PDA

View Full Version : Desistir por causa do frio !

Leafman
09-01-2010, 13:03
Aconteceu-me hoje de manhã, ia eu todo contente a caminho do furadouro, tendo partido da Maia, testar e gozar as minhas rodas novas, mas ao fim de 26 km, não deu mais para aguentar o frio :( é que nem sentia as extremidades dos dedos das mãos ! Comecei a ficar mesmo preocupado quando queria travar, e o cérebro a passar a informação para as mãos mas estas pura e simplesmente não obedeciam...tive de parar e ficar 20 min. a aquecer o corpo ao sol, o mais abrigado possível, de forma a que lentamente fosse ganhando sensibilidade perdida. Depois de pensar e repensar tudo algumas vezes, chego á conclusão que a causa foi mesmo o frio, pois dormi bem e o suficiente, alimentei-me bem e a tempo de digerir o pequeno-almoço,vesti bastante roupa própria para o frio, e a prova disso é que só nas pontas dos dedos tive mal, mas mesmo assim usava luvas grossas,óptimas e quentes, da willier, sem querer fazer publicidade. Quer dizer, o tempo todo ocupado durante a semana, juntamente com o clima, obriga-nos a matar o vício só ao final de semana,e nem assim é sempre possivel

CarlosEscorcio
09-01-2010, 13:15
Fizeste um bom e longo aquecimento e alongamentos fora da bicicleta ?

Akh608
09-01-2010, 13:20
É de certa forma natural, porque as mãos são extremidades onde o sangue tem mais dificuldade de chegar e facilmente perdem muito calor.

No caso do João Garcia foi precisamente nos dedos e nariz que ele teve problemas.

Para evitar isso, é conveniente que mexas frequentemente as mãos, por forma a estimular a circulação. Levanta-te e abana os braços, por exemplo.

Leafman
09-01-2010, 13:35
olá a todos, eu antes de sair para a estrada faço 5/10 min. de corrida em ritmo lento, e mais uns minutos numa bike de spinning , para aquecer o corpo. Parece-me que paguei a factura de gostar mesmo de andar, e de pensar que sou o Lance...:D

NiKES
09-01-2010, 13:40
Eu fui andar, mas sai de casa as 11h. Só tive frio nos pés, não tenho nada para cobrir os sapatos e assim aquecer os pés.

Se tivermos um bom equipamento, consegue-se andar com o frio, se no Porto não conseguimos andar, então quem mora em trás os montes... Ja cheguei a andar com temperaturas de 0ºC na Bélgica, com voltas de 2h no máximo.

Se calhar, o teu equipamento para o inverno não é muito bom :confused:

nelson_r
09-01-2010, 15:38
Eu andei depois de almoço. Cheguei à pouco mais de meia hora. Comprei umas protecções para os sapatos pelo durante a volta deuase 2 horas, os pés mantiveram-se quentes. Andar ao frio não faz bem a ninguém além disso somos amadores.

Leafman
09-01-2010, 16:44
As protecções para os pés são fundamentais nesta altura do campeonato...isso também eu uso, mas desde miúdo que o meu "calcanhar de Aquiles" são as mãos, fico com elas todas gretadas, das frieiras, não sendo a primeira vez que ando de inverno, nem a primeira vez este inverno, resta-me pensar positivo, amanha há mais :D

Leafman
09-01-2010, 16:50
O problema está, em que com este frio seco, ao pedalarmos ainda que seja a baixa velocidade, tornamo-lo mais forte, e isso obriga a um controlo rigoroso da respiração, quero dizer, temos de ter em conta a quantidade de ar que ingerimos e a que expulsamos, mas o pior, pelo menos para mim são as descidas, é terrível ! Ao menos nas subidas aquecemos qualquer coisita...

