View Full Version : Jorbi
Para quem ainda não conhce, aqui fica a apresentação de mais uma marca portuga, esta por sua vez a equipar este ano a equipa profissional do Tavira.
http://www.jorbi-bikes.com/index.html
:rolleyes:
Já tinha conhecimento da marca através do BTT e na altura também investiguei as de estrada. Estão realmente muito atractivas esteticamente e parecem boas máquinas! É bom que haja uma marca portuguesa a dar cartas!
Bom dia, de facto é de saudar o aparecimento de uma marca tuga no mercado, e pelo que vi tem modelos bonitos e equipamento para todos os gostos e carteiras...parece-me que os preços pedidos pelas bicicletas estão bem dentro da média, pelo menos no que toca ás de estrada. Boa sorte para este novo projecto :D
ncardoso
06-02-2010, 19:02
Boas,
Efectivamente é de saudar e salutar uma nova marca de Bicicletas no mercado Nacional a "Jorbi", marca Portuguesa. No entanto hoje tive a opurtunidade de ver duas e muito sinceramente a qualidade da pintura deixa muito, mas,... mesmo muito a desejar, bem como, a apresentação das bykes em si.
Muito sinceramente uma marca Portuguesa é bom, mas com qualidade. Num mercado em que todos os anos à novas marcas, que é cada vez mais competitivo a qualidade é sem duvida um factor de diferenciação para o cliente final.
Sou um defensor "do que é Nacional é BOM". Mas neste caso não o posso dizer/escrever.
Nota: Esta observação é unicamente em relação ao visual/apresentação das bykes, não experimentei nenhuma.
Possivelmente o meu nivel de exigencia é muito elevado!!:rolleyes:
Ao ver o site da Vieira e Graça / Bianchi, entre outras, também já tinha reparado.
É a marca deles. Vai substituir a Bianchi na bike oficial da equipa do Tavira, suponho.
VEJAM A MINHA BIKE E A DA JORBI, SAIRAM DO MESMO SITIO SO QUE UMA É 3X MAIS CARA:eek:.
O SET POST TAMBEM É DIFERENTE, CUSTAVA-ME MAIS 70USD, MAS NÃO TINHAM DISPONIVEL NO MOMENTO.
E pesos?
Alguem sabe?
É que parecem-me bikes muito interessantes e termos do equipamento preço não estou a ver melhor.
A Jorbi patrocina este ano a equipa sub-23 Aluvia Valongo.
As máquinas são realmente interessantes, ou melhor, a escolha de componentes é, mas infelizmente sofre do habitual síndrome em algumas empresas portuguesas:
Não há um plano de comunicação bem pensado, a começar pelo nome. A menos que a fonética e o catch em termos de mercado seja mesmo imteressante, já passamos a fase de usar os nomes dos patrões nas marcas.
Pessoalmente, por muito interessante que seja o produto, o projecto vê-se limitado logo à partida por um nome pouco apelativo. E neste caso acho que não resultou. Aliado a isso, um o logotipo mal pensado e perde-se aqui algum do potencial da marca.
No entanto, noutras vertentes, como a test team ao jeito da Cérvelo e o facto de patrocinar equipas e eventos (a maratona BTT de Penafiel vai sortear uma Jorbi) evidencia um bom conhecimento do mercado e poderá dar frutos de futuro.
Só falta ali o tal ajuste que é fulcral, em termos de criação de empatia com o público e que poderia catapultar a marca para uma situação similar às emergentes germânicas que em 3 ou 4 anos representam uma importante fatia das vendas fora dos nomes tradicionais.
[Citação Desnecessária Removida - Consultar Regras do Fórum]
Olá Bom Dia
De facto tens razão no que diz respeito ao "trauma" de ser uma marca nacional, no entanto penso que a Jorbi irá apostar alto, pois vai equipar também a equipa profissional do Tavira e irá ter em vários escalões atletas a fazer o campeonato nacional de maratonas. Segundo um zun zun que ouvi, na vertente de btt, irão também ser feitas provas no estrangeiro.
Espero sinceramente que a marca vingue, mas apenas o tempo o dirá.
Abraço e boas pedaladas.
Filipe
Não há um plano de comunicação bem pensado, a começar pelo nome
Não penso que seja assim mas vamos ver no que dá, para já está a equipar 3 equipas de estrada ( 2 sub 23 e uma pro ), e atenção para quem viu as bicicletas do Tavira são autênticos ferraris, mas atenção são opiniões.
Em relação as de btt as de carbono são lindíssimas ( pena o preço ). Esperem pelo começo da época de btt ( ou mesmo este fim de semana em Águeda com a selecção presente ) para verem os andamentos dos atletas ( btt ).
Quando começarem a andar no topo,tanto no Btt como em Estrada, vocês vão ver a divulgação que a marca vai ter.
Abraço
Nolimits
11-02-2010, 22:24
Pra mim,nao tenho duvidas nenhumas que "Jorbi"nao é o nome mais feliz,independentemente se lá fora os nomes ou alguns nomes tb nao sejam os mais aprazes.......é a minha opiniao.........
onde é a fabrica?
no no norte de portugal ou no norte da china?:D
onde é a fabrica?
no no norte de portugal ou no norte da china?:D
A fábrica em Alferrarede, uma localidade na periferia de Abrantes.
rui vieira
04-05-2010, 08:41
Alguem sabe preços dos quadros de estrada tipo CROMO/ALU TT?:confused:
Fevereiro
04-05-2010, 08:51
Algum dia eu coprava uma bike com essa marca?
Ainda por cima são feitas na china como a maioria e pintadas cá.
Agora onde querem eles ir assim?
Segundo o meu ponto de vista pinturas há muito quem faça, já quadros bem feitos é outra história.
Os preços estão no próprio site da marca.
http://www.jorbi-bikes.com/
Mais uma vez, quanto à marca, todos têm direito à sua opinião.
Quadros feitos na China e pintados cá poderá haver muitos, é verdade.
Marcas cujo atletas, correm com ela e fazem parte da selecção nacional de btt, atletas olimpicos que irão representar Portugal em btt na travessia de Marrocos e uma equipa profissional ( Palmeiras Resort Tavira ) que também a tem como bicicleta oficial, não deverá haver assim tantas.
Deixem lá uma marca portuguesa vingar, e não a matem só porque não gostam do nome.
Filipe
fogueteiro
04-05-2010, 09:52
Se é bonita ou feia, se tem nome bonito ou feio, etc, etc, é de louvar esta iniciativa.
Passamos a vida a lamentar-nos que não saímos da cauda da Europa, e que os outros são melhores... e quando alguém tem iniciativas destas, epá vem logo o homem da marreta.
Se o quadro é chines, ou americano não interessa. Já não provou ser de confiança? Isso é o que vale. Epá, comprem o que é nosso, e depois se quiserem coloquem um autocolante Colnago.
Outro dia entrei na loja Bike Team, no Porto, representante da Specialized. Estava a ver(só a ver) um quadro, que custava cerca de 2000,00. Olhei mais em pormenor e num autocolante bem pequeno, escondido estava escrito em letras bem pequenas: Made in Taiwan.
Meus amigos deixemo-nos de preconceitos.
Boas,
A primeira vez que ouvi "falar" da Jorbi foi no fórum irmão, o de BTT. Na altura gostei bastante do disign das bikes, bem como das próprias cores.
Os preços pareceram-me um pouco "puxados" para uma marca que está a entrar agora no mercado. É a opinião de quem não percebe muito do meio, por isso peço desculpa se estiver errado.
Acho que neste campo a Jorbi deveria marcar a diferença, isto é, a politica de preços deveria ser mais baixa para "agarrar" mercado, compradores. Se os preços forem equivalentes aos das marcas conceituadas ninguém vai "pegar". Resumindo, preços baixos e com qualidade para conquistar mercado e depois... O mal das empresas nacionais muitos vezes passam por uma política errada de preços (parece que querem ganhar tudo logo duma vez!!).
Muita sorte para a Jorbi.
Relativamente à Jorbi:
Gosto bastante do desenho dos quadros.
Destesto as pinturas e o logotipo.
A marca Jorbi não me parece apelativa, mais talvez por causa do logotipo inscrito nos quadros.
Mas estas opiniões baseiam-se em impressões muito mais intuitivas do que conclusões de base racional.
É uma marca nova de origem portuguesa e que revela alguma dinâmica do importador da Bianchi, Colnago, FSA; Fulcrum; campagnolo, ente outras.
Onde elas são feitas? Onde as outras também o são e bem, portanto aí, nada a dizer.
Se é bonita ou feia, se tem nome bonito ou feio, etc, etc, é de louvar esta iniciativa.
Outro dia entrei na loja Bike Team, no Porto, representante da Specialized. Estava a ver(só a ver) um quadro, que custava cerca de 2000,00. Olhei mais em pormenor e num autocolante bem pequeno, escondido estava escrito em letras bem pequenas: Made in Taiwan.
