos quais com bike de btt com rodas de estrada.
Recordo que o encontro está marcado para as 9h30 junto ao pavilhão de exposições da Lousã,e a partida para as 10h (mais coisa menos coisa).
Para quem está com medo do calor,lembro também que a maior parte da subida é feita à sombra,existem fontes pelo caminho e lá em cima há sempre uma brisa fresquinha ;) além de
no fim podermos dar um salto à praia fluvial do castelo,que é espectacular!

Quantos mais formos,mais fácil é encontrar alguém com o mesmo andamento,e ter companhia para este desafio...

Até sábado!;)

Burning Dogma
20-06-2009, 18:48
Como eu gostava de ir fazer essa subida. Essa serra é magnífica, tem paisagens brutais. Só posso recomendar a quem vai que disfrute da beleza da serra, pois é um espectáculo.

Como disse o Nozes, aproveitem para ir dar um mergulho à praia do castelo, a água é bem fria, mas agora com o calor sabe sempre bem:D

silvioferraz
20-06-2009, 18:56
Infelizmente não vou mesmo poder ir... nem imaginam a pena que tenho de faltar a um encontro porreiraço destes.

Espero que seja o primeiro de muitos.

Abraço

koalaboy
20-06-2009, 20:52
Ora aqui está um desafio bem interessante, mas infelizmente tenho as 3h de resistência nocturnas em Leiria nesse mesmo dia... :(

Assim, resta-me desejar uma boa subida e uns bons banhos ao pessoal! ;)

Boas pedaladas

indy
30-06-2009, 10:35
Boas.
Afinal que tal correu isto?

caetano
01-09-2009, 09:18
novidades da subida a trevim?

nfelix
02-09-2009, 15:07
realmente também estava curioso para saber como tinha corrido...

amanha (quinta-feira), eu e uns amigos vamos subir a trevim.. ou pelo menos tentar... é que vai ser a primeira vez que nos aventuramos numa subida deste calibre!!

vamos sair de Coimbra a rolar nas calmas até à Lousã, assim já fica o aquecimento feito... depois é só ter perninhas para chegar lá em cima!! :D
se houver interessados, é só aparecer nas novas bombas de gasolina do Jumbo, ao lado do também novo Pingo-Doce, ali mesmo ao lado do parque de campismo, às 9:00h!

depois digo como correu... :D

carlo 156
02-09-2009, 15:35
No próximo dia 27 está agendada mais uma subida à serra da Lousã.

nfelix
03-09-2009, 20:40
bom, como tinha dito que dizia alguma coisa, pois cá estou eu... :D
desafio cumprido!!!
foram mais de 100km a rolar desde Coimbra, 1h45min a subir... contagem feita desde a Lousã até ao portão de entrada para o recinto das antenas de Trevim!!

que posso dizer... eu que nem de carro lá tinha ido, para mim foi espectacular... gostei tanto que acho que vou lá voltar no Domingo!! é que eu e os meus companheiros começamos a subida a medo, um pouco na expectativa de ver o que nos saía na rifa... como nenhum conhecia a subida, lá fomos pedalando a um ritmo relativamente baixo (se calhar também não andaria muito mais depressa :D ) mas pronto lá fomos por ali a cima... paisagem fantastica, temperatura optima, se bem que lá mais acima fazia um pouco de frio, mas nada de mais.... muito pouco transito, ou quase nenhum ( passaram 3 carros por nós durante a subida toda)
sem dúvida, aconselho a todos a irem conhecer, não é necessário ser um trepador nato, até porque acho que não é uma subida muito sofredora, se bem que na última parte, como aqui já disseram, é mais dura mas faz-se... :cool: mas a inclinação é muito constante, não tem assim de repente rampas impossiveis... acho que com algum juizo, pelo menos na 1ª vez, é uma subida longa mas tranquila, e muito muito bonita... com as aldeias de xisto sempre no horizonte... apetece mesmo estar sempre a parar e tirar fotos... mas como parar é morrer... não houve fotos para ninguém!! :D

a sério, gostei mesmo muito! vale mesmo a pena o esforço!!!

RoKKy
04-09-2009, 02:28
Parabéns nfelix :)

Também gostava de a fazer um dia... Vamos ver se há malta de Braga que alinha!

caetano
04-09-2009, 14:18
por curiosidade,qual é o tamanho do vosso pedaleiro pequeno?

nfelix
04-09-2009, 15:48
bom, eu fiz a subida com 39/53 e cassete 25-12 e não senti falta de andamentos mais leves... :cool:

nfelix
06-09-2009, 17:30
e não é que voltei lá hoje mesmo...!!! é que achei a subida tão fixe, e tive que lá voltar, mas desta vez fui sozinho... hoje no ponto de encontro habitual, não apareceu ninguém... e lá fui eu rumo à Lousã, apenas com o objectivo de fazer a subida o mais rápido que pudesse...confesso que me quis armar em carapau de corrida, mas pronto, lá cheguei aos portões das antenas de Trevim novamente, mas desta vez, levava já um empeno tal que quando parei só pensava como ia eu voltar para Coimbra... :D é que tal foi a vontade de fazer a subida rápido, e acabei por dar quase tudo o que tinha, cheguei lá em cima rotinho... (só guardei um bocadinho para a descida, que desta vez o piso estava seco... :D a descida é alucinante!! :eek:)
1h23min, foi o tempo que demorei a subir os 30km que separa a Lousã de Trevim!!

confesso que já não devo lá voltar tão cedo... :D a ver vamos!!!
acreditem que a subida é viciante... um pouco mais dura quando se tenta fazê-la depressa... mas como quem corre por gosto... :D

quem ainda não fez, que a vá fazer, vale mesmo a pena...
cumps!

carlo 156
28-09-2009, 00:14
Mais uma subida à serra da Lousã.

http://fotos.sapo.pt/yuTvFvN6jdrCFh0CHrzZ/
http://fotos.sapo.pt/unbKgfSCRhnh7086lHIm/

fogueteiro
12-11-2009, 08:52
Pessoal

Eu já conhecia mto bem esta serra. Já lá acampei, já percorri grande parte dela em caminhadas, e pessoalmente considero-a das mais bonitas, senão a mais bonita, de Portugal e arredores. Pela beleza aconselho-a a todos. Quanto a subir em bicicleta tambem já a subi. Saí de Castanheira de Pera subi ao trevim e desci para a Lousã. Nesta Vila dei meia volta de voltei a subir ao Trevim e descer para Castanheira de Pera. Esta Voltinha dá cerca de 75 kms metade dos quais em inclinação (é lógico), mas é simplesmente expectacular. A inclinação anda sempre nos 3 - 4% com um máximo de 8%, o que realmente não mata mas que mói disso não há dúvidas. Como já foi dito, esta subida, embora menos dura que a Estrela, qualquer que seja a subida, mete-a no bolso pela sua envolvente. Recomendo vivamente

fuel100
12-11-2009, 20:26
Pois eu só subi ao alto do Trevim em BTT/Georaid das aldeias da Lousã.
No percurso de terra batida demorei 1h 53m; 20 Km.
Tenho que experimentar com a roda fina pela E.Nacional.