PDA

View Full Version : Bicicleta de estrada no comboio InterCidades

Luis Mendes
12-02-2010, 12:18
Olá, já transportei a minha máquina no regional, sem problemas, mas alguém já levou a bicicleta no InterCidades ? No site da CP tem algumas informações, mas que não esclarecem a questão por completo :

"As bicicletas podem ser transportadas nos comboios Alfa Pendular e Intercidades desde que desmontadas e devidamente acondicionadas como bagagem que não exceda, nos porta volumes ou por baixo dos bancos, o espaço correspondente aos lugares a que tenham direito"

Desmontadas como ?? O que seria "devidamente acondicionada" e qual é o "espaço a que tenho direito" ???

OBS: Pretendo ir de Lisboa até o Fundão.

fuel100
12-02-2010, 13:04
Por experiência própria (há 3 anos em interegional em dia de semana), pelo que tenho lido e falado com amigos meus que já transportaram a bike em Intercidades ou alfa, é de facto possível, desde que desmontadas as rodas e colocadas ou em cartões ou nas bolsas próprias (semelhantes às da Decatlhon).
Em geral, desde que não vá um pelotão, há espaço para elas nos locais destinados a bagagem maior, junto às portas, mas isso, penso, já depende da consideração do revisor.

caetano
12-02-2010, 15:22
se por acaso o revisor te mandar sair,nunca ficas a pè:D:D

fogueteiro
12-02-2010, 17:24
Há uns anos fui fazer a volta à Ilha do Faial (Açores) e tive que ir apanhar o avião à Portela e fiz a viagem de comboio até Lisboa. Como a bike ia bem acondiccionada não tive problemas com ninguém nem paguei valores extras. O pior foi da gare do Oriente até ao aeroporto, de taxi... tive de convencer o taxista a meter o embrulho lá dentro... não foi fácil, mas isso é outro assunto.:D:D:D

Luis Mendes
12-02-2010, 17:46
fuel100, estive a ver no site da decathlon as bolsas, parece fixe, mas o preço é que não me agrada lá muito, gastar quase 100€ numa bolsa e depois o revisor não permitir que entre com a bicicleta no comboio não me parece muito divertido !

fogueteiro: Uma vez meti a bike num autocarro que vinha de Madri !! fiz isso porque realmente não tinha outra opção, mas foi um risco grande ! :D

fuel100
12-02-2010, 18:11
fuel100, estive a ver no site da decathlon as bolsas, parece fixe, mas o preço é que não me agrada lá muito, gastar quase 100€ numa bolsa e depois o revisor não permitir que entre com a bicicleta no comboio não me parece muito divertido !

fogueteiro: Uma vez meti a bike num autocarro que vinha de Madri !! fiz isso porque realmente não tinha outra opção, mas foi um risco grande ! :D

Eu aproveitei uma promoção há um par de anos e não paguei mais de 50€ na altura.
Relativamente à camioneta, sim, de facto constitui uma boa alternativa ao comboio.
Já a utilizei .
Em Espanha, quando fui fazer o caminho Santiago- Finisterra - Muxia.
Em Muxia meti a bike inteira na bagageira da camioneta e assim viajou para santiago.
Em Portugal, quando fui fazer a travessia da linha do Vouga (desactivada) entre Albergaria e Viseu.
apanhei o comboio interregional em Coimbra e fui com a bike montada até Aveiro.
Em Viseu tive que a desmontar e acondicionar na sacola da Decathlon e assim viajou de autocarro até Coimbra.(depende igualmente da cara do condutor, não em face do peso (até 20kg) mas do volume que não é standardizado.