A maioria das acções da Spec. pertence à Mérida, portanto, a Spec. não podia ser fabricada noutro sítio, que não na fábrica da Mérida, obviamente, que ao que tenho connhecimento, será das mais avançadas do mundo em tecnologia, portanto, o que é que haverá a dizer sobre o assunto?...Preconceitos.
Uma bicicleta também não é como o Vinho do Porto....
um quadro desses custa 400,00$.
podem consultar o site da hong fu bikes ou gotobike é so por no google.:D
Boas,
Jorbi, mais um triste nome para juntar a nomes como Vilar, Órbita, etc, etc, etc.
Como é que um nome destes há-de vingar?
Eu pessoalmente não quereria ter uma bike chamada Jorbi! É daquelas coisas que não tem mesmo nada a ver! :confused:
Pelo que vi as bicicletas têm qualidade e mereciam uma marca mais sugestiva e apelativa!
Mera opinião!
Boas pedaladas
Eu por acaso estive a dar ma espreitadela no site e gostei do aspecto, da pintura(sem ver ao vivo se está bem ou mal pintada) e do nome.
Jorbi é um nome como bianchi, specialized, trek, kona etc etc... de inicio estranha-se depois entranha-se... lol
No entanto nao gostei foi do preço:confused:....ate que ponto uma bike que traz uma "salada de frutas" de componentes estranhos e nem um grupo completo traz em catalogo pode ser vendida a preço igual ou mais cara que uma specialized, trek, scott, orbea etc,,, faz alguma confusao e nao compraria por isso. :cool:
Foi por isso que referi que uma marca que quer entrar no mercado não pode ter preços semelhantes aos das marcas conceituadas. Com preços idênticos, escolheremos sempre as marcas conceituadas.
Os preços deveriam ser mais baixos que os das marcas reputadas e apostar muito, forte, na qualidade e neste último especto, - qualidade -, igualar as marcas de topo. Só assim conseguem singrar no mercado. Caso contrário....
A criação da marca deve ter obedecido a algum estudo de mercado.
A palavra Jorbi, é bem menos complicada que a specialized, que até a escrever é complicada.
Sabemos que um produto cujo nome possui duas silabas, entra mais facilmente no ouvido e na memória, mas este....
Estranha-se e entranha-se, como diz o nosso companheiro.
Depois da Volta a Portugal (Tavira) , vamos ver.
Boas,
Pelo que sei Jorbi vem de:
Jor (Jorge Baeta) + bi (bicicletas)
Acho uma triste/pobre conjugação de silabas que, na minha opinião, só deixa as maquinas a perder.
Boas pedaladas
consciouness
04-05-2010, 15:03
Acho que é de louvar esta iniciativa. E não me parece o nome da marca assim tão mau. Parece soar mal, porque é um nome novo neste mundo. Daqui por 10 anos já ninguém se lembra do nome mau. Mas enfim, a maior parte dos portugueses critica o que é nacional. Em relação ao ser fabricado na Ásia: qual é problema? De onde é o maior fabricante do mundo de bicicletas? Qual a marca? Giant. E a Giant não tem qualidade nas suas gamas mais altas?
Deixem-se de preconceitos. 90% dos quadros de carbono, inclusive de marcas famosas e europeias, são feitos na China. E não falo em nomes de marcas, senão...
Boa sorte para a Jorbi.
Boas conscenciousness,
Antes de mais espero obter um dialogo e não uma discussão!
Eu também desejo boa sorte à Jorbi, ainda que ache o nome parolo ao máximo! :D
Eu também nao sou adepto, muito menos defensor, das "grandes marcas", mas reconheço que são elas que vendem.
Desde quando é que a Giant é a maior marca do mundo????
Longe vão os tempos áureos da Giant!
Boas pedaladas
consciouness
04-05-2010, 15:29
Boas conscenciousness,
Antes de mais espero obter um dialogo e não uma discussão!
Eu também desejo boa sorte à Jorbi, ainda que ache o nome parolo ao máximo! :D
Eu também nao sou adepto, muito menos defensor, das "grandes marcas", mas reconheço que são elas que vendem.
Desde quando é que a Giant é a maior marca do mundo????
Longe vão os tempos áureos da Giant!
Boas pedaladas
Não percebeu a minha afirmação. Quando digo o maior, é no sentido de fabrico. Eu não disse que a Giant era a melhor marca do mundo, mas sim o maior fabricante de bicicletas do mundo. O que tem maior produção(inclusive para outras marcas e das ditas famosas, e sem "). Não interprete mal.
As grandes marcas também passaram pelo mesmo que a Jorbi. Ou começaram logo a vender muito quando nasceram?
Importante é a marca fazer um bom trabalho. Só o tempo o dirá.
Ah! Ok! É que a Giant de grande neste momento só se for mesmo a produção e a mesma deve ficar no Oriente, porque ca pelos nossos lados decresce a quantidade de Giants a olhos vistos.
Obviamente que todas as marcas nascem do zero, como tudo na vida!
Eu era capaz de comprar uma Jorbi porque ate acredito que tenham qualidade, mas antes de a montar seria pintada sem duvida alguma. :D
Boas pedaladas
Relativamente aos nomes, temos:
Em Portugal a Jorbi.
Nos Estados Unidos temos :
A Especializada (Specialized) (a mais esquisita de todas)
A Trilho (Trek)
A Gary Pescador (no BTT). (Gary Fisher)
A Santa Cruz (Aqui em Coimbra há uma igreja com este nome).
Em Taiwan temos:
A Gigante (Giant).
A Mérida (desencantar uma cidade espanhola em pleno oriente????).
Em França temos:
A Pedra (Lapierre).
É tudo bem esquisito ou trivial, não é, mas vendem e vendem bem, portanto....
consciouness
04-05-2010, 15:42
Não se vê Giant nas lojas, porque a marca sempre foi mal trabalhada aqui no nosso país. Então nestes ultimos tempos...
silvioferraz
04-05-2010, 16:24
Eu acho que "Baeta" seria um nome fantástico, por exemplo e já que ele é o representante. Jorbi também não me entra no ouvido, não sei porquê.
Quanto a pegar num nome como o de "Gary Fisher" e traduzi-lo à letra, não me parece correcto. Não é a lógica com que nos US se lê uma palavra. Gary Fisher lá lê-se Gary Fisher e não Gary the Fisherman, hehe.
Abraço
Acho e que tinha ficado bem JB !!! :D Como o wisky!!!
Pessoalmente tb nao aprecio nome. E a salganhada de componentes que as maquinas deles trazem.
Mas digamos de passagem que se calhar valdemiro, tb nao e nada de especial.
Mas boa sorte pra eles
Por falar em Valdemiro, tenho uma amiga que tem uma bicicleta que tem lá escarrapachado o lindissimo nome VALDEMIRO! :D
Resumindo, não sai à rua com ela com vergonha e já estamos a tratar de uma nova pintura.
E esta heim... :D
:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D
silvioferraz
04-05-2010, 17:02
É um nome próprio, não tem nada que ter vergonha.
Eu tinha uma amiga Italiana que tinha uma Colnago na garagem e não a tirava porque tinha vergonha do nome????
:D:D
Mas pior que os nomes, pois estes são como tudo, dependem do gosto de cada um, é mesmo aquela malta que agarra num quadro, clona uns autocolantes duma marca de renome qualquer e espeta-os no quadro. Faz lembrar um Fiat Uno 1100 com uns autocolantes atrás tipo, GTI 16V e TURBO, LOL.
Eu pussuo uma Valdemiro e de satisfeito que estou, hoje em passeio de bike a Ovar já pré encomendei o um novo quadro que posso pintar como quiser. Claro que não vou inventar. As cores clássicas do valdemiro (preto-branco-laranja) e o seu logotipo usual que orgulhosamente usarei. Eu gosto.
Quanto à Jorbi, embora não goste do nome, não tería vergonha nenhuma de a usar. Eu não gosto, mas aposto que haverá muita gente que gosta.
Abraço
Eu penso que este nao foi so um problema deste fabricantes de bicicletas (sim, fabricantes, pois tb considero a jorbi fabricante, e nao apenas pintor!!!, nao e por mandar fazer os quadros na china que ha problema. os custos de produçao e que mandam), mas este e um problema das empresas portuguesas em geral. O problema e a falta de branding. No caso da jorbi ate nem tinha sido ma ideia, usarem um nome estrangeiro. Nem que fosse para dar a ideia de ser uma marca estrangeira. Assim a malta ja gosta mais.
Abraço
Boas Silvio,
Se tivesses um filho colocar-lhe-ias o nome de Valdemiro? :D Eu decididamente que não! :D
Quanto a colocar marcas de renome em quadros que não são dessa marca, não posso criticar, pois fi-lo quando decidi criar uma replica da bicicleta usada pelo Cipollini em 2004.
