View Full Version : Dúvida
Tenho a pedaleira Shimano 105 53-39
A minha dúvida é a seguinte: Posso substituir o prato 39 por outro mais pequeno (34) ou outro superior?
Desde já obrigado ;)
Bom Dia
Também eu mesmo já coloquei essa questão.
Eis a explicação que me foi dada . " se tiveres um conjunto pedaleiro compacto, poderás fazer as combinações que quiseres, exemplo: 53/39, 53/34, 53/36, se o teu conjunto não for um compacto então não o poderás fazer."
:rolleyes: Acreditei na opinião do técnico, tendo em conta que estou um bocado verde :D nestas coisas do ciclismo em estrada.
Espero que de alguma forma tenho ajudado na tua dúvida.
Thanks ;)
Pois... meu conjunto pedaleiro não é um compacto.
Mais alguém sabe dizer? :)
Burning Dogma
02-03-2009, 10:42
Não podes pelo comprimento dos braços da aranha. Os braços são grandes demais e o prato sendo mais pequeno depois não tem onde aparafusar. O mínimo que uma pedaleira Shimano leva é um 38 e uma Campagnolo é mesmo o 39. Já um compacto leva no mínimo um prato 34. É outra das vantagens das pedaleiras compactas, podes meter pratos 53-39 num crank 110BCD.
Então quer dizer que posso meter um 38, Certo?
Passar de 39 para 38 é uma diferença muito curta. Percentualmente é 2.5% mais leve. Não me parece que valha a pena.
Podias ganhar mais substituindo a cassete por uma de 12-27 da Shimano, ou então uma 11-28 da SRAM, com isto fica até 10% mais leve, mas perdes obviamente na proximidade das mudanças. (Nota, devem existir outras marcas de cassete compatíveis e com esta amplitude)
De qualquer forma, para grande males, grandes remédios. No teu caso tentava fazer um negócio na loja e meter uma compacta.
Talvez a escolha vá recair na opção cassete.
E não me incomoda que as mudanças fiquem mais distantes umas das outras, até prefiro (acho eu :))
Para quem me conhece sabe que pedalo "pesado", e até agora em nenhuma subida com o novo pedaleiro desmontei, mas gosto de saber que em caso de necessidade extrema, tenha a "avózinha" para me ajudar :D
E agora: 12-27 ou 11-28:confused:
Thanks
Burning Dogma
02-03-2009, 19:44
Se tens um 53 à frente, o carreto 12 a trás chega. O 11 é só para animais tipo o Tom Boonen sprintar:D Portanto acho que uma cassete 12-27 será melhor opção. Mas não tens hipótese de meter uma pedaleira compacta? É qu euma cassete de 27 dentes atrás parece de BTT:p
:o Mas eu sou do "BTT" :D
A que tenho agora é uma 11-25, por isso uma 12-27 não deve dar essa impressão.
Atenção que isto tudo, são desculpas para não me chamarem empenado;)
Thanks
Jose Julio
03-03-2009, 02:49
O maximo que deves usar para nao forçares a mudança traseira sao 27 dentes
O ideal nesse caso será uma shimano 12-27 ou uma Sram 11-26 tb é uma opção
Burning Dogma
03-03-2009, 10:05
O maximo que deves usar para nao forçares a mudança traseira sao 27 dentes
O ideal nesse caso será uma shimano 12-27 ou uma Sram 11-26 tb é uma opção
Isto é importante, o carreto 28 é capaz de já necessitar de um desviador com caixa média.
Sim, fui ver e o Shimano 105 tem 27 dentes como amplitude máxima. Nesse caso simplifica a escolha.
Eu julgo que com algum trenio o 25 acaba por servir perfeitamente, eu já subi a da barragem com um 19 ou 20 (nao tenho acerteza) e o logo acima do 39 ( já não me lembro qual é mas julgo que seja o 42)....Tambem ja fui á serra da estrela com um 25 e a frente o mesmo e não tive muitos problemas..
Tens é de te abituar a pedalar em força e mesmos rotação como deves estar abituado do btt....
Mas julgo que o melhor seja mesmo colocar um compact.....
