PDA

View Full Version : Tamanho do quadro

canyon
14-03-2009, 19:18
VIVA
desculpem a nabice,mas alguem me pode explicar como se sabe o tamanho do quadro.
tenho 80 kgs, e 1.72
qual o tamanho do quadro?
obrigada

Burning Dogma
14-03-2009, 20:38
Sabes qual é tua medida entre-pernas? Tens que medir com os calções da bike vestidos e as pernas afastadas uns 20 cms. É uma medida importante, portanto convém algum rigor. A partir daí, vê-se +/- o tamanho do quadro ideal.

Paulo Murça
15-03-2009, 19:35
Viva Canyon,

tens todas as medidas que necessitas aqui:

http://www.competitivecyclist.com/za/CCY?PAGE=FIT_CALCULATOR&SITE.CODE=&gender=M&units=cm

boas pedaladas!!!

canyon
17-03-2009, 20:05
obrigado pessoal pela pronta resposta

RJLA
12-01-2010, 23:44
Viva!

Tenho em vista uma estradista tamanho 55 a um bom preço. Meço 1,88m. Acham que o tamanho é adequado?

Fevereiro
12-01-2010, 23:53
O mais importante nem é a altura, mas sim a tua medida entre pernas.

Eu costumo guiar-me por este site: http://monsantobtt.web.simplesnet.pt/Dicas/ajustar%20a%20bike%20ao%20ciclista.htm

RJLA
13-01-2010, 00:36
Obrigado pela dica!
Fiz o que indicava no site e dá-me um resultado de 56,43. A minha altura entre pernas é de 85,5. O quadro em questão é 55. Por 1 cm poderá ser muito desajustado para mim? Poderá ser prejudicial em termos de posição de condução e rendimento?

ivan
13-01-2010, 07:31
possivelmente não porque a mim tb me resulta um quadro 56 e ando com um 55 tenho é o espigão bastante elevado. mas se puderes experimenta primeiro a bike é sempre melhor. tb tenho uma 56 e sinto-me melhor com a 55 cranks 175 já tive 172.5 mas pra o minha perna resulta melhor o 175 tb podes ver em http://www.ciclismoafondo.es/caf/calculadoraRB/regulacionbicion/show.do

Fevereiro
13-01-2010, 10:20
Eu tenho 84 de entre pernas ando com um 54 que na teoria é ligeiramente pequeneo, e sinto-me 5 estrelas.
Há mesmo utilizadores que preferem quadros ligeiramente mais pequenos por uma questão de agilidade.

RJLA
13-01-2010, 12:44
Pois, sei que pior será se o quadro for alguns tamanhos acima. Se for ligeiramente mais pequeno consegue-se corrigir com o espigão e o avanço.
No entanto, o que estou a achar estranho é que segundo a medida entre pernas aponta-me para o quadro 56. Se olhar à altura total, 1,88m, e tendo em conta outros sites que consultei, apontam como tamanho indicado o 57 ou 58! Afinal deverei ter mais em conta a altura entre pernas ou a altura total?

Fevereiro
13-01-2010, 13:04
Segundo o que tenho lido o mais importante é mesmo a altura entre pernas.

ivan
13-01-2010, 20:36
sim o importante é a altura de pernas. um quadro pequeno corrige-se com espigão e avanço maiores

ribas
13-01-2010, 22:18
Eu meço 1,85, tenho 0,85 de perna e comprei uma Orbea Onix tam.54, em que este é a medida do tubo vertical e o tubo horizontal tem 55 cm.

Segundo as minhas contas apontava para o quadro 56.

Mas como a Orbea no tamanho a seguir so tem o 57, optei pelo 54 e não estou arrependido. sinto-me bem.
Tenho avanço 110 cm e ainda posso jogar com o selim.
O espigao ficou com 19cm de altura. Julgo que este deve jogar entr o 10 e 25 cm.

nunocoutinho
14-01-2010, 09:38
Bem fiquei convencido que tenho perna grande. Tenho cerca de 1.83m e entre pernas 89cm....

Neste momento uso o 56 da Scott, apenas o avanço ideal para mim será um 100mm ao invés do que vem de origem, um 110mm.

O tamanho dos quadros varia um pouco de marca para marca e é importante estudar bem as medidas da geometria. Eu também podia optar por usar um 54 no entanto ficaria com o espigão ainda mais levantado, acho preferivel mudar o avanço para acertar tudo.

RJLA
08-03-2010, 23:27
Correndo o risco de estar a repetir questões que já por aqui foram colocadas, gostaria que me ajudassem a esclarecer uma dúvida. Afinal que medidas devo ter em conta para determinar a altura de um quadro e se este é ideal para o ciclista?
- A distância entre o eixo pedaleiro e o tubo de encaixe do espigão de selim diz-nos exactamente o tamanho do quadro? Por exemplo, essa medida na minha bike é de 56cm. Estarei perante um quadro 56? Houve quem já me dissesse que seria um quadro 55.
- Que história é essa que já li de conseguir ou não ver o cubo da roda dianteira? Se vir o cubo é sinal que a bike é pequena para mim?
- Na pedalada a perna deve ficar totalmente esticada ou ligeiramente flectida? No BTT uso a técnica do ligeiramente flectida com crank totalmente em baixo. Na estrada aplica-se o mesmo principio?
- Parado, sentado no selim, devo ser capaz de tocar com os dois pés no chão? Na de BTT isso não acontece.
- Para um ciclista com 1,87m e 85 de medida entre pernas qual o tamanho de quadro mais adequado e qual a distância que deve ser medida do selim até ao eixo pedaleiro?

Peço desculpa pelo rol de questões, mas estou a agora a voltar a esta paixão da estrada e as duvidas são mais que muitas.

motard
09-03-2010, 19:11
Boas RJLA.:D
Para teres a medida certa do quadro, tens que em primeiro lugar saber a tua medida de entre-pernas x 0.65 (esta é a base).
O tubo que tem a medida do quadro, por norma é o que liga o avanço do guiador ao espigão do celim.:rolleyes:
Prara tirares todas as duvidas basta pesquisares no Google (AJUSTAR A BIKE AO CICLISTA).
Boas pedaladas.;)

ivan
09-03-2010, 21:24
o Quadro 55 pode ser a medida mas tens de elevar mais o espigão e talvez colocar um avanço mais longo. eu tenho um quadro 55 e medida de perna parecida a tua o meu espigão esta elevado ao maximo e o avanço troquei por um com mais 2 cm. tb tenho uma bike medida 56 mas prefiro a 55 pois é mais nervosa a 56 só ganha em conforto e estabilidade a descer.

pedrofeijo
09-03-2010, 22:17
Consulta este site,esclareceu-me todas dúvidas que tinha acerca das medidas do quadro,e posicionamento na bicicleta.
http://www.competitivecyclist.com/za/CCY?PAGE=FIT_CALCULATOR&SITE.CODE=&gender=M&units=cm

RoKKy
10-03-2010, 13:03
Também podes consultar este que é muito bom:
http://www.amigosdelciclismo.com/mecanica/tallasygeometrias/

moina
10-03-2010, 18:15
Olá queres saber uma opinião de quem já teve o mesmo problema?
Não vale a pena estar a inventar com as medidas, o melhor é ires a uma loja conceituada de bikes lá te irão tirar as tuas medidas e com uma formula que tem será 100% eficaz te garanto. Existe algumas formulas por ai na net mas!!!!! Uma vez doí as pernas outra as costas não se sentimos bem e ficamos sempre na duvida se tiramos bem as medidas. Isto é o concelho meu desde que fiz isso tenho me sentido 100% em cima da fininha.;);)

hmorgado
22-03-2010, 10:27
Bom Dia,

Peço um conselho aos mais exprientes, tenho em vista comprar uma bike de estrada tamanho 50 (mercado de usados), eu tenho 172cm de altura e 80cm entre pernas e 62cm de tronco.