Hoje em dia já não o fazia, assim como não o fiz com a minha actual bicicleta. Não levou com o belíssimo nome Valdemiro, mas também não levou com nenhuma marca de renome, o que tornaria o projecto desprovido de personalidade e exclusividade.
Mas cada um sabe de si...
Boas pedaladas
Boas pessoal,
pelos comentários vejo que o nome Jorbi não causa indiferença :rolleyes:
Se retirarmos os "fenómenos" de vendas, que certamente apostaram no Projecto de engenharia, design, marketing, isto só para citar os temas mais relevantes ... ainda sobra um espaço enorme para as marcas mais "exclusivistas", onde se destacam os italianos. Na minha opinião o que está na base do sucesso das marcas italianas é em grande parte o design e o projecto de engenharia. Uma marca que é muito apreciada pelos colegas do forum é a "Eduardo Branco". :D
Seguindo esta tradição de nomes próprios de fabricantes, até vejo com agrado que haja uma marca portuguesa "Valdemiro" pois trata-se de "alguém" que sabe de bicicletas e tem a coragem de colocar o seu nome no seu trabalho.
Voltando à Jorbi, é de registar o espírito empreendedor dos seus criadores e desejo o maior sucesso à marca.
Espero que apostem forte na parte de engenharia, design e qualidade. Se mandam fabricar à china ou nos arredores é apenas estar a competir no mercado com as mesmas armas da concorrência.
Um abraço
Boas,
Como quem iniciou esta "discussão" sobre o nome Jorbi fui eu vejo-me na "obrigação" de esclarecer que não está ser posta em causa a qualidade do produto final, mas sim o mau gosto na escolha da marca, apenas isso.
Se falarmos entao sobre o Valdemiro teremos que culpar os Srs. seus pais pela escolha do nome do filho. :D
Hoje em dia é possivel fazer de tudo em termos de pintura e aspecto final das bicicletas, basta haver bom gosto e empreendedorismo!
Existe por exemplo aqui uma bicicleta no forum, a qual não vou especificar, que para mim pode apenas ser adjectivada de aberração estetica, não pelo seu todo, mas sim por pequenos pormenores, que se tivessem sido escolhidos com mais bom gosto teriam tornado a bicicleta muito mais atractiva no aspecto final. No entanto dá para perceber que o seu proprietário a adora e isso é o mais importante!
Já viram se todos gostassemos do mesmo?!?! Era um enjoo! :D
Boas pedaladas
Desculpem lá voltar ao pontapé de saída do Fuel 100, mas sobre as marcas das bicicletas não podemos ignorar esse ícone das duas rodas que se chama Kona... Por acaso é a marca da minha btt e eu gosto dela desde que a experimentei e não tenho dúvidas de que vou gostar até ao último dia...:D:D:D
Eu também adoro as Konas e por muito que mudem acho que nunca vou deixar de gostar! :D
Vergonha?? isso parece dizer mal por dizer...
Eu acho as bicicletas bem bonitas e nao desgosto do nome. Acho até interessante, só acho o preço um pouco alto.
http://www.jorbi-bikes.com/images/bikes/B_RC_10AR212_4C.jpg
http://img707.imageshack.us/img707/2103/05122009073.jpg
Quem é que falou em VERGONHA???? :eek:
Quem é que falou em VERGONHA???? :eek:
Se antes de a montar tem de a pintar e retirar o nome é porque tem vergonha dele...digo eu...
Nada disso PedroH!
Vergonha é uma coisa, achar que não tem nada a ver é outra!
Entao que nome devia ter?
Tal como já foi referido atrás por outro participante, talvez um nome mais vendável e que realmente transmitisse a qualidade que as bicicletas aparentam ter.
Infelizmente os nomes portugueses são sempre monótonos, tipo Vilar, Órbita, VAG, etc, etc, etc.
Estas maquinas mereciam um nome mais sonante e com mais personalidade!
Mas é apenas a minha opinião.
Bem, perdoem-me mas eu sou mais um a achar que o nome Jorbi é um pouco a puxar para o "azeitola"!
Nem sequer entro em comparações com nomes de marcas internacionais e ao que estes poderão soar se traduzidos, nem se são simplesmente o nome do criador/empreendedor ou se simplesmente não soam bem. Simplesmente acho que Jorbi é uma aberração de nome e ponto final! Parece quase uma marca de ténis do mercado ou de gelados da Olá! Que me perdoem os seus criadores!
Mas da mesma forma que acho Jorbi um nome infeliz, também acho o mesmo em relação a marcas internacionais e reputadas como Specialized, GT ou, o expoente máximo do mau gosto, Kona! Sempre achei que é preciso ter um grande poder de encaixe para andar por ai montado numa Kona...:D
Curiosamente não desgosto do nome Valdemiro...se fosse uma marca italiana certamente já ninguem se queixava!
Á parte dos nomes infelizes, o que interessa é a qualidade do produto e, nesse aspecto, a Jorbi parece não desiludir. Até acho os quadros esteticamente bonitos e as bicicletas bem equipadas, pecam apenas pela miscelânia de componentes...Acho que falta uma linha condutora à marca, uma imagem forte e facilmente indentificável.
Para além disso, falta ainda praticar preços mais modestos.Tendo em conta as outras ofertas do mercado, e entrando até pelas marcas mais conceituadas, sinceramente nunca escolheria uma Jorbi. Nem seria por não gostar do nome, mas sim porque existem opções melhores e com mais provas dadas de fiabilidade dentro da mesma gama de preços.
Mas um bem haja à iniciativa e muita sorte no futuro! Ainda por cima fiquei a saber através desta discussão que a Jorbi é praticamente "minha vizinha".
Existe um fenomeno que é os nomes das marcas portuguesas fazerem muita confusao, no entanto se o produto passar a fronteira pode ser admirado e já nao faz confusao nenhuma aos estrageiros, acontece com variadissimas situações de produtos nacionais.
Não vamos por ai! Se a Jorbi fosse italiana, alemã, chinesa, cubana, whatever...continuaria a achar o nome mal conseguido! A Kona não é portuguesa e é uma aberração! Adoro marcas italianas mas acho o nome De Rosa horrível...enfim, são gostos. Mas mais uma vez reforço, uma coisa é o nome e a embalagem, outra totalmente diferente é o conteudo.
A Kona creio que é americana e naturalmente que essa palavra não tem absolutamente nada a ver com o calão português a que associamos naturalmente, por pura brejeirice, a marca da bicicleta... Tal como o nome da cidade italiana Cona, perto de Pádua. Como é evidente, quando surgiu o nome da cidade os italianos nem faziam ideia do que isso era em português. E se fizessem, haviam de se importar muito...:)
Atenção que uma marca não é apenas um nome. A sua construção e consolidação vai um pouco mais além, embora, primordialmente, seja o nome um dos primeiros elementos desse universo com o qual contactamos.
Deixo como exemplo o excelente trabalho de branding que foi feito pela Rodi, com a conversão para BlackJack, vide http://www.blackjack.pt/
Não se trata sequer do facto de ser um nome em inglês, mas é algo que tem intrinsecamente personalidade, força e uma fonética agradável.
E o branding foi pensado não só ao nível do nome da marca mas também da imagem global do produto e a sua apresentação, bem como os nomes dos modelos. O tal universo marca. Igualmente foi feito um investimento numa plataforma web coerente e apelativa o que certamente ajuda a criar um suporte ainda melhor ao negócio. E os produtos recebem igual tratamento. Tudo funciona em conjunto criando a grande ilusão que atrai consumidores.
Isto permitiu libertar a Blackjack da herança pesada da Rodi, normalmente associada a lava louças e rodas de gama baixa, fazendo-os reentrar no mercado com cara lavada. Há ali a demonstração da existência prévia de know-how, mas há também, acima de tudo um romper com a parte do passado que não interessava para este novo rumo.
Portanto há portugueses a fazer coisas bem feitas e coisas que resultam. Só é preciso é entregar a tarefa de dar um rosto ao nosso produto a quem percebe e não ao bom artífice que normalmente tem o know-how da fabricação mas, por outro lado é sinónimo de mau marketeer.
Estamos num mercado em que a competitividade se mede em inúmeros factores, da garantia vitalícia até ao sponsorship de figuras de renome, e em que as marcas, especialmente as novas que surgem limpas de preconceitos, devem aproveitar esse ímpeto inicial da novidade para se imporem rapidamente e ganharem notoriedade. Já que após a rotulagem inicial, será complicado livrarem-se airosamente dos preconceitos e estigmas ganhos.
Nesse aspecto, e avaliando o primeiro impacto enquanto consumidor, conquistou-me muito mais rapidamente por exemplo a sobriedade e simplicidade do logo tipográfico da Canyon e do seu minimalismo exagerado, do que o logo cómico e desleixado da Jorbi.