NiKES
09-01-2010, 17:39
O problema é que amanhã temos frio, e chuva :D:D:D

el gato
09-01-2010, 18:10
Antes das luvas próprias para o frio calça tambem umas luvas finas em lã em que as lojas dos chineses ou alguns dos supermecados vendem ( são baratas ) e que no meu caso funcionam bastante bem..
Outra sugestão também muita boa é a paragem num tasco qualquer e pedir um bom bagaço e uma chouriça assada ( não esquecer de pôr as mãos durante o processo da assadura, resulta mesmo bem, eh,eh)...
O aquecimento ainda mais eficaz passa pela visulização de uma ou duas gajas boas, a respectiva paragem e com os dedos frios passar as mãos pelos traseiros das madames, isto ainda é melhor se estiverem acompanhadas pelos respectivos homens ou seja de certeza absoluta que há pugilismo e como é sabido é a melhor forma para o aquecimento das mãos e do corpo em geral, eh,eh...

aqui há gato....

já agora gostava de desejar ao forum e a vós meus caros amigos ciclistas um bom ano.

pedrofeijo
09-01-2010, 20:43
O problema é que amanhã temos frio, e chuva :D:D:D
Eu cá vou ficar em casa , e treinar no meu rolo sempre é mais saudável que andar à chuva e ao frio.:rolleyes:

fuel100
09-01-2010, 21:11
Se a temperatura ambiente é de 0º graus como tem acontecido por volta das 9.h aqui por Coimbra, em andamento e a uma velocidade de 30km /h, a deslocação de ar faz com que a temperatura baixe entre 5 a 10º e aí a sensação de frio é muito maior, pagando a factura, naturalmente as extremidades, que é a parte do corpo menos irrigada de sangue nesta ocasião.
Por acaso costumo usar umas meias de neoprene, dos megulhadores, que mantêm os pés quentinhos, e então com umas capas do mesmo material por cima dos sapatos, é remédio santo. O pior é mesmo as mãos porque aí a protecção é bem menor e a exposição maior.
Uma coisa importantíssima a proteger são os joelhos, mais expostos e mais sensíveis a lesões que se poderão tornar irreversíveis.
Meto ainda um buff com um prolongamento em tecido polar que cobre a garganta, boca e nariz filtra o ar que entra menos frio nos pulmões.

Nesta alturas do ano e não é por acaso que se denominam de defeso, é de bom senso dar voltinhas mais curtas e iniciá-las mais tarde com uma temperatura mais amena.
Amanhã, por exemplo, vou abdicar da minha asfaltica e vou dar uma voltinha de btt, na qual sempre se vai mais devagar.

Leafman
09-01-2010, 22:13
De facto, protecção para o pescoço e cara não tenho, é a próxima e importantíssima aquisição, mas passar por experiências negativas também tem o seu lado positivo...aprendemos a não repetir o erro ! Obrigado a todos pelas dicas.

pmmf_GUARDA
10-01-2010, 13:54
Aqui na Guarda está um nevão. Ainda tive para ir dar uma volta na de BTT mas o quentinho de casa venceu :D

fogueteiro
11-01-2010, 16:42
Aconteceu a mesma coisa comigo. Saí de casa, cá com uma "fome", mas tive que me render ao facto de que aquilo estava a ser mais sacrificio que prazer. Pensei e decidi ir para casa. É opinão unânime no meio médico que com este frio só nos prejudicamos e como as artérias estão contraídas e o sangue mais espesso obriga o coração a trabalhar com mais força... e todos sabemos que o mal é o coração decidir não trabalhar. Mais uma vez digo: Somos amadores

Leafman
11-01-2010, 18:40
Caro amigo de luta Fogueteiro, é mesmo uma sensação de impotência que nos deixa pior que estragados quando isto acontece, não acha? tentamos organizar tudo ao pormenor para podermos desfrutar desse momento ao pedal, mas a mãe natureza ás vezes é mazita...:D

Burning Dogma
11-01-2010, 19:51
O frio é péssimo para andar de bicicleta. Há dias que me arrependo de sair de casa, porque a volta é toda feita encolhido com frio, é mais sofrimento que prazer. E aqui por Lisboa as temperaturas nunca são tão baixas como noutras zonas do país.

fuel100
11-01-2010, 20:34
Ontem, o frio não deu hipótese, mas mesmo assim saí com a btt e dai uma volta pela cidade. Uma volta muito soft de 20km que ainda passou por alguns sítios engraçados de Coimbra como o Choupal (o Monsanto cá do sítio), e os parques ribeirinhos ao Mondego,
A estrada fica para quando o piso estiver mais seco e a temperatura mais amena.
Se para a semana fizer mais 4 ou 5 graus, já lá canta o asfalto de novo.
Só tenho pena não ter tido coragem para ir até à Lousã porque estava por lá um nevão que interrompeu a estrada da serra aos automóveis. A constipação não deixou.