Utilizando a informação disponivel na net, rápidamente me aprecebo que o tamanho ideal para mim será um 52 ou 53, apesar de existirem algumas variações, pois se quiser escolher algo que me permita longas travessias existem sites que recomendam o 54 e se optar por uma posição mais racing o tamanho 50/51 é também recomendado.

A minha questão vai no sentido de saber a vossa opnião sobre a difrença de geometrias "ideais" para mim e a geometria do quadro em questão;

Medida "Seat tube range c-c" IDEAL: 51.8 a 52.3 / QUADRO: 47cm
Medida "Seat tube range c-t" IDEAL: 53.4 a 53.9 / QUADRO: 50cm
Medida "Top tube length" IDEAL: 53.2 a 53.6 / QUADRO: 52,5cm

A distância que uso em BTT/Estrada/Rolos entre o centro do eixo pedaleiro e o topo do selim é +/- 73 a 73,5cm o que assim por alto me dá a altura do espigão +/- 23cm, julgo que um espigão de 300mm me garante a segurança.

Olhando para estes valores, na vossa opnião sugerem que mais vale pensar num quadro "maior" ou acham que é possível compensar estas difrenças com um avanço de 110mm e com a altura do espigão?

Obrigado
Cumps.
HM

felizardo
22-03-2010, 15:07
Eu sugeria que desses mais importância ao tamanho do tubo horizontal, que muito mais limitativo que o tubo do selim. As medidas em altura podem ser facilmente adaptadas subindo ou descendo o selim e a direcção.

Além disso um avanço de 110mm é, tipicamente, grande demais para um quadro 50, mas depende um pouco do ângulo da testa e do reach do guiador e vai influenciar o comportamento da bicicleta (menos ágil/nervoso e mais previsível)

Ter atenção, no entanto, que um quadro 52 não tem necessariamente um tubo horizontal de 52. Varia de marca para marca e de modelo para modelo.

hmorgado
22-03-2010, 16:07
Boas!

Obrigado.
Havendo uma difrença de aproximadamente -10mm que o recomendado no tubo superior, pensei em compensá-lo no avanço, dai sugerir os 110mm, mas também posso "jogar" com um espigão recuado ou com o próprio recuo do selim, mas isso só consigo confirmar depois de exprimentar o quadro, de modo a não comprometer o alinhamento do joelho com o eixo do pedal.

RichieValens
22-03-2010, 16:10
Concordo com o "felizardo".

Já que a compra é no mercado de usados (o que limita a escolha face à oferta), o mais importante são as medidas que não podem ser mexidas. Neste caso a geomtria e a dimensão do tubo horizontal.

O resto (avanços, direcção, selim) pode ser sempre ajustado.

Spider
27-05-2010, 22:18
Tenho um Specialized Tarmac de tamanho 52... Estou satisfeitissimo... Não sei a medida das pernas mas tenho 1,73 m de altura... A Bike está optima...

fuel100
28-05-2010, 09:52
Tenho uma Trek 1400, tamanho 52 e uma Bianchi C2C Infinito, tamanho 53.
Tanto uma como a outra possuem um avanço de 100mm e as medidas são as ideais para os meus 1,73m / 0,79m de entrepernas e calçado.

Scorpio
28-05-2010, 14:30
Eu cá gasto 56cm de quadro, mas optei por fazer um quadro mais baixo, 54cm.

De comprimento deveria ter 55cm de comprimento mas foi construído com 54cm porque gosto de andar um pouco curto.

Boas pedaladas

salpicão
29-05-2010, 10:50
Boas, como sabes se o avanço é grande ou pequeno?

Scorpio
29-05-2010, 11:46
Boas Salpicão,

Para quem é esta ultima pergunta?

salpicão
29-05-2010, 19:22
Para quem me souber responder... como sabes se um avanço está grande ou pequeno para ti? À alguma medida, tecnica, sintomas, etc

Burning Dogma
30-05-2010, 12:42
Com as mãos nas manetes, o centro do guiador deve tapar o cubo da roda da frente. Isto é uma forma muito rudimentar de ver se o avanço tem o tamanho correcto. Claro que depois também varia com a preferência pessoal, mas é um bom ponto de partida.

johnny_d
07-07-2010, 15:59
Boas pessoal,
Cá vai a minha 1ª participação aqui no Tasco! :cool: Para não estar a abrir um novo tópico no "estou a pensar em comprar" resolvi desenterrar este, pois também se enquadra no assunto.

Após alguns anos de BTT, estou a pensar adquirir uma "fininha", estive a ver alguns modelos e encontrei uma Giant TCR composite zero de 2005 que me parece estar em bom estado, ultegra 10v, Ksyrium SL SSC, etc...parece-me uma boa maquina para iniciar e dar umas voltas estradistas amadoras. ;)

A minha principal questão prende-se o tamanho do quadro, este é um M-L, 53.5Cm, é aqui que começa a confusão. Segundo esta tabela (http://archive.giant-bicycles.com/es/catalogue_popup.asp?sPageID=popup&popuptype=geometry-image&modelid=10082) o quadro tem 53.5Cm de altura no tubo vertical e cerca de 58.5Cm no tubo horizontal.
Ora as minhas medidas são 180cm de altura e 84cm entre pernas, ja vi pela internet uma serie de formulas de calculo, sendo a mais comum: (entre pernas*0.65), que me faz corresponder o tamanho standard de 54-55.
Assim minha duvida está na diferença de tamanho entre o tubo horizontal/vertical, é mesmo normal da geometria destes quadros e este é o tamanho indicado para mim, ou acham que o quadro é demasiadamente grande para as minhas medidas e os 53.5Cm da Giant correspondem a um 57-58 nas medidas standard de outras marcas marcas como specialized ou scott, p.ex.

Agradeço qualquer ajuda que possam dar.
(Sem puderem em jeito de offtopic podem deixar também opinião acerca da maquina) :)

Abraço!

fabiolax
26-07-2011, 10:44
Ola pessoal, para aproveitar o topico, eu tenho 1,73 m e 83cm de perna mais ou menos.... Qual o tamanho de bike mais indicado??