Portanto, aproveitando a minha experiência pessoal, eu teria um logotipo enorme e desajeitado em frente ao Super Record 11 da Jorbi, ao passo que na Canyon haverá uma espécie de auto-estrada agradável para o produto.
Por antítese mas igualmente com bons resultados temos a Cube e as suas flamboyantes e coloridas bicicletas. Ou seja, há um carisma de marca que permite depois enquadrar os produtos, cativando clientes.
E isso, sinceramente, parece-me que ainda terá de ser muito trabalhado pela Jorbi.
Relativamente aos nomes, temos:
Em Portugal a Jorbi.
Nos Estados Unidos temos :
A Especializada (Specialized) (a mais esquisita de todas)
A Trilho (Trek)
A Gary Pescador (no BTT). (Gary Fisher)
A Santa Cruz (Aqui em Coimbra há uma igreja com este nome).
Em Taiwan temos:
A Gigante (Giant).
A Mérida (desencantar uma cidade espanhola em pleno oriente????).
Em França temos:
A Pedra (Lapierre).
É tudo bem esquisito ou trivial, não é, mas vendem e vendem bem, portanto....
Excelente post! :)
Bom post Duchene!
É precisamente isso que acho!
Como é que olharia para uma bicicleta montada com Dura-Ace ou Record, acompanhada de umas Lightweigh ou até umas Xentis se depois tem lá uma coisa escarrapachada a dizer Jorbi. :o:eek: Fazendo um pouco uso do português calão, não condiz o cú com as calças!
Acho o nome Jorbi até interessante, mas até certo ponto. Talvez ficasse bem em bicicletas infantis, daquelas pequeninas coloridas e com pneus maciços, mas nunca numa bicicleta de estrada ou BTT de gama média-alta.
Era bom que a Vieira e Graça reequacionasse o marketing da sua marca!
Boas pedaladas
fogueteiro
05-05-2010, 14:41
Tudo depende da pornuncia. :D:D
Se disserem JORBÍ ao estilo francês já imaginam uma grande máquina, assim com em vez de dizerem KONA disserem qualquer coisa como KOUNA ao estilo inglês as coisas mudam radicalmente. :D:D:D
Agora se disserem ao bom estilo do Porto realmente soa a jord..i
Eu nao percebi qual o problema de se dizer "tenho uma Jorbi" seja diferente de dizer "tenho uma biachi" ou scott, ou orbea, specialized, trek, cubo, de rosa, BH , GT ,Giant , kona, etc etc...
o que nao falta é nomes teoricamente "absurdos" mas que no fundo sao todos bons nomes.
deus queira que algum atleta do palmeiras ganhe a volta a portugal e que tenha bastante sucesso.
depois quem diz que nunca teria uma JORDI, se venha a arrepender.
compraria sim uma jordi, pois acho -a bonita
unico senão é o preço em relação á concorrencia
acho que o fabricante deveria ter isso em atenção.
fogueteiro
05-05-2010, 16:23
Eu também concordo na totalidade convosco. Eu só coloquei o meu post para brincar, porque sou dos que olha mais para o material do ;)que para o nome.
Boas,
Se um atleta do Palmeiras ganhar a volta com uma Jorbi o mérito é do atleta e não da bicicleta! Desde já aproveito para mais uma vez torcer fervorosamente pelo David Blanco, que por acaso irá correr com uma Jorbi.
Mas também digo desde já que não sofro de uma doença chamada CONSUMISMO. Há muitas pessoas que compram uma bicicleta porque X ou Y ganharam isto ou aquilo com uma igual! :D Não treinem não e fiem-se que é a bicicleta que ganha corridas ou chega primeiro ao alto do monte que o adversário de fim-de-semana! Eu pessoalmente não quereria uma logótipo a dizer JORBI nem que ela ganhasse um Tour de France!
Se o David ganhar a Volta novamente este ano ficarei feliz por ele, que é uma pessoa 5 estrelas e pela equipa do Palmeiras.
Quanto ao nome Jorbi não há muito mais para dizer para além do que já foi dito! Está totalmente descontextualizado tendo em conta a gama das maquinas onde o nome foi colocado e é AZEITOLA ao máximo!
Apoio a 200% os fabricantes portugueses e a economia portuguesa que consegue emergir dentro ou fora de fronteiras! No entanto fico triste por ver que o marketing é feito de uma forma tão retrograda e com tanta falta de personalidade.
E um bocadinho de bom gosto! Não?
Boas pedaladas
se a questão é o nome porque razão uma eddy merck tb não será AZEITOLA?
ou uma MOSER?
caro amigo georcz
eu já tive mondraker, bh, scott e agora tenho uma speci e uma KTM.
eu bem servido e não tenciono mudar em breve
mas não gostar só por causa do nome, não percebo.
olha alguem com um nome de Asdrubal Piugas e ser adepto de bikes e ter dinheiro para fazer uma e dar-lhe o seu nome.
e essa maquina ter a sorte de estar numa equipe pro tour?
já imaginas te o valverde em vez de ter escrito no quadro na pinarelo o prince of spain, ser uma asdrubal Piugas
vamos dar credito a esta marca que bem precisa
Jorbi ou Valdemiro são nomes do pior que pode haver. E não me venham dizer que Eddy Merck é azeitola, sendo este nome o do maior ciclista de sempre. Por si só já tem mercado.
Reparem nestas marcas,
Throttleman; Triumph (que nós homens gostamos tanto) e FlyLondon.
São marcas portuguesas cuja escolha do nome não deixa dúvidas de ser bem conseguida.
Boas caro A P,
Mas porque é que teimam em fazer comparações?
Centremo-nos apenas na Jorbi que é o assunto em questão! Ok?
O que mais há para discutir sobre um nome que, na minha opinião, é parolo e azeitola?
Não condeno quem gosta de Jorbi, nem considero essa pessoa parola, pois uma coisa é a pessoa e o seu gosto e outra coisa é a bicicleta que possui.
Eu pessoalmente acho que no panorama industrial (velocipedico) português nunca existiu, nem existe uma marca com carácter. Talvez pela nossa língua não ser sonante por natureza.
silvioferraz
05-05-2010, 22:50
Eddy Mercx além do grande homem que foi é um nome do mais azeitola que pode existir.
Não chamaria um filho de Valdemiro ou Jorbi, mas nunca o chamaria Eddy...Mercx... soa um bocado gay.
Claro que estou a brincar um pouco com a situação. Um nome vale pelo que vale, um bom produto com um mau nome vende sempre. Um mau produto com um grande nome, só vende uma vez.
Mas neste mundo, aonde o que conta é a aparencia e as marcas é que vendem nunca se sabe. Uma coisa é certa. A contrafacção está em alta e se perguntarmos a 10 pessoas se a consomem ninguém o faz, hehe. Metade dos meninos de bem que ostentam as marcas, na verdade ostentam é etiquetas e fatelas.
Jorbi...nunca vi uma ao vivo. O tavira vai correr com elas. Más não podem ser e quem sabe se num futuro próximo em que a moda vire, muita gente que agora age com desdém sobre a marca, vai sonhar com uma Jorbi.
Em última análise, acho o nome pouco conseguido, mas não entendo o porquê de tanta indignação. Fly London, bem conseguido?? Triumph bem conseguido? Throttleman bem conseguido? São nomes portugueses?
Muito bem, Vamos todos criar empresas portuguesas e dar-lhes nomes estrangeiros, pois é disso que o "povinho" gosta. Se for um nome bem português é azeitola.
Para mim não, é o ouvido em que o nome entra o verdadeiro azeitola.
Deve haver muita gente na Itália a dizer o mesmo do Sr. Ernesto Colnago (nome bem azeitola, não?) ou do Mário Cipollini ( outro?) e na Bélgica do Sr. Eddy Merckx? Não me parece. O mal é bem portuguesinho de desdenhar do que é nosso e pelos vistos com qualidade.
Abraço
Eheh, tinhas que vir aqui "abanar" o post todo cheio de raiva.
Era perfeitamente capaz de ter uma bicicleta Jorbi ou Valdemiro. Comprava perfeitamente. Não quer é dizer é que ache os nomes bem conseguidos.
Boas Silvio,
Colnago, Bianchi, Eddy Merckx, etc, etc, et: para nós é estrangeiro, soa bem e é vendável
Valdemiro: eh pá não soa tão bem por ser portugues, mas é o nome do homem e o que podemos fazer agora? Rebaptiza-lo aos 70 anos? :D Pode por o nome dele em todas as bikes que fabrique, mas nunca numa minha! :D
E agora Jorbi: mas afinal nem é um nome, mas sim uma conjugação de um nome com um objecto (bicicleta). Jorge não é um nome feio e bicicleta é das coisas que mais gosto! Mas Jorbi??? O que é esta cena??? Que se conjugue, mas ao menos que se faça com gosto!
Não sou nacionalista, até porque nem nasci neste país de *****, perdoem-me o desabafo!