fogueteiro
12-01-2010, 08:07
Leafman

Sim podes crer. Penso que a sensação é como quando estamos cheios de fome, um bom prato à nossa frente e somos interrompidos a meio da refeição, ficando ainda cheios de fome:D:D. Mas como se não chegasse temos que arrumar tudo que se tivessemos feito uma volta à maneira. Simplesmente detesto essas situações. Já disse aqui no fórum, noutro tópico, temos que convencer o s. Pedro a tornar-se cicloturista. :D

ALNM
12-01-2010, 09:15
Como é que fazem aqueles que, mesmo amadores, pretendem seguir um plano de treino? Simplesmente desistem do objectivo, interrompem e retomam mais tarde, ou substituem por outro tipo de treino?

fogueteiro
12-01-2010, 09:18
Sim, e os rolos também são para isso, mas para mim é uma seca os rolos... evito-os até ao limite.

cicloprof
12-01-2010, 09:31
Eu acho que o frio é mau... mas também dá pica andar com a neve.
No Domingo fui subir a Assunção (em Stº Tirso) na Bike de BTT. A neve caía que só visto, foi um espectáculo.:rolleyes::rolleyes:
a unica chatice foi realmente a ponta dos dedos quando fiz a descida: gelaram por completo.
Agora, claro, para quem sofre do coração o frio é mesmo perigoso.
Abraço
Boas Pedaladas

patrick pires
12-01-2010, 12:58
Como é que fazem aqueles que, mesmo amadores, pretendem seguir um plano de treino? Simplesmente desistem do objectivo, interrompem e retomam mais tarde, ou substituem por outro tipo de treino?

boa questão.. :D
No meu caso, inicio sempre a minha pré epoca a partir de Outubro.. o problema é que este ano tem sido um ano para esquecer.. Neve, Chuva, temperaturas glaciais!! enfim, desde o fim de Outubro so consegui treinar 3 ou 4 vezes na bike!!!
O que tenho feito para manter a forma a 60% é rolos (um massacre) e atletismo..

Leafman
12-01-2010, 18:06

Eu faço semanalmente treinos de spinning, em casa, e também corrida, e no sábado acabei por vir treinar para casa, embora todo o treino que faço durante a semana esteja direccionado para ter melhor e maior rendimento quando saio para a estrada. Os treinos semanais sabem-me muito bem, mas pedalar no fim de semana é a cereja em cima do bolo ! Por isso mesmo o que me aconteceu sábado foi um balde de gelo :(

richardworx
28-01-2010, 07:28
Muitas vezes já tive que parar para aquecer as mão que nem as sentia, as luvas, as calças, completamente brancas por causa da geada e da neve.. estão 2ºgraus lá fora, mas mesmo assim daqui por um bocado vou dar uma voltinha de bicicleta...a vontade é mais forte que a dor..lol

Leafman
28-01-2010, 16:44
Amanha saio ás 15h30 e tb vou matar o vicio do pedal :D de tarde o tempo aquece mais um pouco e até o sol se por aguenta-se...

frelip
24-01-2011, 12:29
Olá, reavivo este tópico, para colocar uma questão neste contexto.

Mas antes, e apesar de já ter absorvido muita informação neste forum, tanta dúvida dirada só de o ler quase duma ponta à outra, ao ponto de nunca ter chegado a intervir para tirar dúvidas que ainda pudesse ter.
Muito bom forum, muito boas "discussões"

Eu sou novato, no cicloturismo, e tenho a minha primeira bicicleta de estrada á cerca de 2 meses.
Ontem fui dar a voltinha domingueira, e ao fim de 25 kms estava em casa, precisamente pelo menos q Leafman referiu...o frio.
Não que tivesse frio nas mãos ou nos pés. Aliás, n tinha frio! Estava com roupa que penso indicada para a situação, e pode-se dizer que frio, não tinha, desde que tivesse a pedalar.
O que me levou a parar, foi mesmo o facto de ter os testículos de tal maneira congelados, que mais parecia que se queriam esconder e não tinham onde!