é k já vi os tamanhos de bikes com letras e em cm....

no outro dia andei numa L e ao fim de 1 hora já tava chio de dores de costas. Se poderem e quiserem ajudar, agradeço

Miro
26-07-2011, 21:02
Pois. Tu no teu caso será uma coisa como um 52. Um L já é esticado para ti. Isto também pode variar um pouco de marca para marca.

guzz
26-07-2011, 21:29
Para o Johnny_d o tamanho do quadro é o M da Giant ou o 54,55 tamanho standart !!!
Para o Fabiolax é o tamanho 52 !!!

jflima
27-07-2011, 22:04
ribas, 0.85 entre pernas calsado ou descalso?

fabiolax
01-08-2011, 10:52
Ola pessoal, já que aqui estou, gostava de saber tb as relaçoes entre os tamanhos das bicicletas em letras ( s, m, l, xl ) e em cm ( 52, 54, 56,....)

Obrigado

jnap
01-08-2011, 11:11
http://www.masbicis.com/cms.php?id_cms=11
http://archive.giant-bicycles.com/us/050.000.000/050.600.100.asp

hesitate
17-08-2011, 16:29
Boa tarde

Sou praticante de btt ha alguns anos, vou iniciar-me agora na estrada para complementar o treino btt.
Tenho um 1.77, gostaria de saber se uma bicicleta tamanho 53 será indicada para mim ou se é demasidado pequena.

Desde de já agradeço

hesitate
19-08-2011, 09:48
Boas, fiz a medição da altura entre pernas, verifiquei que tenho 80 cm, segundo o que vi o tamanho ideal de quadro para mim será um 53, mas agora surgiu uma dúvida. Após a leitura de alguns sites sobre o tema há quem diga essa medição deve ser efectuada com os sapatos de treino calçados, por outro lado há quem defenda o contrário, afinal qual será a maneira mais fidedigna?

Josant
19-08-2011, 10:57
EU defendo que deve ser com os sapatos calçados, mas sei que vai existir malta a discordar ;)

hesitate
19-08-2011, 12:45
pois, a questão será mesmo por aí, muita gente ter opiniões díspares e nimguém ter uma base cientifica para se justificar.
Dessa forma terá mesmo de ficar +/- ao critério de cada um.

Cumps

rodd
19-08-2011, 13:23
As medições que tenho efectuado para comprar as minhas bikes até agora foram sempre tiradas com sapatos calçados... E não me tenho dado mal. Assim sendo, julgo que deves fazer a medição com sapatos calçados.

Abraço,
Luís

OMINIS
25-09-2011, 15:20
Gostava de ter as vossas opiniões sobre o o tamanho do quadro ideal para mim.

Eu encomendei um tamanho L, mas tem surgido algumas duvidas se esse seria o melhor.

Eu tenho 177cm de altura, 86 entre pernas, tronco 62 e braço 60.

A geometria do quadro é este(fundo da página)
http://www.bhbikes.com/en/familia/zaphire

pemartins
25-09-2011, 16:24
Eu tenho 175 cm de altura e uso o 54 mas da marca Scott e já cheguei a pensar que era grande mas após chegar o selim para a frente ficou bem.
O melhor mesmo era tentares ir a uma loja onde tivesse esse tamanho para poderes experimentar.

MegaMarrocos
25-09-2011, 16:37
Na minha opinião um tamanho 54 seria bom, é que não te esqueças que o tubo superior tem 58, em principio terás de puxar o banco um pouco para a frente (se não gostares de ir muito, mas muito deitado) e o avanço que deve de tarzer a bike, deve de ser um de 90mm.

OMINIS
25-09-2011, 16:38
Eu tenho 175 cm de altura e uso o 54 mas da marca Scott e já cheguei a pensar que era grande mas após chegar o selim para a frente ficou bem.
O melhor mesmo era tentares ir a uma loja onde tivesse esse tamanho para poderes experimentar.

O quadro que eu escolhi também é o 54 ( L), mas acho o tubo superior muito comprido 58, ontem tive em cima de uma Berg tamanho 54 e o tubo superior também 54 e ficava-me óptima.

pemartins,

Qual é o tamanho do teu tubo superior (horizontal)?

Jose Julio
26-09-2011, 22:42
Boas

Depois de tentar ler os posts todos e sinceramente não ter paciencia para ler todos chego à conclusão que todo o pessoal opina, poucos acertam e alguns acertam numas coisas e erram em outras.
Os perigos para a saude de um mau posicionamento numa bicicleta são mais que muitos e sinceramente uma dor ou outra num joelho é mal menor.....
Conheço uma pessoa que por andar com o selim muito alto teve mesmo problema na prostata ao ponto de ser mesmo probido de pedalar durante 1 ano.
Ao contrario do BTT em que se pode (mas não devemos) estar sentado relativamente mal na bicicleta pois estamos constantemente a mudar de posição e nem temos tempo que nos doa nada, na estrada passamos muito tempo na mesma posição o que faz com que o que está mal se sinta ainda mais ao fim de alguns kilometros.
Não existe nenhuma solução magica online para se ver alturas de selim, pois a altura de selim inclusive tem um pouco a ver com a forma como se pedala, não é só chegar medir e fazer contas.
Sugiro fortemente que vão a uma loja de bicicletas que conheçam e tenham confiança, de preferencia com experiencia em fittings e peçam para vos "sentarem" na bicicleta, gastam uns trocos mas como alguem aqui apontou o corpo é vosso e as dores tambem.

Boas pedalas

Julio

biza
26-09-2011, 22:56
Concordo com o Jose Julio a 100%...

pratoni
27-09-2011, 10:43
e que lojas com essa experiência em fitting existem? E não estou a falar apenas em marketing...

Jose Julio
27-09-2011, 20:44
Existem diversas!
Praticamente todas as lojas Specialized têm formação para fazerem fittings basicos e perfeitamente funcionais para o nivel da esmagadora maioria dos utilizadores deste forum.
Sem ser as lojas Specialized têm ainda para os lados de Aveiro o pessoal da Retul que não sei o nome mas esses inclusive têm o curso da Retul, o Tiago Aragão julgo que tambem faz, e se procurarem na net encontrarão ainda mais alguns ;)

jose a
08-12-2011, 19:08
Ola boa noite.

Desde 1987 que utilizo a mesma bicicleta (vitus , quadro aço, 10 velocidades, pedaleira 52 e 42) já tem muitos km e chegou a altura de mudar.(Quase a chegar aos 50 anos, já mereço.)
Depois de visitar várias lojas de marcas conhecidas estou cheio de duvidas em relação ao tamanho do quadro.Tenho 1.85 e 85,5 de entre pernas, sem sapatos.
Numa dizem-me que o tamanho ideal é o 54 cm (scott), noutra dizem me que é o 56(specialized), noutra chegou aos 59(ktm).:confused::confused:
O meu quadro actual tem 56 cm, tirando as medidas do meio do eixo pedaleiro ao meio do tubo horizontal e seguindo o tubo do selim. Mas agora com os quadros ditos slooping, cada marca dá o seu tamanho, e as medidas são tiradas em sitios diferentes. Como poderei ter a certeza se estou a escolher o tamanho certo. Para complicar a situação os lojistas limitam-se a saber a minha altura, consultam a revista e dão assim o tamanho do quadro, o que eu acho um pouco simplorio, sendo lojas especializadas estava a espera de outra coisa.
Se alguem entendido na matéria me puder ajudar agradeço.