Resta-me desejar boa sorte à marca criada pelo Sr Jorge Baeta e faço votos para que o David Blanco vença a Volta montado numa bicicleta dessa marca para que muita gentinha a vá comprar só para dizer ao amigo que a comprou porque ganharam a Volta a Portugal com ela.
Esta é a minha mais sincera opinião!
silvioferraz
05-05-2010, 23:09
Raiva... é o meu nome do meio! :D:D
Abraço
Não se trata de raiva Silvio, até porque a Jorbi não me fez mal nenhum. Se fossemos por aí teria sim raiva do Sr. Valdemiro que fez uma valente cagada na pintura da minha bicicleta, mas nem por ele nutro esse sentimento.
Jorbi até é um nome aceitável, mas para uma realidade destas...
http://img138.imageshack.us/img138/4964/gggggpa.jpg
...nunca em bicicletas de competição e de gama média-alta.
Boas pedaladas
não vejo problema no nome mais sim no preço:eek:
Fevereiro
06-05-2010, 08:07
Pois eu vejo no nome no preço e na "inovação".
olha o sr manuel zeferino agora meter na cabeça fazer uma bike.
e tinha grande sucesso
pela moda toda a gente teria uma zeferino ( que nome bonito ) sem ofensa
pelo menos andaria depressa e bem ( caso MMS )
o mesmo acontecia com o venceslau fernandes
e andaria toda a gente com uma venceslau que até rima com pirilau.
é certo que isto é só ironia, mas prova que os nomes nada conta.
nós portugueses com uma maquina de nome pirilau eramos os MAIORES.
Figueiredo
06-05-2010, 09:36
Como diz o outro "não interessa se falam bem ou mal, o que interessa é falarem" e digo-vos desde já que o Sr. Valdemiro e o representante da marca Jorbi devem estar muito agradecidos com toda a publicidade gratuita que aqui já foi feita :D, de certeza que não há nenhum membro do forum que não tenha ficado a conhecer estas marcas devido a este tópico...
Pois, é para contrabalançar as toneladas de publicidade feita nas mesmas circunstancias a algumas marcas sepecializadas, cujos quadros virão por certo do mesmo sítio das outras (a valdomiro não que é artesanal) e com qualidade identica e que não são portugas.
Tal como a Jorbi, em vez de Zeferino, poderíamos ter uma....
.... Zefy Dura Ace (atenção ao pormenor "y" que lhe dava logo um certo ar international). Com um bom logotipo, até que o nome nem era mau;)
Boas pessoal,
Gostos não se discutem e decerto que não será esta "discussão" que irá mudar mentes, esses mesmos gostos ou até ideais de beleza.
Acho que cada um deve ter a bicicleta que lhe enche o olho, seja ela Bianchi, Valdemiro, Specialized, ou até mesmo Jorbi.
Algo feito por nós é sempre o espelho do nosso gosto e personalidade, por isso cada um sabe de si!
Boas pedaladas
boas
so um iniciado no mundo do ciclismo , tinha na ideia que para ter uma boa performance era preciso muito treino e dedicaçao , mas pelo que vejo afinal o nome da bicicleta e que conta sendo assim vo comprar uma gt tem menos letras logo pesa menos .
Boas Vaga,
Quem te disse que no ciclismo o mais importante era treino e dedicação enganou-te!
O factor que mais influencia o andamento de cada um é ter uma bicicleta melhor que o vizinho do lado e se possível de uma marca que tenha ganho alguma coisa no circuito profissional.
Só não te aconselho a comprar uma GT porque o imposto de circulação é mais alto devido à grande cilindrada da mesma!
Cuidado com as velocidades e boas pedaladas
Penso que ninguem falou mal da qualidade das marcas em questao.
Falou-se do sitio onde sao feitas, mas como todas as outras mais conhecidas ou nao, sao feitas no mesmo sitio, acho que esse ponto esta fora da discussao.
Agora, penso que para uma marca que se quer implementar no mercado, e sendo nova (visto que por exemplo a bianchi ja existe desde 1800 e troca o passo, alias acho que e a marca mais antiga de bikes do mundo) deveria ter tido um cuidado muito maior na escolha do nome e do design do mesmo.
Pinarello tb e um nome. O sr. ficou conhecido por ser sempre um dos ultimos nas grandes voltas. Mas o design e a qualidade estao muito a frente.
Outra coisa que pode beneficiar uma marca nova sera tb o factor garantia. Nao sei qual a garantia do valdemiro e jorbi, mas acho que ficava bem dar 5 anos de garantia. Mais um ponto a favor.
Abraço
pessoalmente gosto de um quadro da poison ( frances peixe ou veneno em ingles )
é simplemente um gosto
o nome nada indica
mas como o nosso amigo fuel100( seria mais internacional se fosse phuel100 ) que disse e muito bem e concordo com as palavras dele ( zefy dura ace )
poderiamos fazer uma petição para a alteração e internacionalização da marca JORBI para JORBY a qual fica com um ar mais fine.
assim iria ao encontro de cada um.
viva ás bicicletas:D
Boas Tunes,
A garantia do Valdemiro varia conforme o lado em que ele acorda de manha!
Já a garantia da Jorbi desconheço!
Em termos de garantias só posso falar da Bianchi que me deu 2 quadros novos.
Boas pedaladas
silvioferraz
06-05-2010, 13:02
O Snr Valdemiro dá garantia vitalícia real, não como certas marcas de renome, que de garantia vitalícia só mesmo...o nome!
A Jorbi, não sei.
Abraço
Boas Tunes,
A garantia do Valdemiro varia conforme o lado em que ele acorda de manha!
Já a garantia da Jorbi desconheço!
Em termos de garantias só posso falar da Bianchi que me deu 2 quadros novos.
Boas pedaladas
tenho um amigo que rachou 3 quadros da bianchi ( 2c2 acho que é assim) e o importador sempre lhe trocou de quadro e realizou as montagens sem custos.
ao fim do terceiro disse que bianchi nunca mais e o importador trocou por uma MOSER.
ao fim do terceiro disse que bianchi nunca mais e o importador trocou por uma MOSER.
3 quadros rachados?:eek:
Se eu fosse representante da Bianchi, ao fim do terceiro não trocava mais nenhum quadro ao teu amigo :D :D
Cancellara
06-05-2010, 13:20
Aqui vai a minha posta...
O problema do nome Jorbi não é ser "azeitolas", é ter uma sonoridade um bocado infantil e nada hi-tech. Daí que muita gente o achasse adequado a bicicletas de criança.
Acaba por ser fruto da especificidade da nossa língua, em que a maioria dos nomes têm muitas vogais, nomeadamente na última letra. Se se retirasse a última vogal já a maioria dos nomes soariam "mais adequados" :rolleyes:
Por outro lado, se se utilizarem nomes comuns portugueses, acabamos por associar a marca também a uma coisa vulgar, comum, feita pelo "Zé da Esquina". O caso do "Magalhães" é um exemplo.
Infelizmente, em Portugal, associamos alta-tecnologia e qualidade apenas a marcas com nomes estrangeiros. Historicamente foi sempre assim, com os produtos de grande consumo, as grandes marcas e as novidades a virem lá de fora. Hoje-em-dia, muitas marcas portuguesas acabam por seguir essa estratégia de branding. É tipo pescadinha de rabo na boca...
Cancellara
06-05-2010, 13:26
O facto dos quadros serem fabricados "no mesmo sitio" não significa que sejam todos iguais ou todos bons.
É aí que entra a tecnologia e know-how de quem investe milhões em pesquisa e desenvolvimento.
Até podem ser fabricados no mesmo sitio, mas o que realmente importa é o Controlo de Qualidade!
fazer uma petição para a alteração e internacionalização da marca JORBI para JORBY a qual fica com um ar mais fine.
Isto ouve -se para aqui com cada uma, queres compras, não queres não compras e ou gostas ou não e dás somente a tua opinião. Eu pessoalmente gosto.
Isto é um discussão publica sobre um produto privado sobre o qual tens opção de o comprar ( salvo ruptura de stock ).
Uma petição, por acaso o criador da marca pediu - te opinião?
Abraço a malta,Pedro.
:D
Cancellara
06-05-2010, 13:41
Não pediu opinião, mas se calhar até tinha feito bem pedir...
Ou é por acaso que se fazem estudos de mercado?
Nota: não acho que Jorby fique melhor
quem disse essa cena da petição estava a falar a sério? É que eu tomei como brincadeira!
É mesmo como o Sabat diz, quem gosta compra e quem não gosta põe na beira do prato!
Decerto que o Sr Jorge Baeta pensa ter feito a escolha acertada, claro que com base nos seus gostos pessoais e perspectivas de mercado.
Consegues afirmar que não fez estudo de mercado?
Gostava que vissem a Jorbi do Blanco preta e dourada está um mimo.
Abraço e boas pedaladas.
Está aqui a falhar a muito boa gente, o conceito de branding.