Pronto! Acabaste de me chamar Empenado :D
Talvez seja como a coca-cola. Primeiro estranha-se e depois entranha-se :o
Mas a opção vai recair para a cassete 12-27. Quando ganhar mais ritmo, mudo a cassete novamente.
Mudar a pedaleira agora , está completamente fora de hipótese.
Abraço e obrigado pelas ajudas ;)
Burning Dogma
03-03-2009, 20:20
Como foi dito, o 39-25 para alguém com algum treino chega bem, só naquelas paredes de 20 e tal % é que custa mais:D A questão é que o compacto permite-nos subir tudo e sempre com uma cadência boa. Eu neste momento se fosse trocar de pedaleira não sei mesmo o que comprava. Por um lado gostava imenso de meter uma compacta, mas por outro lado custa-me imenso largar a standart, sinto que estou a passar de cavalo para burro.
NO FLATS
03-03-2009, 20:34
Eu na minha de estrada tenho a frente 53-39 e a trás 12-25. Pessoalmente quando precisar de mudar os pratos irei colocar 52-38. Pelo que me explicaram um dente na pedaleira equivale aproximadamente a 2 dentes na cassete logo ira equivaler a uma cassete 12-27 e consigo manter a mesma amplitude entre os andamentos.
Esta é a minha opinião. Boas pedaladas
Pronto! Acabaste de me chamar Empenado :D
Peço desculpa não era essa a minha intenção ;) pode ser que um dia eu passe por ti na barragem e me deixes empenado....
Burning realmente a passagem é de estranhar inicialmente, eu na primeira volta que fiz ao subir a avenida de gaia( não sei se conheces, mas não sobe muito) foi sempre a meter andamentos a traz e sentia sempre a bike muito leve ao pedalar, mas passado uns treinos e após saber que a forma correcta de subir é com uma cadencia elevada acabei por me habituar ao pedaleiro e nunca mais vou mudar, e cheguei mesmo a pensar mudar...
Boas,
Estou habituado a cadências elevadas, mesmo no BTT, e no início também estranhei os andamentos "pesados" da bike de estrada (tenho um pedaleiro 53-39 e a cassete 11-26), mas agora, depois de fazer alguns km's e do hábito, acho que com esta relação dá para subir tudo e mais alguma coisa!
Nunca experimentei um pedaleiro compacto mas, mesmo a rolar, em grupo, facilmente meto a talega e as menores da cassete, por isso acho que um pedaleiro compacto seria limitativo. Por outro lado, acho que ter uma cassete com os andamentos mais afastados não é tão favorável em estrada como o é no BTT, já que em estrada as transições de inclinação são, em geral, mais suaves.
De qualquer modo, no caso do Josant, acho que a opção de meter uma cassete 12-28 ou 27 será a melhor solução e a mais económica :rolleyes:, depois se te habituares facilmente é só voltar a por a cassete de origem.
Abraços
Burning Dogma
04-03-2009, 12:52
Burning realmente a passagem é de estranhar inicialmente, eu na primeira volta que fiz ao subir a avenida de gaia( não sei se conheces, mas não sobe muito) foi sempre a meter andamentos a traz e sentia sempre a bike muito leve ao pedalar, mas passado uns treinos e após saber que a forma correcta de subir é com uma cadencia elevada acabei por me habituar ao pedaleiro e nunca mais vou mudar, e cheguei mesmo a pensar mudar...
É mesmo esse receio que tenho, porque no sobe e desce que estou habituado, o 39 é o indicado, tenho receio que o 34 seja muito leve e depois tenha que andar sempre com a corrente cruzada na outra ponta da cassete, ou então sempre a meter na talega.
Podem explicar a diferença entre uma pedaleira compacta e uma standard?
A standart normalmente traz uma relação de pratos 53-39 e um compact traz a relação 50-34...
A compact obriga o atleta a dar mais pedaladas do que numa standart, já que um 53 ou 39 desemvolve-se por exemplo em 50m (não sei ao certo) e uma compact desemvolve-se em 40 metros dai obrigar a uma maior frequência de pernas...
vBulletin v4.1.11, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.