Desde já obrigado.:)

JRMoreira
08-12-2011, 19:35
Boas!
Veja este site e introduza as suas medidas, é um começo para o que será o quadro ideal.
http://www.competitivecyclist.com/za/CCY?PAGE=FIT_CALCULATOR_INTRO&INTRO_LINK=NOREDIR

Hoje trabalha-se com medidas standart, em qualquer loja que vá será o "método do catalogo" utilizado, depois vai-se jogando com o avanço do guiador e com o recuo e avanço do selim.
Espero ter ajudado, mais opiniões virão ;)

filipe.santos
08-12-2011, 19:44
amigo 85.5x0.66=56 formula de ge-meund !!!! medida de entre pernas x 0.66. cmpts

cientificamente o seu quadro tem de ser um 56, mas e como diz o JR, mais opinioes virao..

Shimano Dura-Ace
08-12-2011, 20:11
Eu por aqui, não pesco nada disto! http://www.competitivecyclist.com/za/CCY?PAGE=FIT_CALCULATOR&ANSWER=8&SITE.CODE=RDB&STEP=9&FC_ANSWER_8=182

bmw05
24-12-2011, 23:08
boas pessoal bem venho do forum btt e estou a pensar em comprar uma bike de estrada...
estou a pensar numa trek madone mas nao tenho a certeza de qual o tamanho certo desta bike para o meu tamanho....
nao sei se deve de ser um 52 ou um 54
se alguem me poder ajudar agradecia, bem fica a minha medida que deve de ser importante :-P
bem tenho um 1,71 qual a melhor medida de quadro para mim da trek...
desde ja um obrigado a todos

abraços

jnap
25-12-2011, 00:11
Boas
A medida mais importante é entre pernas, mas de qualquer modo se tens um 1.71, o mais certo é ser o 52...

guzz
25-12-2011, 07:23
Boas tamanho 54 nao é de certeza !!! Ou 52 ou 50 de certeza !!!

ferrugem
25-12-2011, 10:14
boas
sou novo aqui, também ando a pensar em comprar um de estrada, também estou no forum btt.
tenho 1.63 e a minha trek 8500 é um 15.5 , já me informei atraves da bicimax para o tamanho dos quadros de estrada e eles indicaram um 50.
uma das opçoes será também uma jorbi champion3 alu sram rival 10s será uma boa opção?

bmw05
26-12-2011, 00:52
bem fiz aqui esta pergunta pq ja tive uma merida de medida 54 e achei um pouco grande...
mas agora apareceu uma oportunidade de negocio de uma trek mas estive a ver e 54 mas a medida tirar por uma merida 52 pareceu igual por isso fiz essa pergunta...
sera muito grande para mim esse 54 da trek....

ivan
26-12-2011, 21:07
http://vannicholas.com/framesizingsteps.aspx
malta experimentem, eu na bricadeira introduzi os meus dados e deu as medidas que utilizo na bike
site----------------- real
quadro- 54,94____ 55
crank-175________175
guiador-44_______ 44
as outras tenho de me certificar na bike, mas penso que esta aqui um bom e simples utencilio na altura de comprar bike ou componentes

ivan
26-12-2011, 21:27
http://vannicholas.com/framesizingsteps.aspx
ve aqui a pouco experimentei e deu as medidas que uso na bike, penso ser uma forma de saber as medidas da bike

ammr
27-12-2011, 17:37
E o que devemos fazer quando as medidas no simulador estão no limite entre dois tamanhos?
O meu tamanho entre pernas descalço é 80cm, no simulador da canyon com mais 1cm o resultado altera-se do XS-50 para S-53.

ivan
27-12-2011, 18:13
em principio opta-se pelo mais pequeno, pois podemos sempre ajustar com o espigao e avanco.
a minha ktm é 55 a wheller 56 e ja andei numa orbea 54 de um amigo e senti-me bem.
a ktm esta um pouco mais racing, a wheller esta um pouco mais nivelada.
nestes simuladores deve-se utilizar a medida o mais certa possivel pois 1cm da alguma diferença.
a ciclismoafondo.es tambem tem um simulador e para mim tambem da um resultado proximo do 55
o melhor sera sempre experimentar antes de comprar

rs76
27-12-2011, 18:25
sempre ouvi dizer que nesses casos escolhe-se o tamanho abaixo

SilverKid
05-01-2012, 21:57
eu deu me 82,5 o que me da um quadro 54,5 +- ou seja acho que o meu 55 está perfeito...
Que acham?

jose a
06-01-2012, 12:36
Ola.
Fui a um agente de uma marca muito conhecida o lojista disse me que tinha de ser tamanho 54, mandei um mail para o distribuidor dessa mesma marca, na resposta foi me dito que tinha de ser 56.:confused::confused:
Conclusão: Comprei a bicicleta na unica loja em que o lojista me tirou as medidas e as introduziu no computador.

ivan
06-01-2012, 12:53
silverkid, penso que o 55 esteja bem claro que sempre se pode experimentar o 54 ou 56 mas de marcas a marcas por veses varia um pouco.
temos de andar de forma confortavel, senao nao tiramos prazer deste hobby, ja basta as longas tiradas ou montanhas para sofrer um pouco

guzz
06-01-2012, 20:23
Silverkid o tamanho do quadro para ti é 54 !!!
Bmw05 para ti ou o 50 ou o 52, o 54 é grande !!!
Eu tenho o 54 da trek madone e tenho 1,79 e 83,5cm de entre-pernas !!!

SilverKid
08-01-2012, 17:59
a minha Corratec é 55...ate agora ainda so noto talvez um avanço mais curto mas tb so andei um dia...a ver se ando mais para realmente ver se vale a pena mudar de avanço ou nao...lolo

ivan
08-01-2012, 18:31
Silverkid isso do avanço sera algo que com o tempo a rectificar pois o quadro pode estar certo mas o resto pode sofrer ajustes

SilverKid
08-01-2012, 20:26
Ivan é o que penso...
Até porque os componentes espigao avanço e guiador sao os unicos que nao sao carbono e que penso qq dia mudar...mas primeiro ver os tamanho...

diogoalmeida68
25-01-2012, 13:23
Recebi uma bicicleta de estrada antiga e pesquisei sobre medidas e ajustamentos da pessoa á bicicleta constatei que o quadro tinha de ter pelo menos 5 cm de distancia entre o meio das pernas e o quadro quando estou de pé em cima do mesmo e neste caso roça-me nos calções. que consequências me pode trazer? eu sinto-me bem a andar nela já fiz cerca de 90 km e correu tudo bem.

in the woods
26-01-2012, 23:45
Efectivamente esse quadro é demasiado grande para ti, contudo, se te sentes bem na bicicleta e não tens nenhuma dor localizada sempre que andas, não há que ter nenhuma preocupação.

Na minha opinião, o único aspecto negativo será meramente estético por uma questão de proporcionalidade; um quadro grande com um avanço muito curto e um espigão de selim todo enterrado no quadro, visualmente não conjuga bem (provavelmente as bicicletas de ciclismo antigas eram mesmo assim), e também há que ter algum cuidado ao sair do selim. :)

redhot
05-06-2012, 22:26
Boa noite,

Estou a pensar comprar uma bicicleta de estrada em carbono.
Mas percebo pouco do assunto (ou nada...).
Tenho 1,77 Kg e 75Kg, altura entre pernas de 82cm.
Qual o tamanho de bicicleta que devo adquirir?