Independentemente do gosto pessoa, há factores que podem ser mensuráveis, para a atribuição do valor a uma marca. Entre eles encontra-se uma coisa chamada reconhecimento.
E o reconhecimento da marca faz-se, junto do público através de determinados factores que, pela sua conjugação, contextualização e difusão, se tornam permanentes na mente dos utilizadores.
Um exemplo 100% nacional, para não voltarem a dizer que o inglês é que é fixe, é a marca Sapo. Hoje em dia o Sapo, esse fantástico nome, tem uma imagem valiosíssima com uma elevada taxa de reconhecimento e de notoriedade.
E isso não é claramente resultado do nome per si. Antes pelo contrário já que o nome não tem sequer uma conotação directa com a área de negócio da empresa.
O que aconteceu nesse caso, é que os portugueses pegaram num nome português distintivo na sua essência e trabalharam-no muito para além da mera estampagem nas embalagens. E fizeram-no com cuidado, inteligência e resultados muito práticos.
A Jorbi começou mal. Poderá dizer-se que foi "timidamente", que é a desculpa normal para a ausência de branding. Desde a falta de dinheiro, à falta de tempo, tudo serve para justificar a ausência. O que as pessoas não percebem é que uma marca sem uma politica sólida de comunicação, é tão boa como o tal Ferrari que todos adoram, mas sem a chave de ignição. Até funciona se o empurrarem e tem na mesma a vistaça do Ferrari, mas não deixa de estar amputado na sua função.
Isto, a menos que a Jorbi tenha feito um estudo de mercado. E, caríssimos, um estudo de mercado não é andar pelas maratonas a perguntar ao ciclista se gosta da marca ou não.
Um estudo de mercado implica uma análise profunda a envolvente quer da modalidade, quer da sociedade e economia da área de implantação da marca. Um estudo desses bem feito vale o seu peso em ouro e como tal, tenho as minhas dúvidas que ele tenha sido feito. Até pelo resultado final em si.
E na remota possibilidade de existir, duvido mais ainda que indique claramente que o posicionamento no mercado da Jorbi se baseia unicamente na fatia de consumidores de bicicletas que não ligam patavina à marca e que portanto é para esses que deverá a marca direccionar as vendas.
O problema é que já existem marcas ditas rebeldes nesse aspecto e mesmo essas são cuidadosas com a sua imagem. ON·ONE e Surly só para citar duas....
Cada qual sabe do seu negócio, e como tal, o tempo dirá se não vamos ter uma nova Sirla, Vilar ou VAG daqui a uns tempos...
Boas Duchene,
Antes de mais parabéns pelo texto, mas acho que falar com termos tão técnicos e elitistas torna o texto imperceptível para muito boa gente que pedala!
...o tempo dirá se não vamos ter uma nova Sirla, Vilar ou VAG daqui a uns tempos...
Infelizmente prevejo um futuro pouco brilhante para a Jorbi, tal como aconteceu com as marcas que acima referiste e que todos nós conhecemos. Principalmente porque se situa precisamente numa fatia de mercado onde o nome/marca que se ostenta no quadro da bicicleta é um estatuto para muitos.
Mas coloca-se uma questão básica, mas deveras importante, que é a seguinte:
Porque é que uma equipa habituada a correr com uma marca de créditos firmados, Bianchi neste caso, passa a usar Jorbi?
Diga-se em abono da verdade que a Jorbi não tem créditos firmados, chegando até a duvidar se serão feitos os mais variadíssimos testes de resistência dos materiais... mas isto é uma questão que daria muito que falar.
Se alguém tiver conhecimento ou resultado de testes ou análises a algum produto da marca Jorbi que o poste!
Deveras estranho não...
silvioferraz
06-05-2010, 16:22
Branding...mais um estrangeirismo... Ora aí está um belo nome, que não quer dizer absolutamente nada!
Eu continuo a afirmar que uma marca, mesmo com um péssimo nome, acaba reconhecida tendo valor para isso.
Sem dúvida que muitas vezes um nome feliz, ajuda a lançar um produto mas é só, pois se o produto não tiver qualidade, até pode ter o mais belo e doce e harmonioso nome, que não vai longe.
O melhor teste de resistência à Jorbi, são as pernas do Blanco a dar-lhe forte numa subida à Graça ou a descer uma Serra da Estrela por exemplo...:D Se não prestasse, ele daria logo com o problema.
Deixo aqui um exemplo duma marca nacional com um nome do mais horroroso que existe e um sucesso absoluto:
http://www.youtube.com/watch?v=X6Ul5R2VkK4
Abraço
Figueiredo
06-05-2010, 16:23
Porque é que uma equipa habituada a correr com uma marca de créditos firmados, Bianchi neste caso, passa a usar Jorbi?
Resposta fácil €€€€€€, mas até é curioso depois de começarem a usar as novas bicicletas salvo erro nunca mais ganharam nada, se calhar o material faz alguma diferença, eu pessoalmente não posso dar opinião pois nunca experimentei nem umas nem outras :rolleyes:
Ó Silvio se a Jorbi falhasse num momento de verdade desse era no mínimo hilariante!
Já imaginaste o que era ver o Blanco apeado com um quadro partido na mão?
Figueiredo é questão para se colocar a relação do importador Vieira e Graça com a Bianchi!
Ah! A Jorbi já ganhou a Clássica da Primavera deste ano por intermédio do Candido! :D
Boas pedaladas
silvioferraz
06-05-2010, 16:32
Amigo Jaime... de certeza que o Blanco já por lá andou fora de competição. Ou será que só usa a Jorbi para competir??
Abraço
Ou será que só usa a Jorbi para competir??
Eu por acaso sei a resposta:D, mas fica guardada no segredo dos deuses para não parecer presunçoso.
Abraço
silvioferraz
06-05-2010, 16:38
Pelo menos nos estágios do Tavira usa a jorbi. Isso sei eu!
Abraço
Obviamente que nos estágios a usa! :D
Os estágios são encontros formais, assim como as competições e há justificações a dar aos patrocinadores!
Agora o resto... :D
Estranho é que alguns atletas do Tavira não aderiram à Jorbi e continuam a correr com Bianchi! Porque será?
Branding...mais um estrangeirismo... Ora aí está um belo nome, que não quer dizer absolutamente nada!
O nome em português é Gestão de Marcas, talvez até mais elucidativo que o equivalente inglês.
Mas Sílvio, essa perspectiva redutora do desinteresse pela imagem do produto, implicará que todas as marcas que anualmente investem milhares de euros não só em I&D mas também na renovação da imagem visual dos seus produtos, estão enganadas?
Deverão manter-se à sombra de um produto de qualidade e esperar que isso seja suficiente para cativar todos os potenciais compradores?
Será que mesmo os exóticos fabricantes de relojoaria, que normalmente não fazem publicidade nos canais tradicionais se deixam ficar a dormir à sombra de um mecanismo com 500 ziliões de peças montado por um engenheiro aeroespacial fiando-se que isso é suficiente para fazer subsistir e persistir o negócio?
Vai lá vai...com esta "discussão quem fica a ganhar é a marca referida. Bem ou mal, fala-se nela e isso em Marketing é o mais importante!
Acho que vou ter que cobrar alguma coisa (£) à marca de forma a ajudar este espaço. :cool:
olha o sr manuel zeferino agora meter na cabeça fazer uma bike.
E tinha grande sucesso
pela moda toda a gente teria uma zeferino ( que nome bonito ) sem ofensa
pelo menos andaria depressa e bem ( caso mms )
o mesmo acontecia com o venceslau fernandes
e andaria toda a gente com uma venceslau que até rima com pirilau.
é certo que isto é só ironia, mas prova que os nomes nada conta.
Nós portugueses com uma maquina de nome pirilau eramos os maiores.
loool :d .....
"[B]Acho que vou ter que cobrar alguma coisa (£) à marca de forma a ajudar este espaço. :cool"
:D:D:D Podia ser que os amigos da jorbi nos pagassem o jersey!!!!:D
Concordo a 1000% com o que o nosso amigo duchene disse.
Abraço
silvioferraz
06-05-2010, 17:56
O nome em português é Gestão de Marcas, talvez até mais elucidativo que o equivalente inglês.
Mas Sílvio, essa perspectiva redutora do desinteresse pela imagem do produto, implicará que todas as marcas que anualmente investem milhares de euros não só em I&D mas também na renovação da imagem visual dos seus produtos, estão enganadas?
Deverão manter-se à sombra de um produto de qualidade e esperar que isso seja suficiente para cativar todos os potenciais compradores?
Será que mesmo os exóticos fabricantes de relojoaria, que normalmente não fazem publicidade nos canais tradicionais se deixam ficar a dormir à sombra de um mecanismo com 500 ziliões de peças montado por um engenheiro aeroespacial fiando-se que isso é suficiente para fazer subsistir e persistir o negócio?