Não sei se terá sido pelo facto de não estar com calças (que sp tem um polarzinho até á zona da barriga) mas sim com calções + pernitos (concretamente, uns pernitos BBB com polar por dentro e um calções assos TFI UNO).
No fundo, nos genitais só tinha mesmo os calções, umas vez que nem os pernitos lá chegam, nem a camisola termica que vai por dentro, lá chega também.

Nunca ninguém se deparou com este problema ?
Com "eles" apertadinhos, a quererem esconder-se não sei bem onde, a pedalada era muito desconfortável. Impraticável, ainda para mais, dada a posição numa bicicleta de estrada.

Gostava de ouvir as vossas opiniões em relção a este assunto.

Obrigado.

ruimatias
24-01-2011, 12:41
Citação desnecessária - Consultar Regras!

Eu uso dois pares de calções mesmo por isso

frelip
24-01-2011, 12:43
2 pares de calções ?
E não fica enchomasso a mais debaixo do rabo ? :)

ruimatias
24-01-2011, 12:50
Uso os calções já velhos

fogueteiro
24-01-2011, 13:24
Rui Matias,

não sei se sabes, mas os testículos são das partes do corpo que exigem estar sempre à mesma temperatura. Repara como reagem com frio ou calor. Por vezes mesmo com roupa normal, eles estão mais dentro que fora. Se assim é muito mais eles reajem quando está mesmo frio, e mais ainda quando andamos na bicicleta. Não entres em pânico, porque isso é uma reação "natural da natureza", e posso garantir-te que o mesmo sucederá se fores com 5 pares de calções.

Se porventura sinto frio, imponho um ritmo mais forte ou mesmo mais rotativo e o frio desaparece. Faz-me confusão ver pessoal a pedalar com sobretudo e pijama por baixo. Quanto ao assunto que falas penso que nada há a fazer, não sendo eu médico.

frelip
24-01-2011, 13:32
Obrigado pela tua resposta Rui!

frelip
24-01-2011, 13:36
Se porventura sinto frio, imponho um ritmo mais forte ou mesmo mais rotativo e o frio desaparece. Faz-me confusão ver pessoal a pedalar com sobretudo e pijama por baixo. Quanto ao assunto que falas penso que nada há a fazer, não sendo eu médico.

O meu problema, foi que por mais que tentasse aquecer, á base de maior ritmo imposto, a cada pedalada me incomodava e sentia o "aperto neles".
Isto também depende um bocado de cada um. Há pessoas mais friorentas que outras. Eu sou friorento.
Tanto é q não é a primeira vez que noto isto acontecer... mesmo com temperaturas ligeiramente superiores. Só nunca me tinha era feito parar e voltar pra casa.

EDITED:
Até porque como referi no post inicial... frio nas pernas, pés, maos, braços ... n tinha !
O único problema era mesmo só o "congelamento da genitália" :)

Morg
24-01-2011, 14:23
Acho que esse local é o último a ficar gelado :)
Tento não deixar arrefecer o tronco e as extremidades. Com blusa, luvas e meias térmicas, o resto do corpo aquece com o esforço. Só 1 ou 2 vezes andei com temperaturas negativas.

frelip
24-01-2011, 14:29
Acho que esse local é o último a ficar gelado :)
Tento não deixar arrefecer o tronco e as extremidades. Com blusa, luvas e meias térmicas, o resto do corpo aquece com o esforço. Só 1 ou 2 vezes andei com temperaturas negativas.

será q é mesmo o último a ficar gelado ?
nós queixamos-nos mtas vezes das maos, apesar das boas luvas, por vezes...
mas na genitália, se formos ver bem, n há pernitos, nem manguitos, nem camisola termica, nem casaco com goretex... nada ... há o q as calças ou calções tiverem !

E ontem quando saí pra andar, fiz 12/13 kms tava td bem, qd mudei de direcção e fiquei com o vento de frente (e soprava um ventinho que não era uma brisa) foi quase instantaneo enquanto "eles" gelaram !
Enquanto o vento ia nas minhas costas, não senti qualquer problema "n'eles".

Figueiredo
24-01-2011, 14:33
Existe uma coisa chamada "roupa interior" sei que a maior parte da malta não usa nada para além dos calções, mas para quem têm este problema uns simples pares de boxers resolvem a situação não é preciso inventar muito... é só a minha opinião mas nunca tive este problema.

frelip
24-01-2011, 14:47

Eu uso sempre, quer de verão quer de inverno !
Mas para ontem, parece que não foi o suficiente !

fmm
24-01-2011, 14:52
Acho que ontem foi a 1ª vez que desisti por causa do frio.
Estava tanto mas tanto frio e vento, que optei por ficar em casa.