Obrigado,
Paulo Marques

rjferraz
05-06-2012, 23:04
Boas Paulo,

Penso que, de acordo com as tuas informações, o ideal pra ti deva ser o 54. Mas tem um site com material muito interessante sobre isso:
www.tigresdopedal.com Tem um secção que fala especificamente sobre isso. Espero ter ajudado, amigo.

Forte abraço e boa compra!

pemartins
05-06-2012, 23:05
Eu tenho 1.75m e 83cm entre pernas e uso 54 da Scott mas atenção que por vezes os tamanhos podem variar entre as marcas, isto é, um 54 numa marca pode corresponder a um tamanho diferente noutra marca

edununo
05-06-2012, 23:38
Vê aqui:

http://www.ebicycles.com/bicycle-tools/frame-sizer/road-bike/size-sheet?utf8=%E2%9C%93&u=cm&r=man&h=1770.0&i=820.0&b=Calculate

Eu tenho 1.79 e 83 entre pernas e uso um BH 54 que tem efectivamente 54cms de tubo de selim. Por esse site recomendam um 56 mas para considerar entre 55 e 58. Contudo o BH Volan 54 que tenho é bastante longo e fica-me bem. É mais longo que alguns 56 de outras marcas.

redhot
06-06-2012, 07:52
Ok obrigado pelas respostas. Assim já me consigo "guiar" melhor. :)

fotix
03-10-2012, 17:06
Boas estou a pensar adquirir a minha primeira bike de estrada, e como sempre vem aquele problema do tamanho.
Estou a pensar em comprar uma merida race lite 901, depois de falar com o vendedor aconselhou me um tamanho 52 que disse que dava até 1.80 ...
Mas eu não sei , eu meço 1,74 e tenho 83 entre pernas , pelo que li talvez fosse o tamanho 54 que está esgotadado, por este modelo estar em promoção.

pemartins
03-10-2012, 17:12
Boas estou a pensar adquirir a minha primeira bike de estrada, e como sempre vem aquele problema do tamanho.
Estou a pensar em comprar uma merida race lite 901, depois de falar com o vendedor aconselhou me um tamanho 52 que disse que dava até 1.80 ...
Mas eu não sei , eu meço 1,74 e tenho 83 entre pernas , pelo que li talvez fosse o tamanho 54 que está esgotadado, por este modelo estar em promoção.

Parece-me que ele esta a tentar forçar a venda do 52 porque é o tamanho que tem em stock

fotix
03-10-2012, 17:31
Parece-me que ele esta a tentar forçar a venda do 52 porque é o tamanho que tem em stock
Pois eu tambem pensei isso ... Mas como é uma loja com bastante prestigio no parque das nações representante da merida, fiquei na duvida... E pedi esta manhã mais informações sobre a geometria da bike

pratoni
03-10-2012, 17:40
Não sei se és da zona para experimentar passar em setúbal no raposo que ele costuma ter merida.

Assim já tinhas uma segunda opinião e tiravas a teima do tamanho...

fotix
03-10-2012, 17:48
Não sei se és da zona para experimentar passar em setúbal no raposo que ele costuma ter merida.

Assim já tinhas uma segunda opinião e tiravas a teima do tamanho...,

Pois eu sou da zona de santarem, até dava para passar por lá se tiver de ser... não me podes dar o contacto por pm dessa loja sfv

fotix
03-10-2012, 18:02
...........................

pratoni
03-10-2012, 18:19
fotix mandei-te pm.

fotix
04-10-2012, 19:20
Não á mais ninguem aqui pelo forum que tenha um quadro merida race lite? Pelo que li a aqui do a migo elduchy http://www.forumciclismo.net/showthread.php?2586-BH-Prisma-7-7/page4 Parece me que o vendedor tem razão...

RuiSergio
15-05-2013, 14:47
Viva Ciclistas
Refere-se aqui neste tópico calculos para a medida dos quadros, mas a grande questão é que por exemplo um quadro 52 numa marca tem umas medidas, noutras marcas tem outras, quando se utilizam esses sites para calcular o tamanho do quadro que dá como resultado 52, esta medida julgo que deve ser desde o centro da pedaleira ao topo aonde encaixa o espigão do selim, daí o 52 ter que ser um 54 ou 56 conforme as marcar.
Estarei certo nestas afirmações?

joao.ads
15-05-2013, 14:52
Viva Ciclistas
Refere-se aqui neste tópico calculos para a medida dos quadros, mas a grande questão é que por exemplo um quadro 52 numa marca tem umas medidas, noutras marcas tem outras, quando se utilizam esses sites para calcular o tamanho do quadro que dá como resultado 52, esta medida julgo que deve ser desde o centro da pedaleira ao topo aonde encaixa o espigão do selim, daí o 52 ter que ser um 54 ou 56 conforme as marcar.
Estarei certo nestas afirmações?

Vez qual é o numero no site que estás a usar e obtens as medidas dessa marca para esse numero.

logo comparas as medidas e nao os numeros. Nos cms não tens variação

Bk75
Tens de obter as medidas do quadro e não te ficares pelo número do quadro. Os fabricantes disponibilizam informação sobre a geometria: tubo do selim, tubo horizontal, ângulos, .... Depois sim, é que podes tentar aferir qual o número que te convém.

joao.ads
Tens de obter as medidas do quadro e não te ficares pelo número do quadro. Os fabricantes disponibilizam informação sobre a geometria: tubo do selim, tubo horizontal, ângulos, .... Depois sim, é que podes tentar aferir qual o número que te convém.

isto é o que dá responder ao mesmo tempo hehehehe

grouk
15-05-2013, 15:01
Viva!

Tenho em vista uma estradista tamanho 55 a um bom preço. Meço 1,88m. Acham que o tamanho é adequado?

eu meço 1,87 e uso uma 59 55 parece me ser pequeno

pemartins
15-05-2013, 17:32
Se o tamanho 55 corresponder a 55cm no tubo horizontal é pequeno para ti.

RuiSergio
16-05-2013, 09:50
Coloquei as minhas medidas no site http://www.ciclismoafondo.es/caf/calculadoraRB/regulacionbicion/show.do#
Deu estas medidas:

C:\medidas.jpg

Qual o tamanho do quadro ideal de acordo com o quadro seguinte:
C:\geometria.jpg

Um Abraço

RuiSergio
16-05-2013, 10:13
Viva
Não consegui colocar aqui as imagens junto anexo atalho para as mesmas
Medidas a colocar no site http://www.ciclismoafondo.es/caf/cal...icion/show.do#
Entrepierna:80 Tronco:57
Geometria dos quadros disponiveis
http://www.specialized.com/pt/pt/bikes/archive/2012/allez/allezcompact#geometry

Qual nº de quadro será a melhor opção?

Jocas22
18-06-2013, 12:12
pessoal, preciso de ajuda. Merida scultura para 1.69 de altura, qual o tamanho certo? 50 ou 52.

pelo que me pareceu os tamanhos na Merida são muito estranhos, comparando com os da Cube uma 50 na Merida equivale a uma 53 na Cube.

edununo
18-06-2013, 13:57
pessoal, preciso de ajuda. Merida scultura para 1.69 de altura, qual o tamanho certo? 50 ou 52.

pelo que me pareceu os tamanhos na Merida são muito estranhos, comparando com os da Cube uma 50 na Merida equivale a uma 53 na Cube.