Não. Mas também não é o nome o que vai fazer esta ou aquela marca. É o conjunto que o faz. O nome é importante mas não é tudo. A qualidade em primeiro lugar e a forma como nos é apresentado esse produto a seguir. O grafismo, a distribuíção ( IMPORTANTÍSSIMO, se calhar até o mais importante), a quantidade de vezes que nos é apresentado o produto, quer visual quer oralmente, etc.
Quantas vezes já sucedeu, determinado artigo ser lançado e por um pormenor qualquer (nome, grafismo, etc), não nos chamar à atenção, mas após uma boa campanha de "marketing" (mais um estrangeirismo), o produto muda aos nossos olhos.
Engraçado. Sempre que sai um novo Clio, nunca os acho bonitos, passado dois meses, já me parecem outro carro. A Renault trabalha bem nesse campo, são mestres.
O que eu não concordo neste tópico é que estamos para já a discutir algo, que depende do gosto pessoal de cada um, que é um nome. temos que nos lembrar que este espaço é uma ínfima amostra dos utilizadores de bicicleta. Conheço muita malta que anda de bike e nunca aqui pôs os olhos nem escreveu uma palavra. Aposto que mesmo aqui, haverá alguns utilizadores a quem o nome nem soa mal e aposto ainda mais, que nos utilizadores de bikes, haverá muita gente que até gosta do nome.
Vou dar o exemplo do Valdemiro mais uma vez. No meu grupo de amigos, a maior parte é consumidor da marca e orgulha-se de o ser. Nome feio? Para alguns sim, mas não generalizem.
Eu gosto do amarelo. Não há muita gente que goste!
Abraço
Não sei que a crítica do enfoque exclusivamente no nome era para mim, mas se reparares já no meu primeiro post neste tópico, há 3 meses, eu referi que o nome era uma das lacunas, em simultâneo com a falta de força da imagem gráfica da marca.
É o conjunto que falha no seu todo, e pessoalmente falham as 2 partes (nome e imagem) a título individual.
O Valdemiro é outro exemplo de como o trabalho só foi feito pela metade. Vende, é verdade. Tem produto de qualidade, é verdade (excepção feita a algumas queixas ultimamente com as pinturas), mas falta-lhe um pequenino passo para se tornar numa marca verdadeiramente interessante.
Se calhar nem é esse o objectivo dele, pode querer manter-se no pequeno negócio e pronto mas, pessoalmente, vejo ali potencial para muito mais, a começar na fabricação caseira e a acabar na história e tradição por detrás do nome dele. Tudo isso poderia ser uma alavanca fantástica para outro campeonato.
Mas ficou algures a meio do caminho...
Com o exemplo do Clio, acabas por ir de encontro aquilo que eu defendo e que que traduz o ciclo de vida do produto.
A fase de introdução caracteriza-se por um alto investimento em termos de meios que permitam ao produto ganhar notoriedade. Ao ganho de notoriedade, a fase de crescimento do produto segue-se a maturação, que é onde o produto está na fase em que gera maiores dividendos.
E nesta fase surge o dilema do produto. Ou se injecta novidade e o produto segue novo ciclo de crescimento e maturação, ou então deixa-se cair o produto e este morre naturalmente.
(explicação completa do CVP na wikipedia Ciclo Vida do Produto (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_vida_do_produto))
O que acontece com o Clio e em geral a indústria automóvel, é que os construtores querem definir tendências com alguma antecedência. Daí os carros parecerem estranhos até se entranharem. Mas a estranheza tem de ser acompanhada pela tal fase de bombardeamento que corresponde a uma ambientação e habituação a um novo produto. Mas tudo isso é pensado e programado para levar os consumidores numa determinada direcção, ou pelo menos assim se espera.
Agora temos aqui, e no forum btt, dois instrumentos muito valiosos de pesquisa de mercado, uma vez que o público já está segmentado (utilizadores de bicicletas) e portanto, entre "gosto", "não gosto", "há uma mixórdia de componentes", "são feitos na china", "comprava já uma", etc... há alguns dados importantes que se poderão ir tirando no sentido de ajustar a marca ao que o público alvo espera encontrar nesta oferta em específico.
E o que as marcas/organizações/entidades portuguesas por vezes fazem, é encarar a crítica como uma tentativa de derrotismo. A crítica, quando devidamente fundamentada, é um instrumento de apoio à tomada de decisões e deve ser entendida de uma forma positiva. Independentemente ou não de gerar mudança.
Cancellara
06-05-2010, 21:34
Um pequeno aparte.
Digamos que a marca Sapo teve que ser trabalhada "à força".
O que começou como um projecto universitário com um nome estranho (acrónimo de Serviço de Apontadores Portugueses), cresceu de tal maneira que, quando foi comprado pela PT (salvo erro) tiveram que aproveitar esse reconhecimento que o produto, à época, já tinha.
Mas trabalharam-no bem, não há dúvida.
Quem diria que um feio, gordo e lento sapo se poderia tornar numa veloz e esbelta rã :D
Então: Se uma marca que foi "adoptada" teve direito a um tratamento de qualidade, porque não fazer o mesmo a um primogénito?
As bicicletas que o Tavira usa Bianchi são os Sub 23 e salvo erro algumas de conta relogio, não mandem bitaites e mais algumas equipas que vão ser equipadas com Jorbi ainda não foram devido a atraso da fabrica.
Obviamente que nos estágios a usa!
Os estágios são encontros formais, assim como as competições e há justificações a dar aos patrocinadores!
Agora o resto...
Estranho é que alguns atletas do Tavira não aderiram à Jorbi e continuam a correr com Bianchi! Porque será?
Pensa la bem se alguma equipa profissional usa uma marca de Bicicletas em estágio e outra em provas.
:p
Isso era o cumulo,antes de escrever pensa !!
Ps: Reparem bem nos quadros da Bianchi de estrada e no Jorbis, muita mas mesmo muita parecidos nalgumas gamas.
Off topic: No Nissan Desert 2010 ( Btt ) há uma equipa portuguesa que é patrocinada pela jorbi e corre com elas.
silvioferraz
06-05-2010, 21:55
Mas afinal... quanto tempo tem a Jorbi??
Abraço
Pensa la bem se alguma equipa profissional usa uma marca de Bicicletas em estágio e outra em provas.
Quem disse isto? Não fui eu de certeza absoluta! :p
O que eu quis dizer é que em estágios e em competição são obrigados a usar as bicicletas do patrocinador, mas em treinos individuais o mesmo não acontece!
silvioferraz
06-05-2010, 22:12
Bom uma coisa é certa. Eu este ano torço pelo Tavira e seus atletas, só por terem a coragem de apostar numa marca nacional.
Força Tavira e força Jorbi!
Abraço
Cancellara
07-05-2010, 09:13
Nada contra :)
Até curto bastante o David Blanco... e o Cândido, vá...
se o palmeiras ganha a volta e a maioria dos circuitos portugueses
vamos ter uma grande bicicleta
JORBI para todos
noticia de ultima hora:
falei com o importador e eles estão a pensar fazer á semelhança do incentivo de abate de veiculos, fazer a mesma coisa com as nossas bikes com mais de 7 anos, um abate no preço de 1250€ na compra de uma JORBI nova.
mas só se o palmeiras ganhar a volta a portugal ( e arredores ):p:p:p:p:p:p:p:p
Atenção, acho que ninguém está contra ao facto de que a Jorbi possa ganhar a Volta nas mãos (ou nos pedais) do Tavira, antes pelo contrário, até vamos torcer todos para isso, o que estamos a considerar é únicamente o nome e a decoração da bike.
(Só tenho pena é de não ver de novo o Tavira equipada com Bianchi, mas isso é outra conversa.)
Boas,
Eu estarei na estrada com a minha t-shirt de apoiante do David Blanco!
E sou da mesma opinião do nosso amigo fuel100, pena ele não passar montado numa Bianchi!
Boas pedaladas
ao match a bianchi vos paga? lol
as jerseys tb são da bianchi?
foram dadas?
:D:D:D:D:D
vcs são mesmo doentes pela bicha
qualquer dia vira o bico ao prego e am vez de bianchi 4 ever
é jorbi 4 ever
um abraço a todos
e não acreditem em nada o que eu escrevi aqui.
mas mesmo assim estamos a contribuir para que um subtopico quase sem sentido passe a ser dos mas vistos e respondidos
Eu estive a ver o site da jorbi e fiquei a gostar muito das de BTT :p
era capaz e quem sabe nao compre uma:)..