Abraço

Filipe

joao49
24-01-2011, 15:00
eu ainda nao senti necessidade de desistir devido a condiçoes climatericas desfavoraveis..mas eu tenho um problem que mesmo basta que a temperatura esteja amena e ja fico com pes e maos frias (em comparaçao com os meus companheiros,sempre todos de maos quentes e eu gelado)..entao quando esta muito frio é o degredo.sofro bastante com isso mas nunca pensar em desistir...
abraço

Morg
24-01-2011, 15:04
Quantos graus estavam onde andaram? Eu não andei ontem mas só costumo sentir frio quando paro, se estiver sempre a andar não tenho problemas. Só uso umas calças sem boxer. Ás vezes fico com frio no princípiop das costas onde as blusas não chegam.

fmm
24-01-2011, 15:06
Aqui pela zona de Abrantes ás 8 da matina estavam na ordem dos 3º.
O vento era tb mais que muito.
O curioso é que ate ja andei com temperaruras mais baixas, mas ontem não dava mesmo.

Abraço

Filipe

frelip
24-01-2011, 15:11
eu ainda nao senti necessidade de desistir devido a condiçoes climatericas desfavoraveis..mas eu tenho um problem que mesmo basta que a temperatura esteja amena e ja fico com pes e maos frias (em comparaçao com os meus companheiros,sempre todos de maos quentes e eu gelado)..entao quando esta muito frio é o degredo.sofro bastante com isso mas nunca pensar em desistir...
abraço

Se fosse pelos pés e/ou mãos, também não desistia.
Mas da maneira q tinha os meus "amigos" custava-me mesmo estar a pedalar. Era incomodo.
Costumo ter frio nos pés (por causa do arejamento dos sapatos) mas ontem estava com umas capas pla primeira vez, e os pés estavam muito bem. As mãos estavam nomal.

frelip
24-01-2011, 15:16
Quantos graus estavam onde andaram? Eu não andei ontem mas só costumo sentir frio quando paro, se estiver sempre a andar não tenho problemas. Só uso umas calças sem boxer. Ás vezes fico com frio no princípiop das costas onde as blusas não chegam.

O meu garmin marcava ás 10:30, 5 graus (andei entre Alverca e Sacavém), mas com o vento que estava, estava um "feels like" bem inferior a 5º.
O estranho é que eu estava todo quente, menos "eles". Vou acreditar que não iam protegidos o suficiente, dado que só levava os calções com boxers (as calças, sempre têm o forro em polar... o calção é só a lycra)

Figueiredo
24-01-2011, 15:18
Felizmente no nosso "cantinho" as temperaturas até nem costumam ser muito baixas, senão tinha que investir numa boa roupa de inverno, este fim de semana foi mesmo a excepção (esteve mesmo frio...) porque normalmente pelo menos aqui na zona da grande Lisboa as temperaturas estão sempre acima dos 10.º o que se suporta muito bem apenas com uma camisolita interior e umas calças...

frelip
24-01-2011, 15:21

Sim, com 10/12 não tenho tido problemas (sem vento de preferência)

plx
24-01-2011, 17:08
eu já arrumei a bike, está muito frio para sair, temperaturas negativas ou 2 ou 3Cº com vento :S
vou fazendo umas corridas enquanto isto não melhora

João Santos
24-01-2011, 19:02
de dia 17 de dezembro a 20 de janeiro que é aproximadamente um mês fiz 750 km.
Apesar do frio e da chuva nada me para, nem o vento!

frelip
24-01-2011, 19:19
Embora com menos kms, também tenho andado quase todos os fins-de-semana.
Mas só este senti este frio, e repito, não foi no corpo (maos, braços, pernas, pés)!