Os da Cube é que são estranhos ;)
A minha Trek é um 56 e equivale a +- um 58 Cube. Para o tamanho anunciado, os Cube são pequenos.

Jocas22
18-06-2013, 15:18
ou isso, seja como for que confuso :(

CyJPP
07-09-2013, 00:19
Pessoal,

Desculpem a ignorância mas como é que se verifica qual o tamanho do quadro de uma bicicleta de estrada? Como sei se, por exemplo, o tamanho é 56?

edununo
07-09-2013, 10:59
Dá uma vista de olhos aqui.

http://sheldonbrown.com/frame-sizing.html

red46
17-11-2013, 02:08
Boas.

Preciso de saber o tamanho do quadro para mim. Tenho 178 cms de altura e 84 cms de entre pernas. Pelas "minhas" contas, é um 54, mas não tenho a certeza.

Cumprimentos

pedroteixeira
17-11-2013, 13:32
red46, com as tuas medidas eu procuraria um quadro com um top tube horizontal de 55~55,5cm..

edununo
17-11-2013, 14:57
Eu tenho medidas muito iguais. 1.79m e 84cms e tenho um Trek 56 que tem exactamente 556mm de top tube horizontal, o que com um avanço de 100mm, me assenta bastante bem.
As medidas 54, 56, 58 etc, por vezes varia de marca para marca. Experimenta quadros entre um 54 e 56 e deves encontrar um que te fique bem

red46
22-11-2013, 05:42
Boas.

Obrigado pelas opiniões!:D

Cumprimentos

oct
17-03-2014, 19:42
Boas. Estou comprador de uma specialized secteur. Só me falta decidir qual o tamanho adequado para mim, 58 ou 61. Pelas tabelas da specialized (que só contemplam a altura total) estarei no tamanho 58. No entanto, pelos calculadores que tenho visto na net, deverá ser entre 60 a 62. Tenho 188cm de altura e 91,5cm de entre-pernas. Estou mesmo indeciso. Tenho receio que o 58 seja pequeno mas que o 61 seja demasiado grande... Opiniões precisam-se. Obrigado!

paulo.mak
18-03-2014, 09:09
Boas. Estou comprador de uma specialized secteur. Só me falta decidir qual o tamanho adequado para mim, 58 ou 61. Pelas tabelas da specialized (que só contemplam a altura total) estarei no tamanho 58. No entanto, pelos calculadores que tenho visto na net, deverá ser entre 60 a 62. Tenho 188cm de altura e 91,5cm de entre-pernas. Estou mesmo indeciso. Tenho receio que o 58 seja pequeno mas que o 61 seja demasiado grande... Opiniões precisam-se. Obrigado!

Boas,

Também tinha essa duvida, embora para medidas diferentes. coloquei post aqui no forum mas até hoje nenhuma resposta :-(
Ficando eu numa medida intermédia, o fabricante segundo a suas tabelas aconselhou o tamanho acima. Embora haja muitas colegas a dizer que é melhor um quadro pequeno com avanço maior, esteticamente fica melhor reduzir o avanço, que ficares com o avanço maior (digo eu). Depois também fui a este site: ###.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp onde confirmei as medidas, e realmente deu-me o tamanho recomendado pelo fabricante. Se fomos a ver estamos a falar por vezes de 1 Cm....
Sou da opinião dos colegas que aqui dizem que a medida do top tube é mais importante de que a do seat tube.

oct
18-03-2014, 10:35
Boas,

Também tinha essa duvida, embora para medidas diferentes. coloquei post aqui no forum mas até hoje nenhuma resposta :-(
Ficando eu numa medida intermédia, o fabricante segundo a suas tabelas aconselhou o tamanho acima. Embora haja muitas colegas a dizer que é melhor um quadro pequeno com avanço maior, esteticamente fica melhor reduzir o avanço, que ficares com o avanço maior (digo eu). Depois também fui a este site: ###.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp onde confirmei as medidas, e realmente deu-me o tamanho recomendado pelo fabricante. Se fomos a ver estamos a falar por vezes de 1 Cm....
Sou da opinião dos colegas que aqui dizem que a medida do top tube é mais importante de que a do seat tube.

No competitivecyclist dá-me entre 60 a 62. A Secteur 58 tem 582mm de top tube enquanto que a 61 tem 600mm de top tube. No entanto, e segundo a tabela da Specialized, o tamanho 58 será para quem tem entre 183cm e 191cm, o tamanho 61 para quem tem entre 191cm a 198cm. Saliento que no btt utilizo um quadro FS specialized tamanho XL. O principal objetivo nesta bicicleta de estrada é estar o mais confortável possível.

in the woods
18-03-2014, 11:02

Ambos os tamanhos são adequados para ti. Estamos a falar de diferenças de apenas um a dois centimetros, facilmente corrigidas com os periféricos, contudo, eu penso que o 58 seja a melhor opção. O 61 tem um top-tube mais comprido, o que muito provavelmente obrigaria-te a comprar um avanço mais curto. Para além disso, o quadro 61 tem um head-tube de 245mm. Isso é uma testa ENORME, que nunca fica bem numa bicicleta. 225mm do quadro 58 já é mais que confortável.

Independentemente do tamanho escolhido, vais ter que comprar um espigão de 400mm. O seat-tube dos quadros 58 e 61 é ridiculamente baixo e o espigão de origem é, salvo erro, de 350mm.

oct
18-03-2014, 14:59
Ambos os tamanhos são adequados para ti. Estamos a falar de diferenças de apenas um a dois centimetros, facilmente corrigidas com os periféricos, contudo, eu penso que o 58 seja a melhor opção. O 61 tem um top-tube mais comprido, o que muito provavelmente obrigaria-te a comprar um avanço mais curto. Para além disso, o quadro 61 tem um head-tube de 245mm. Isso é uma testa ENORME, que nunca fica bem numa bicicleta. 225mm do quadro 58 já é mais que confortável.

Independentemente do tamanho escolhido, vais ter que comprar um espigão de 400mm. O seat-tube dos quadros 58 e 61 é ridiculamente baixo e o espigão de origem é, salvo erro, de 350mm.