Sobre equipar o Tavira acho muito bem ser tudo portugues, já é tempo de dar-mos valor ao que é nosso, por isso venham de lá as jorbi que por sinal sao lindissimas.:)
AP:
O tópico fez parte da campanha de lançamento da marca. ;)
http://www.jorbi-bikes.com/images/news/a_1403201.jpg
Cândido Barbosa, da Palmeiras Resort/Prio/Tavira foi hoje a figura do dia ao vencer a terceira e última etapa da 4ª Volta a Albufeira – Troféu José Martins. Com uma média de 41 quilómetros/hora, Cândido foi imbatível no sprint que teve lugar em Albufeira, depois de pedalar 107.2 quilómetros. O ciclista, pelo segundo ano consecutivo ao serviço da turma tavirense, estabeleceu-se no 9º posto na geral individual, a 1 minuto e 43 segundos do vencedor da prova. Para além da vitória nesta jornada, Cândido triunfou igualmente na classificação dos pontos, o que o fez vestir a camisola verde pelo primeiro posto na geral. A abrilhantar ainda mais o pódio, estiveram os elementos do grupo profissional, já que a classificação geral por equipas manteve-se com as mesmas cores. André Cardoso foi o elemento que subiu mais alto na tabela, em terceiro, a 6 segundos do vencedor, e ficou com a segunda posição no que respeita à classificação das metas volantes. Na vertente de montanha foi Luís Silva quem mais se destacou e foi ele quem trepou para a terceira posição na geral desta categoria.
Por mim pode vir uma Jorbi para a mesa...:) e ja agora outra de BTT:p
Por mim pode vir uma Jorbi para a mesa...:) e ja agora outra de BTT:p
Outro quadro desses para a minha mesa, mas sem Jorbi pintado! :D
Boas pedaladas
silvioferraz
07-05-2010, 13:57
Bom... se elas não partem com as pernas do Candido a Sprintar, acho que podemos afirmar que o teste de fadiga do material, está feito... :D:D
Abraço
O Cândido não ganha só por mérito próprio!
Digamos que a quantidade de sprints irregulares na sua carreira falam por si só... :D
Apenas um dos muitos exemplos:
http://tsf.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=751609
Boas pedaladas
AP:
O tópico fez parte da campanha de lançamento da marca. ;)
como tal eles vão nos dar uma bike, a mim a ti ao ferraz e principamente ao georcz pela excelente publicidade que fizemos.
acho que mereciamos
nem que seja sem rodas
O Cândido não ganha só por mérito próprio!
Digamos que a quantidade de sprints irregulares na sua carreira falam por si só... :D
Boas pedaladas
e que grande mentira
lol, lol
silvioferraz
07-05-2010, 14:02
A minha pode vir assim: :):)
http://i432.photobucket.com/albums/qq44/silvioferraz/R10.jpg
Abraço
como tal eles vão nos dar uma bike, a mim a ti ao ferraz e principamente ao georcz pela excelente publicidade que fizemos.
acho que mereciamos
nem que seja sem rodas
:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D
Tiveste bem AP! :D
Abraço
para mim a r7
não consigo colocar a foto
Cancellara
07-05-2010, 14:14
Também faço o sacrifício de ficar com um desses, ó Sílvio :D
Também faço o sacrifício de ficar com um desses, ó Sílvio :D
caro amigo
acho que te enganaste na escrita
em vez de sacrificio deveria estar previlegio
senão não levas a bike
Este A P tem um sentido de humor magnifico!
Será que não temos aqui uma estrela emergente do stand-up comedy? :D
Abraço A P
não
estou-me só a fazer á bicicleta
lol
:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D
Abraço
Cancellara
07-05-2010, 15:51
Era ironia, claro :rolleyes:
Já aqui manifestei o meu desagrado pelo nome e estética das Jorbi. No entanto, se alguém tiver uma e quiser trocar pela minha Trek em aluminio com alguns aninhos e equipada com Sora/Tiagra estou totalmente receptivo...:D
Boas pessoal,
Após tantas palavras escritas parece-me subsistir uma enorme duvida em relação a toda a discussão até aqui produzida.
Nunca foi colocada em causa a qualidade do material ou o seu design, que a mim me agrada particularmente. Todo este relambório teve origem apenas pela marca escolhida para dar às máquinas.
Alguns posts atrás foi colocada por mim a questão da existência ou não de testes de resistência e fadiga do material, resposta à qual não se conseguiu chegar. Esperemos então que esses testes sejam feitos na estrada, na sua totalidade pelos ciclistas do Tavira, esperando sempre que nenhum quadro claudique durante algum momento importante e que acima de tudo não coloque em risco a integridade física do atleta.
Espero sinceramente que este projecto tenha rodas para andar no panorama industrial velocipedico português e que em breve possamos todos constatar que a marca deixa de ser Jorbi e passa a ter mais personalidade.
Vou ficar a aguardar que algum dos apaixonados pela marca Jorbi adquira uma das máquinas e que aqui venha fazer uma análise profunda da mesma. Agradecia só que não omitisse as bocas foleiras dos amigos de grupo, tipo: "Jorbi, que cena é essa? Uma marca de bicicletas de criança?".
Obviamente que estou, em parte, a brincar, mas aguarda-se uma analise do primeiro que provar ser aficionado da marca e que ponha pés ao caminho para ir comprar uma.
Boas pedaladas
noticia de ultima hora:
falei com o importador e ...
tens razão, é made in China :D
tens razão, é made in China :D
e as outras tb
Figueiredo
09-07-2010, 15:00
mas até é curioso depois de começarem a usar as novas bicicletas salvo erro nunca mais ganharam nada, se calhar o material faz alguma diferença
Retiro o que disse... o Cândido só no troféu Joaquim Agostinho já vai na 2.ª vitória em Etapas !!!
Olá a todos.
Já há algum tempo que andava para comprar uma bicicleta de estrada para complementar o treino de BTT e adquiri recentemente uma Jorbi Champion Alu. Vem equipada com material Miche e Campagnolo Veloce. Como é para fazer mais ou menos 100 Km por semana achei que não era muito racional estar a investir muito numa bicicleta, então a minha escolha recaiu sobre uma JORBI.
Acho o quadro bastante bonito e de excelente condução embora as roda da mesma e os travões deixem um bocado a desejar..... Por incrivel que pareça na 2ª vez que fui andar estava a subir uma picada, levantei-me e a roda de trás saiu.... Fiquei fulo..... Se apanhava o vendedor naquele instante insultava-o... E fiquei ainda mais chateado quando reparei que a cassete ao sair raspou-me um bocada da escora, mas.......
Resumindo, acho que analisando o binómio preço/qualidade é uma das melhores escolhas do mercado, tendo em conta que paguei 800€ com pedais (Miche)...
Um abraço para todos.
pedrofeijo
09-07-2010, 19:30
Como é que foi isso?Saltou-te a roda do cubo ou do eixo?
ja vi algo parecido acontecer num passeio cicloturistico com uma B-AMA .
eu tenho KTM quase desde que a marca entrou no mercado tuga a principio pela zona so tinha eu agora por boa aposta do revendedor ela cresceu no pais e já se vêem mais, de momento estou a viver na Suíça e ainda só vi a minha por aqui interessante que elas são ja daqui ao lado!!!!!!! no entanto enervo-me de ver BMC, FLYER, SAMPLON e SCOTT pois são nacionais, não gosto da pintura e do logo JORBI mas o nome nada me diz o que conta é a qualidade, dêem tempo a marca pode ser que cative e evolua no mercado tuga (mas não com aquele logo horrivel) assim como cresceu a KTM
Não sou nacionalista, até porque nem nasci neste país de *****, perdoem-me o desabafo!
Acho isto lamentável, sinceramente... Estás cá, neste "país de *****" porquê?
Como é que foi isso?Saltou-te a roda do cubo ou do eixo?
A roda saltou-me do eixo.
tenho uma ideia para o nome da marca já que o proprietário usou o nome de Jorge e bicicleta para formar o nome da marca podia por só as iniciais ficava não original mas muito mais sonante
que dizem ???????
mas bem mais sonante lol JB caia bem agora loool ate ja vou beber um copinho dele loool
boas.
a jorbi vem do nome jorge baieta ou seja JOR de jorje e BI de baieta onde formalisou o nome da JORBI.
ohhhh e eu a acreditar que era B de bicicleta :-(
PESSOAL JA NAO HA WHISKY PRA NINGUEM :-(
Burning Dogma
27-07-2010, 10:13
Pessoal, à dias estava a ver na RTP2 o resumo do GP Joaquim Agostinho e naturalmente lancei o olho às máquinas do Tavira, as famosas Jorbi. As cabras de contra relógio são as antigas Bianchi de alumínio para crono que eles usavam na época anterior, apenas pintadas com as cores da Jorbi. Não me surpreende porque naõ esperava ver a Jorbi a fazer um quadro de contra relógio. O que me surpreendeu foi as de estrada irem pelo mesmo caminho! Se os olhos não me traíram, são as Bianchi do ano anterior, as 928 SL e possivelmente algumas T-Cube, tudo pintado com as cores da Jorbi! Fiquei chocado, sinceramente, não é assim que vão dar credibilidade à marca ou vender o que quer que seja (além de que assassinaram aquelas belas Bianchi).
vBulletin v4.1.11, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.