Gostava de ouvir mais opiniões acerca da minha dúvida inicial... congelamento genital e consequente desconforto ao pedalar.

pantani
24-01-2011, 22:26
Eu não tenho desconforto, pois com tanto frio deixo de ter, ver e sentir o dito-cujo.;);););)
A grande dificuldade é quando tenho de parar para mudar a água às azeitonas e não encontro o material.:confused::o:p;););)

J.P.
25-01-2011, 00:18
Tenho frio como quase toda a gente, mas não me deixo afectar. É uma questão de disciplina e de roupa boa (boa não quer dizer de marca/cara).
Este mês de Janeiro já vou com 750 km e penso chegar ao dia 31 com + de 1000 Km...é sempre a bombar...qualquer dia não tenho pernas...tenho pistons:D:D:D

frelip
25-01-2011, 11:14
Bom... não me consigo explicar de outra forma!
Não é uma questão de não me deixar afectar, ou de disciplina, ou de não "o sentir" ...
É mesmo a questão de não conseguir pedalar, pois a cada pedalada, o testiculo mais subido (quando querem subir não sei para onde) quase que é calcado.
Não me preocupa o ficar com o material diminuto, não me preocupa "nao o encontrar" como o pantani disse :) , não me preocupa sentir o frio.
Preocupa-me sim, que me afecta a pedalada, quando um deles sobe demais, e a cada pedalada é pressionado no banco.

tenho 1,73 de altura
a bike é uma specialized roubaix tamanho 52
tenho desde o centro do eixo pedaleiro até ao topo do banco 71 / 71,5 cm (n consigo precisar ao certo), mas a perna não fica esticada quando tenho o pedal todo em baixo
o selim, está ligeiramente com o nariz para baixo.
isto por dizer, que aparentemente, bem regulada para a minha estatura, ela está.

Rodas Grandes
25-01-2011, 11:35
Boas
Para além de um equipamento correcto - há malta que compra o material do LIDL e acha que consegue encarar um desporto de forma "real e séria" - impossível, é precio aquecer. Eu recuso-me a não pedalar por estar frio demais - isso não existe, há gente que pedala com neve e gelo!!!
Já chuva......

frelip
25-01-2011, 12:09

Não sei se entendo o teu post... sugeres um melhor aquecimento antes de sair pra pedalar, ou um melhor equipamento para aquecer ?

Morg
25-01-2011, 13:19
Eu tenho 1,65 e um quadro 54 :). No meu caso é grande para o meu tamanho e no teu é pequeno. Não quer dizer que não se consiga adaptar ao nosso tamanho. Eu sinto-me bem no 54 mas tenho um avanço mais curto, chego o banco para a frente e tenho pedaleira 170mm.

Quando vestes os calções/calças onde metes os ditos cujos? Eu puxo para cima o material todo e estico as alças. Quando não faço isto sinto a pressão do almofadado nos testículos.

frelip
25-01-2011, 14:12
Os números dos quadros dependem também um bocado de marca para marca, mas sinceramente um 54 para 1,65 de altura... deves ter o selim um bom bocado em baixo, mas mesmo assim, o tubo horizontal certamente estará grande para o teu tronco (mesmo com avanço mais curto).
Dado que a minha é uma specialized, esperimentei um 54 e sentia-a grande. Estava demasiado esticado, principalmente quando ia aos drops. Senti que não era o tamanho ideal. Em cima da bicicleta, o ciclista tem que se sentir "aconchegado" (talvez n seja o termo mais correcto), e em caso de dúvida entre 2 números de quadro, acho sempre preferivel ir para o número inferior. (Mas isto pode ser só a minha opinião pessoal).
No 52, quando vou aos drops, já vou esticado, e com pressão suficiente na ponta do selim. Embora, aceite que seja uma questão muito individual, e em que cada um tem as suas preferências.
No caso das bianchi que também andei a ver, o numero já era um 53.

Quanto à regulação do selim, também não sou apologista desse ajuste. Ele deverá estar "centrado com o espigão", para que a perna tenha o alinhamento ideal enquanto se pedala.

Mas o importante é que te sintas bem a pedalar na TUA bicicleta, e cada pessoa é um caso.
Muitos kms, e força nas canetas :)

Quanto a arrumar o material, quando me visto, também os arrumo para cima, mas não ficam lá sempre... com os movimentos, vão mudando de posição. E quando congelam, nem se controla a posição deles.

Morg
25-01-2011, 16:17
Quanto à regulação do selim, também não sou apologista desse ajuste. Ele deverá estar "centrado com o espigão", para que a perna tenha o alinhamento ideal enquanto se pedala.