Vou colocar os dados do competitive cyclist:

Top Tube Length 55.3 - 55.7 Cm

Seat Tube Range CC 60.5 - 61 Cm

Seat Tube Range CT 62.3 - 62.8 Cm

Stem Length 10.8 - 11.4 Cm

BB Saddle Position 77.7 - 79.7 Cm

Saddle Handlebar 57.4 - 58 Cm

Saddle Setback 10.8 - 11.2 Cm

Seatpost Type Setback

Geometria da Secteur 2014 (http://www.specialized.com/pt/pt/bikes/road/secteur/secteur-sport#geometry)

Tamanho 49 52 54 56 58 61 64

Comprimento do Tubo Vertical
Centro do BB ao Topo 418mm 447mm 466mm 485mm 510mm 535mm 575mm

Comprimento do Tubo Superior (Horizontal) 518mm 537mm 548mm 565mm 582mm 600mm 615mm

Drop do eixo Pedaleiro 73mm 73mm 71.5mm 71.5mm 70mm 70mm 70mm

Comprimento da Escora Inferior 412mm 412mm 415mm 415mm 418mm 420mm 420mm

Ângulo do Tubo Vertical 75.5° 74° 73.5° 73.25° 73° 72.5° 72.5°

Ângulo do Tubo de Direção 72° 72° 72° 72.5° 72.5° 73° 73°

Fork Rake 49mm 49mm 49mm 49mm 49mm 49mm 49mm

Trail 59mm 59mm 59mm 56mm 56mm 53mm 53mm

Front-Center 582mm 588mm 595mm 606mm 621mm 628mm 643mm

Distância entre Eixos 983mm 989mm 1000mm 1010mm 1029mm 1038mm 1053mm

Altura do Tubo Horizontal ao Solo 730mm 756mm 776mm 798mm 829mm 851mm 877mm

Comprimento do Tubo de Direção 125mm 145mm 165mm 190mm 225mm 245mm 260mm

Stack 528mm 547mm 564mm 590mm 622mm 643mm 657mm

Reach 378mm 378mm 380mm 387mm 391mm 398mm 408mm

Comprimento do Guiador 400mm 420mm 420mm 420mm 420mm 440mm 440mm

Comprimento do Avanço 80mm 90mm 100mm 100mm 110mm 110mm 120mm

Comprimento do cranque 170mm 170mm 172.5mm 172.5mm 175mm 175mm 175mm

Comprimento do Tubo Vertical 350mm 350mm 350mm 350mm 350mm 350mm 350mm

ohomemdobussaco
18-03-2014, 18:53
Uma questão, tendo eu 1,78cm de altura e 87~88cm de perna, será um quadro com as seguintes medidas adequado para mim:

Effective Top Tube length: 545mm
Seat Tube length: 500mm (Centre BB to Top Seat Collar)
Top Tube length: 525mm (Centre to Centre)

Obrigado. :)

oct
19-03-2014, 18:41
Acabei por encomendar o 58. Espero não me arrepender. Em relação ao espigão como o caro in the woods referiu, tem mesmo que ser 400mm. Na loja onde encomendei a bicicleta em principio ficam com o de 350 e colocam-me um de 400. Agora resta aguardar que chegue e entretanto fazer uns quilometros na de BTT...

DAMM
10-04-2014, 18:29
Boas tardes, para começar a recolher alguma ajuda na escolha de uma bicicleta de estrada gostaria que me ajudasse a descobrir ao certo o tamanho de um quadro para mim.

Ora bem meço 180cm e tenho 79cm de altura do cavalo, ja vi e reli sites que ajudam a descobrir isto e muitos deles nas contas que dão lá dá um quadro 52 (acho.o o pequeno, pelo que leio aqui em muitos posts neste tópico) também já reparei que sou curto de perna em relação a muitas pessoas bem mais baixas que eu, mas ja tirei a medida do cavalo varias vezes, com e sem ajuda e dá sempre 79cm.

Espero aqui obter alguma ajuda em relação a esta questão.

Abraço a todos.

fjota
16-04-2014, 09:31
A medida do quadro varia de marca para marca, ou nem todas se regulam pelas mesmas medidas.
No teu caso tens que ver se a bicicleta que pretendes tem ou não slooping, porque isso é que faz a diferença nalgumas escolhas, dou o exº da que tenho BH tem 49cm de seat tube e 56 de top tube, no teu caso iria servir de certeza, pois eu tenho 1.80 tambem mas o cavalo é maior, tive que ajustar o avanço porque a bike era demasiado longa, mas provavelmente serás mais comprido de tronco e por isso é aí que estará a principal medida, porque do selim dá sempre devido a ser um top tube baixo.

AJMD
05-06-2014, 17:40
Boas vinha pedir a vossa ajuda, apos ecolher a minha primeira bike uma felt f95, tenho algumas duvidas quanto ao tamanho do quadro
Tenho 1.80 m de altura
82/83cm entre pernas
1.74m envergadora de bracos
O site recomenda o tamanho 56, mas ja me disseram que para mim o melhor era o 54

pemartins
06-06-2014, 00:58
Boas vinha pedir a vossa ajuda, apos ecolher a minha primeira bike uma felt f95, tenho algumas duvidas quanto ao tamanho do quadro
Tenho 1.80 m de altura
82/83cm entre pernas
O site recomenda o tamanho 56, mas ja me disseram que para mim o melhor era o 54

Eu tenho 1,75m e 83 entre pernas e uso o 54

fjota
06-06-2014, 08:30
Tenho 1.80 m de altura
82/83cm entre pernas

Eu sou dessa altura e até mesmo a medida entre pernas é semelhante :)
Só não ''percebi'' a medida dos braços...isso é o braço completo...só pode, mas por exº, a canyon pede a medida só do ante braço que é normalmente 50cm.
A medida 54 tambem me parece a mais certa para mim, mas terá sempre que ser ''esticada''... vê no site da canyon, faz lá as tuas medidas e vês o que aconselham...isto tambem varia da marca para marca...a btwin diz que é o 57...

fjota
06-06-2014, 08:34
estou a ver a felt...ficou logo chateado (com F) porque não tem lá Portugal...
quer dizer, tem Croacia/Eslovenia... Ucrania/Russia e outros semelhantes...e Portugal nada.
Sou mais ''picuinhas'' nestas coisas, nestas já não andava...mas tambem por certo até andava em poucas :D
Já vi sites de marcas portuguesas só em Inglês...:D

AJMD
06-06-2014, 15:25
acho que vou seguir a informação do site e da marca e mandar vir o 56
depois posso compensar com o avanço correcto?

FUJI SST3
06-06-2014, 15:53
AJMD

Aconselhava-te a fazer uma avaliação e saberes as tuas meddidas corretas, e dp nao andares a "gastar" dinheiro desnecessario em componentes para acertares medidas...

AJMD
08-06-2014, 23:11
AJMD

Aconselhava-te a fazer uma avaliação e saberes as tuas meddidas corretas, e dp nao andares a "gastar" dinheiro desnecessario em componentes para acertares medidas...

Depois de fazer nova medicao, com ajuda de um amigo ja com alguma experiencia

Altura 1.77
Entre pernas 81.5

o melhor tamanho sera o 54 correcto?

Ps: ha gente que ve muito mal

FUJI SST3
09-06-2014, 10:01
Depois de fazer nova medicao, com ajuda de um amigo ja com alguma experiencia

Altura 1.77
Entre pernas 81.5

o melhor tamanho sera o 54 correcto?

Ps: ha gente que ve muito mal

Então pk nao perguntas ao teu amigo k tem "alguma " experiencia? Ele concerteza k te vai aconselhar..

Sistema RETUL conheces?? Bike fit já ouviste falar?? Este sistema da-te as medidas exatas para comprares a nova bike..

Ps: "ha gente que ve muito mal" --> CORREÇÃO: Há gente mt mal agradecida..
Se quiseres indico t onde podes fazer o Bike Fit com este sistema..