"O RECUO DO SELIM é outro ajustamento fundamental, tendo em vista a optimização da bike para o ciclista e para a máxima eficiência do seu gesto técnico de pedalar. O objectivo, como ponto de partida, é posicionar, na vertical, a rótula do joelho sobre o eixo do pedal, quando os cranks se encontram em posição neutra (na horizontal). Esta posição surge, por vezes, referida como a posição KOPS (knee over pedal spindle). O posicionamento do selim deve ser feito gradualmente, avançando-o ou recuando-o sobre o espigão, e simultaneamente deve ser verificada a conveniência em se proceder a novas correcções na altura do selim. A bike tem necessariamente de estar sobre uma superfície horizontal e o ciclista deve calçar os seus sapatos de treino e/ou competição, em estrada ou BTT - cross-country.

Um ajustamento do selim em que este se posiciona 1 a 6 cm atrás da posição neutra (recuado) proporciona melhor tracção, quando o ciclista sobe sentado, e é adequado para ciclistas que optam por cadências de pedalada mais lentas, com maior aplicação de força. Por oposição, um ajustamento avançado 1 a 2 cm em relação à posição neutra é adequado para ciclistas com cadência de pedalada elevada. Este ajustamento pode também ser recomendado para ciclistas que tenham tendência para sofrer de dores lombares (low back pain)."

Este assunto é bastante off-topic.

Fonte: http://monsantobtt.web.simplesnet.pt/Dicas/ajustar%20a%20bike%20ao%20ciclista.htm

frelip
25-01-2011, 17:21
Sim, é off-topic.
No entanto, talvez não tenha sido muito explicito com a minha frase.
O que quis dizer, foi, que ter um quadro "grande", e jogar com recuo/avanço do selim, e com o comprimento do avanço, para fazer "diminuir o tamanho da bike" não me parece o mais correcto.
Era neste sentido que eu não sou apologista de regular o selim (para compensar o tamanho do quadro).

20fps
25-01-2011, 18:00
Viva, nas minhas voltas deste fds a temperatura mínima marcada no meu ciclocomputador foram 4º. Não me gelou material nenhum. Tive frio nas orelhas e no nariz, e porquê? Porque não tenho equipamento para tal.

O que quero dizer é que frio no ciclismo, depende muito do equipamento que trazemos vestido. Nós por cá nem nos podemos queixar muito. Aposto que por esta altura na Europa central milhares de ciclistas pedalam. Que tempratura estará por lá?

frelip
26-01-2011, 09:58
Então eu tenho que concluir que não estava bem protegido nos timtims.
Porque não tive frio nem nas maos, braços, tronco, nem nas pernas e pés, nem na cara/nariz/orelhas... porque tudo ia protegido o suficiente.

Fevereiro
26-01-2011, 11:39
Com -1 já custa e bem e já ando bem equipado :)

plx
06-02-2011, 20:19
finalmente o tempo ja começa a ficar bom
já não preciso de levar pijama por baixo :P

PedroH
09-01-2012, 00:09
Este inverno está substancialmente mais quente que o ultimo, seja como for em relação ás mãos encontrei a solução radical, comprei umas luvas de sky no lidl eheheh as mãos vao sempre super quentes e permite usar os comandos da bike n boa :-)

M1962
09-01-2012, 09:30
Olá

Desistir por causa do frio, tento não o fazer, embora o frio esteja directamente relacionado com a zona do país em que cada um habitualmente pedala.

No meu caso estou beneficiado, já que relativamente próximo do litoral raramente a temperatura baixa do zero.

Não aprecio manhãs geladas, o frio, a humidade acumulada no alcatrão nas zonas de sombra, geada, não são atributos que me agradem, no entanto quando não existe a possibilidade de pedalar a partir do almoço, lá me faço á estrada.

Costumo fazer um inicio bastante suave até atingir a temperatura de conforto evito percursos demasiado acidentados como forma de não molhar a camisola, invariavelmente a seguir a uma subida está uma descida, e o “ensopado” começa a arrefecer provocando um desconforto que procuro evitar.

Naturalmente que não tenho experiência de pedalar com 4 ou 5 abaixo de zero, também não faço questão, em conclusão desistir por causa do frio seria altamente provável.

Abraço