AJMD
09-06-2014, 12:58
Ja perguntei, disse k seria o 54
(Ele tem alguma experiencia em comparacao comigo k nao tenho nenhuma)lol
Em ralacao a frase nao era para ninguem do forum , mas sim na bricadeira sobre a pessoa k me tirou as medidas, estamos a falar de uma diferenca de 3 cm na milha altura

Pedro Barradas
09-06-2014, 13:05
Experimenta tirares as dúvidas com esta aplicação....tiras as medidazinhas todas e vês que geometria é mais aconselhada.
http://www.villamalea.eu/aponline/medidas.php

eu tenho 1.75, e altura de cavalo 80cm, dá-me quadro 52 ( já estou no limite superior para quadro 52, o 54, também me serva, mas não seria a mesma coisa!! ;)

joao_MLG
26-06-2014, 20:29
Boas pessoal... Comprei há 2 dias uma bike tamanho 53. Eu tenho 1.68 e de entre perna 79 o que da um tamanho 52 mas como a marca so tinha 50 ou 53 veio um 53 e o que noto nestas duas saídas que fiz é k me adormece as partes baixas e suponho que sera por andar demasiado esticado que me faz exercer demasiada pressão nessa zona. Acham que com mudar o avanço para um mais curto consigo resolver a situação ou se será mesmo disso.!??

pratoni
26-06-2014, 20:51
eu diria que isso tem mais a ver com a posição do selim do que com o avanço e guiador...

joao_MLG
27-06-2014, 11:17
Pois o selim já tem a ponta a apontar bem para baixo.... Só se é grande demais para mim não sei sera? Eu faço BTT e agora comecei na estrada e no BTT as vezes também me acontece o mesmo mas só depois de passar algum tempo em cima dela e nesta ao fim de 15 ou 20min já começo a notar desconforto. E no BTT basta levantar um pouco e passa e na estrada não.. Porque o selim também noto que na parte do meio é macio e enterra um bocado ao sentar e depois a ponta é dura e fica ali a fazer pressão...

Pedro Barradas
27-06-2014, 11:24
Joao_MLG Mete o selim novamente de nível. eventualmente ligeiramente para baixo, não mais de 2/3º.

Já utilizaste o simulador do link que postei? Depois tenta comparar com as medidas efectivas do teu quadro face as várias interrelações dimensionais ( altura do selim-cpedal, recuo do selim, distancia selim guiador, diferença selim/ guiador, etc...).
Compara também com algumas medidas da tuata bike de BTT, especialmente a altura selim ao eixo pedaleiro... Se utilizas sapatos/ pedais diferentes entre BTT / estrada, tens de compensar a altura. ( eu tenho igual em abas as versões - SPD para BTT, permite-me utilizar os mesmos sapatos)

joao_MLG
27-06-2014, 11:35
O quadro é um 53 e para mim seria um 52 tenho de entre perna 79.. A bike tem um avanço de 100 montado e vou trocar por um de 90 e isso já poe nas medidas +- ideais para mim... O selim esta ligeiramente para baixo.. Se assim não resolver so pode ser do selim... A marca da bike tem quadros 50, 53, 56 etc não me parece que tenha de comprar um 50.. E os quadros nunca são á medida para ninguém tem de haver sempre ajustes...

joao_MLG
27-06-2014, 11:45
No simulador da 51.35... Por este simulador estarei mais perto de um 50... Mas suponho que mudando o avanço já consigo chegar perto das minhas medidas.. A altura do espigão da sempre pra regular seja um quadro maior ou mais pequeno no meu caso como o quadro é ligeiramente maior que o meu ideal o espigão anda mais em baixo... 1cm no avanço não sera suficiente??

Carolina
27-06-2014, 11:57
o meu quadro também era grande para mim e mudei o avanço de 85 para 70mm. também tive de recuar o selim, por causa da posição dos joelhos em relação ao eixo dos pedais.

é difícil dizer se 1cm é suficiente. depende de muito das tuas medidas. já pensaste fazer um bikefit? ao menos dizem-te logo o que deves trocar e as medidas certas.

joao_MLG
27-06-2014, 12:31
A minha posição dos joelhos esta porreira... Mas também acho k as medidas k os simuladores dao não são totalmente as nossas ideais de conforto... No que estive a fazer agora ainda me da uma maior distancia entre a ponta do selim e o guiador do qua a que tenho atualmente pouco mais tenho de me deitar em cima da bike... E eu vou mudar o avanço para a tornar mais curta para ver se resolvo a situação do desconforto e adormecimento na entreperna. Entre tanto estive a por o banco de +- de nível para ver que tal e ate acho que me sinto ligeiramente melhor do que com ele com a ponta ligeiramente virada para baixo... Também pode ser problema do banco ou dos calções... Isto não é fácil lol

joao_MLG
27-06-2014, 12:37
Porque o tamanho da bike deveria influenciar mais em dores lombares ou cervicais e em relação a isso é praticamente impecável... Lombar impecável mesmo e ao fim de alguns km apenas o pescoço mas também deve ter a ver com a posição um gajo anda mais baixo e tem de olhar para a frente e faz algum esforço mas nada de especial, braços não doe pernas dores do desgaste dos km nada de dores parasitas é so mesmo o facto da dor da entre perna e faz adormecer tudo e provavelmente problemas k pode trazer..

Carolina
27-06-2014, 20:02
alguns quilómetros são quantos? eu só ficava com dores quando ultrapassava os 80km.

joao_MLG
27-06-2014, 20:17
Alguns km são 20 ou 30... Mas é do selim... estive andar na de btt sem usar calções de ciclismo e não noto nada e o meu irmão tb andou na de estrada e nota um pouco o mesmo k eu....

Carolina
27-06-2014, 20:22
sim, mas dizes que não sentes dores no pescoço e nos joelhos. o que eu estou a dizer é que eu também não sentia dores. só quando passei dos 80 km é que as dores começavam.

para teres a certeza que estás mesmo confortável convém fazeres distâncias maiores.

joao_MLG
27-06-2014, 20:36
Fiz na terça 50 e ontem 60... E no pescoço sinto porque há k olhar para a frente e faz-se um pouco de força para manter a cabeça erguida devido a posição do ciclismo de estrada de resto não sinto em mais lado nenhum tirando a pressão que acho excessiva do selim.. Porque na bicicleta de btt noto que acento mais os osso do "cu" no selim e neste noto pressão mais á frente e acho k é por o selim ser mais mole e faz enterrar-me mais e a ponta do selim faz-me pressão nessa zona... E o de btt como deve ser mais duro ao sentar não deforma tanto e a pressão é mais atras... De qualquer das formas ao ter tempo vou trocar o conjunto de espigão e selim de btt para a de estrada e já tiro a duvida..

pratoni
27-06-2014, 20:53
atenção que a posição de estrada e de btt são diferentes logo, lá por o selim da btt ser bom não quer dizer que o seja na posição de estrada...

joao_MLG
27-06-2014, 21:04
Por isso mesmo vou testar na de estrada.... porque neste momento a bike esta +- com as minhas medidas ideais... e acredito k tenha de haver alguma habituação da minha parte mas parece-me estranho que ao fim de tao poucos km já sinta um desconforto grande...